Acre
Manoel Moraes participa de agenda com ministro para resolver multas de produtores rurais
O primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Manoel Moraes (PSB), cumpriu agenda em Brasília na última quarta-feira (16) para discutir medidas que resultem no fim de pesadas multas que são aplicadas a produtores rurais.
Manoel Moraes, que teve companhia de outros parlamentares acreanos, reuniu-se com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e diretores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e Ibama.
Moraes, que é funcionário de carreira do Ibama e conhece de perto o drama enfrentado por pequenos produtores que têm sido multados com valores altos, apresentou sugestões às autoridades para que o assunto seja resolvido.
“Falamos de alternativas, de forma que a lei seja respeitada, mas que o produtor, o homem do campo, não seja penalizado com multas exorbitantes e muitas vezes impagáveis”, diz.

Ao lado do colega deputado Antonio Pedro (DEM), Manoel Moraes tratou de assuntos relevantes aos produtores rurais.
As sugestões de Moraes foram aceitas pela equipe governamental e nos próximos dias haverá reuniões de um grupo de trabalho, designado pelo Ministério do Meio Ambiente e com participação de acreanos, para ver formas de tornar viáveis as propostas apresentadas.
“Levei um pouco da minha experiência como funcionário do Ibama e morador do interior que conhece a realidade. Há muita coisa que podemos fazer juntos usando o conhecimento teórico aliado às leis ao nosso conhecimento empírico”, diz.
Comentários
Acre
Servidores da saúde protestam por plano de carreira: “são 25 anos de salários achatados”

Foto: David Medeiros
Mesmo com a chuva que caiu sobre Rio Branco na manhã desta terça-feira, 05, servidores da saúde estadual realizaram uma paralisação e se concentraram em frente à sede da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), para cobrar do governo avanços na pauta do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria.
Logo no início do ato, os manifestantes encontraram a sede da Sesacre de portas fechadas, o que causou indignação entre os líderes sindicais. A justificativa apresentada pela gestão foi de que o prédio estaria passando por dedetização, fato que gerou revolta entre os trabalhadores, especialmente porque a segunda-feira foi feriado, e, segundo eles, o serviço poderia ter sido realizado no fim de semana.
O presidente do Sindicato da Saúde, Jean, destacou a mobilização dos profissionais mesmo com as dificuldades climáticas. “Independente da chuva — que tem atrapalhado um pouco, né? — os nossos trabalhadores estão vindo. Está chegando gente aí de Sena Madureira, acabaram de chegar aqui de Senador Guiomard e o movimento vai continuar. São 25 anos sem plano de carreira de salário, são 25 anos com a saúde sofrendo, são 25 anos com salários achatados e os nossos profissionais sem condições de trabalho, principalmente sem salário. Isso não pode acontecer. Os sindicatos não vão deixar isso acontecer e vamos ficar firmes, ou na chuva, ou no sol”, afirmou.
Representando os profissionais da enfermagem, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Lexa, também criticou a postura da secretaria. “Rapaz, é inédito, a gente não tinha visto, mas é incrível. Segunda-feira foi feriado, tivemos sexta, sábado e domingo que eles poderiam ter dedetizado, mas dizendo eles hoje que estão dedetizando. E hoje é terça-feira, ontem foi feriado, a população procurando a Sesacre, aqui no TFD, na regulação e a Sesacre fechada. Os profissionais querem entrar para trabalhar e as portas estão fechadas. Eu nunca tinha visto isso antes, mas o nosso movimento permanece, vamos estar aqui. Queremos o nosso PCCR”, pontuou.

