fbpx
Conecte-se conosco

Flash

MAS fala de paz no Congresso e aplica violência nas ruas semeando terror na Bolívia

Publicado

em

Com jornais Bolivia

Após intensas negociações com a coordenação da Igreja Católica, a União Européia, os líderes da oposição e os legisladores do Movimento ao Socialismo (MAS) iniciarão a discussão do chamado para eleições gerais e para a seleção dos membros do Supremo Tribunal Federal. Eleitoral (TSE) que se presume ser debatido pela Assembléia Legislativa.

Apesar da suposta disposição dos legisladores de massa; seus grupos relacionados semeiam terror na Bolívia, incentivados por seu líder, Evo Morales, isolado no México.

Terroristas pedem guerra civil na Bolivia, ordens de Evo Morales. veja vídeo;

Deputados se reúnem hoje para discutir “demissões”

A Câmara dos Deputados convocou uma sessão para a tarde de quarta-feira e, de acordo com a nomeação, o primeiro ponto a ser discutido será “a leitura das demissões”.

A sessão plenária, de acordo com a convocação, terá início às 16h30 e o primeiro ponto que discutirão será a “leitura de demissões”, mas não especifica a demissão do presidente da referida instância, Víctor Borda, ou da vice-presidente, Susana Rivero, dos quais circulam imagens com o marido, saindo do país.

O plenário dos deputados também pode abordar as renúncias de Evo Morales e Álvaro García, que no domingo à tarde 10 apresentaram sua renúncia pública à Presidência e Vice-Presidência da Bolívia e na noite da ultima segunda-feira 11 deste mês deixaram o território nacional ao lado de Gabriela Montaño, e foram isolados no México, onde o governo de Manuel López Obrador o recebeu.

Apesar de sua renúncia, Morales insiste perante a mídia internacional que “se o povo boliviano pedir”, ele está disposto a retornar à Bolívia e que, enquanto o Legislativo não aceitar sua renúncia, ele continua como presidente do país.

Alguns parlamentares de massa insistem na mesma figura e outros dizem que Morales já passou e procuram convocar novas eleições.

Hoje pela manhã OEA aprovou resolução pedindo eleições “urgentes” na Bolívia

O Conselho Permanente também insta todos os atores políticos e a população em geral a “cessarem imediatamente a violência”.

O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou hoje por grande maioria a proposta apresentada pela Colômbia e pelo Brasil de solicitar às autoridades bolivianas que convoquem “urgentemente” as eleições.

Com 26 votos a favor, três contra, quatro abstenções e uma ausência, o Conselho Permanente da OEA aprovou durante o período ordinário de sessões o projeto de resolução que insta o governo de transição de Jeanine Áñez a “convocar eleições com urgência”, em cumprimento ao mandato constitucional e adotar um calendário eleitoral que ofereça todas as garantias democráticas.

Também insta todos os atores políticos e a população em geral a “cessarem imediatamente a violência” e exige que as autoridades garantam o respeito e a proteção dos direitos humanos.

Da mesma forma, a resolução instrui a Secretaria-Geral da OEA, liderada por Luis Almagro, a fornecer ao país todo o apoio técnico para que o processo eleitoral possa ser iniciado “imediatamente”, de acordo com os princípios de “transparência, independência” credibilidade e confiança. ”

Para sua aprovação, a iniciativa promovida pela Colômbia e pelo Brasil precisava de uma maioria simples, ou seja, o apoio de 18 dos 35 membros da OEA.

A iniciativa recebeu o apoio da própria Bolívia e de nações do Caribe, como Antígua e Barburda, embora tenham criticado o papel que as Forças Armadas estão desempenhando e a maneira como Áñez assumiu a presidência. ”

O plenário rejeitou uma emenda do Uruguai para qualificar a chegada de Áñez ao poder como um colapso institucional, uma conclusão na qual o México e a Nicarágua também concordaram.

Esta é a primeira resolução adotada pela OEA desde que sua missão de observador corroborou “graves irregularidades” na contagem de votos das eleições de 20 de outubro e aconselhou a repetir as eleições.

