O CAR, Cadastro Ambiental Rural do Acre já registrou mais de 27 mil propriedades no Acre, atingindo mais de 60% das 40 mil que devem ser cadastradas. As informações foram dadas pelo governador Sebastião Viana e membros da equipe de governo do setor ambiental do Estado, durante coletiva nesta segunda-feira, 11.
O programa teve inicio em junho de 2014, quando o governo do Estado garantiu a doação de aproximadamente R$ 17 milhões em recursos, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Fundo Amazônia. Além desse recurso, o governo firmou importante parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e contou a colaboração de diversas secretarias de Estado.
Sebastião Viana lembrou que com o cadastro o produtor rural recebe automaticamente anistia das multas e ainda a possibilidade de abertura de créditos e financiamentos, o que já está sendo exigido pelos bancos.
“O Acre foi o primeiro Estado a conceder a desobstrução, o desembargo de propriedades que estavam condenadas sem perspectiva para famílias buscarem o crédito, fazer investimento no campo e agora foi o Estado que mais alcançou a população que buscava esse benefício que é o CAR.
Até o final do ano, todos os 40 mil produtores estarão contemplados. O perdão das multas vale para crimes ambientais praticados até 2008. “Nós tínhamos um sistema que colocava na marginalidade porque a punição falava mais alto. Agora é a recuperação, a regularização, a busca do crédito e o desenvolvimento rural que vem como consequência desse bonito trabalho”, disse Sebastião Viana destacando a parceria com o Ibama, o Incra e as entidades que representam o produtor rural no trabalho.
Com informacões do ac24horas