Foto: David Medeiros
Durante a manifestação, os sindicatos apresentaram à categoria a contraproposta do governo, que prevê um prazo até os dias 30 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro para que as secretarias realizem o levantamento necessário para a construção do plano. A proposta, no entanto, não foi bem recebida.
“Olha só, a gente teve uma reunião com a equipe de governo que deram uma proposta que seria 30 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro para as secretarias fazerem o seu levantamento. Nós não concordamos. Por quê? O Estado pagou uma empresa, um milhão e meio, a Sesacre pagou, para fazer todo esse levantamento. E, para nossa surpresa, nos deram esse prazo. E hoje nós vamos falar para a categoria, trazendo para eles essa contraproposta do Estado e vamos ver o que a categoria vai dizer”, explicou Lexa.
Questionada sobre a possibilidade de greve, ela foi direta: “É a categoria que vai decidir. Porque hoje nós temos o dia de paralisação, fizemos a mobilização, vamos passar para eles o que a equipe de governo nos passou, que é 30 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro, e aqui na Sesacre foi feito todo esse levantamento e agora estão pedindo isso. Vamos passar para a categoria e eles vão decidir”, finalizou.
Comentários
Acre
Seleção de Brasiléia participa da segunda fase da Copa BOLPEBRA em Cobija durante comemorações da Independência da Bolívia
Como parte das comemorações pelo aniversário da Bolívia, celebrado em 6 de agosto, a cidade de Cobija recebeu nesta segunda-feira (4) a segunda fase da Copa BOLPEBRA 2025, torneio esportivo que simboliza a união entre Bolívia, Peru e Brasil na região da tríplice fronteira.
A cerimônia de abertura ocorreu no Estádio Roberto Jordán Cuéllar e contou com a participação de delegações dos três países da tríplice fronteira: Brasil (Brasiléia), Peru (Puerto Maldonado) e Bolívia (Cobija). O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, esteve presente e destacou a importância da integração entre os povos por meio do esporte.
“É uma honra para Brasiléia participar dessa celebração que vai além do futebol. A Copa BOLPEBRA representa união, respeito e a construção de laços históricos entre os nossos povos. Estamos felizes por fazer parte desta história, ainda mais neste momento tão simbólico para a Bolívia”, afirmou o prefeito.
A segunda fase do torneio está sendo coordenada pela comissão de esportes de Cobija, como parte oficial das comemorações pela independência boliviana. Também esteve presente na solenidade o governador de Pando, Regis Germán Richter, mais conhecido como “Papito”, que exaltou o espírito de confraternização promovido pelo torneio.
“A BOLPEBRA é mais do que uma competição esportiva. É um símbolo da irmandade entre Bolívia, Peru e Brasil. Celebramos nossa independência com orgulho e com os nossos vizinhos e amigos ao nosso lado”, disse o governador.
Brasiléia chega à competição com moral elevada após conquistar o título da primeira fase, realizada em julho em Puerto Maldonado, no Peru. Agora, a equipe brasileira volta a campo buscando manter o bom desempenho nesta nova etapa.
O Dia da Independência da Bolívia celebra a assinatura do Ato de Independência em 6 de agosto de 1825, na cidade de Santa Cruz, encerrando o domínio espanhol e dando origem à República da Bolívia. O movimento foi liderado por figuras históricas como Simón Bolívar, primeiro presidente do país e um dos grandes nomes da libertação sul-americana.
A Copa BOLPEBRA, que reúne atletas das três nações vizinhas, é considerada uma ferramenta diplomática e cultural de integração entre os países da tríplice fronteira, promovendo o intercâmbio esportivo e fortalecendo os laços de amizade entre os povos.
Comentários
Acre
Acre divulga lista definitiva de classificados em processo seletivo

Foto: Ascom/Sead
O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), tornou pública nesta terça-feira, 05, a lista de classificação definitiva do seletivo simplificado SEAD/Lidera nº 01/2025, voltado à formação de cadastro de reserva para estagiários. O resultado foi oficializado no Edital SEAD/Lidera nº 04/2025, publicado no último dia 1º de agosto de 2025.
A seleção tem como objetivo suprir demandas de estágio no âmbito do Poder Executivo Estadual, abrangendo as secretarias, autarquias e fundações do governo acreano. A condução do processo seletivo é realizada em parceria com a Lidera Educação Desenvolvimento Social Ltda, Lidera Estágios, que atua como agente de integração entre estudantes e o setor público estadual.
Os candidatos classificados passam a compor um cadastro de reserva, sendo convocados conforme a necessidade de cada órgão.
Você precisa fazer login para comentar.