Comentários

Continue lendo

Flash

Início Explosivo: Campeonato Acreano de Motocross dá a largada com 90 pilotos e promessa de temporada animada

Publicado

em

Foto PHD: Grandes pegas na pista de Acrelândia na abertura da temporada

O rugido dos motores ecoou neste domingo, 28, marcando o pontapé inicial do tão aguardado Campeonato Acreano de Motocross, na cidade de Acrelândia. Com um contingente de 90 pilotos distribuídos em 8 categorias, a competição promete ser um verdadeiro espetáculo de adrenalina e habilidade sobre duas rodas.

“Estamos prestes a testemunhar um começo de temporada memorável. Nosso objetivo é elevar o nível da competição, e estamos dispostos a trabalhar incansavelmente ao longo de toda a jornada”, declarou com entusiasmo o presidente da Associação de Motocross do Acre (ASSCROSACRE), Juveron Braz.

Eventos de Grande Impacto

De acordo com Braz, o Campeonato Acreano de Motocross figura como um dos eventos de destaque na temporada esportiva do estado. “Levamos a competição principalmente para o interior, impulsionando significativamente a economia local. No entanto, a modalidade carece de maior apoio para expandir ainda mais os horizontes e proporcionar momentos de diversão e entretenimento ao público”, ponderou o dirigente.

Internacionalização do Espetáculo

Como é tradição no cenário do motocross acreano, a abertura da temporada 24 contará com a presença de talentosos pilotos vindos diretamente da Bolívia e do Peru, agregando uma dimensão internacional ao já emocionante evento.

Com o ronco dos motores e a poeira levantada, o Campeonato Acreano de Motocross promete uma temporada repleta de emoções e desafios, consolidando-se como um verdadeiro espetáculo esportivo que ultrapassa fronteiras e eleva o nome do estado para o mundo todo.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Epitaciolândia inaugura ponte no riozinho e tira dezenas de famílias do isolamento há mais de 30 anos

Publicado

em

Fazendo parte das comemorações em alusão aos 32 anos do município de Epitaciolândia, o Prefeito Sérgio Lopes entregou neste sábado, 27, a Ponte sobre o Riozinho para os moradores da comunidade.

A estrutura tem mais de 30 metros de comprimento e aproximadamente 10 metros de altura, construída pela gestão é esperada a mais de 30 anos pelos moradores da região e é de grande importância para reserva Chico Mendes, garantindo o tráfego, acesso e escoação da produção.

Participaram da cerimônia também os vereadores Marcos Ribeiro, Rosimar, Nego, Pantico e Seliene, Secretária Administração Regiane Moreira, Secretária de Gabinete Lucineide Aparecida, o Presidente da Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes de Epitaciolândia – AMOPRELANDIA José Maria Pimentel o “Açúcar” e os moradores.

Para o prefeito Sérgio Lopes esse é mais um compromisso que sua gestão está cumprindo.

“Há algum tempo atrás assumi esse compromisso e hoje estamos aqui entregando essa ponte, uma obra que tem um significa enorme, pois vai garantir o direito de ir vir de muitas famílias, famílias essas que viviam no isolamento há mais de 30 anos, hoje podem escoar suas produções sem ter que carregar seus produtos nas costas, continuamos avançado e cuidando de nossa gente.” Destacou Sérgio Lopes.

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Operação Protetor: GEFRON apreende adolescente com 12 quilos de drogas na BR-317

Publicado

em

Um adolescente de 17 anos de idade, foi apreendido por policiais do Grupamento Especializado em Fronteira. A ação dos agentes do GEFRON, ocorreu na sexta-feira, 26, na BR-317.

O menor, que estava em um ônibus, transportava 12 quilos de skunk, a super maconha. A droga foi encontrada na bolsa do acusado.

De acordo com o coordenador do GEFRON delegado Rêmullo Diniz, o adolescente saiu de Brasiléia e teria com destino final Rio Branco. “ Esse menor vinha sendo monitorado, já que tinha envolvimento com o tráfico de drogas na região do Alto Acre”, disse Diniz.

A suspeita é que o menor foi contratado por criminosos para atuar como “mula do tráfico de drogas”. A investigação terá sequência pela Polícia Civil para chegar a outros envolvidos no crime.

Comentários

Continue lendo