fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Maior traficante do interior é pego com 1,5 kg de cocaína

Publicado

em

traficante_01

Por Jairo Carioca – Fonte: ac24horas

Policia Civil do município de Marechal Thaumaturgo, cidade localizada na confluência dos Rios Amônia e Juruá, prendeu por volta das 6 horas da manhã deste sábado (30), no Porto da Cidade, o maior traficante do município de Porto Walter, conhecido como Adão. Ele foi pego com aproximadamente 1,5 kg de cocaína pura. Essa foi a maior apreensão de drogas registrada no município.

Adão do Nascimento Azevedo, 34 anos, vinha sendo monitorado desde o dia em que chegou à cidade, por volta de uma semana. Os policiais civis Geovane e J. Menezes acompanham toda a sua movimentação desde o pagamento do carregamento até o momento em que o comerciante se preparava para descer o Rio Juruá, no Porto de Marechal Thaumaturgo com destino ao município de Porto Walter.

A INVESTIGAÇÃO

Segundo os agentes que concederam entrevista exclusiva ao ac24horas momentos após a apreensão, os traficantes no trecho de Marechal Thaumaturgo utilizam os Rios Juruá e Amônia e picadas por dentro da Floresta para a entrega da droga nos municípios de Porto Walter e Cruzeiro do Sul.

Adão era conhecido no mundo do crime pela perícia de navegação nessa região sem nunca ter sido pego em flagrante. Ele morou em Marechal Thaumaturgo, onde foi chefe dos garis e ampliou o seu circo de amizade.

Na manhã deste sábado, Adão foi pego em flagrante quando tentava embarcar em uma canoa de pequeno porte no Porto do Rio Amônia, com 1,5 kg de cocaína pura. Ele não resistiu à ordem de prisão e foi encaminhado para o Posto Policial da cidade.

Em depoimento aos agentes policiais que lavraram o flagrante, Adão disse que é comerciante na cidade de Porto Walter, não deu informação com relação ao destino da droga e nem da origem do carregamento. Não há previsão para o seu encaminhamento até o presídio em Cruzeiro do Sul.

Rota de traficantes é antiga

A rota de entrada de drogas pelo município de Marechal Thaumaturgo é investigada desde 1998. A agência brasileira de Inteligência (Abin), não descartou em investigação feita na região, a presença de traficantes remanescentes do Movimento Revolucionário Tupac Amaru (MRTA). Através de depoimentos de seringueiros que moram nos rios utilizados em navegação pelo crime organizado, há informações que haveria pessoas supostamente ligadas às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Tráfico de drogas em Thaumaturgo

Autoridades de Marechal Thaumaturgo que não quiseram revelar seus nomes, afirmam que nos últimos anos, cresceu o número de jovens e pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. O município foi identificado através de recente pesquisa do Imazon, como uma das cinco cidades da Amazônia, piores em desenvolvimento social.

A zona urbana conta com apenas dois policiais civis e um contingente de oito policiais militares. A base do Exército ajuda a monitorar uma área de 74.965,471 km² e engloba os municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Cruzeiro do Sul.

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente do TJAC articula com prefeito de Cruzeiro do Sul sobre Família Acolhedora

Publicado

em

Por

Entre as pautas para o fortalecimento institucional, a desembargadora-presidente tratou sobre o programa Família Acolhedora

Em agenda no Juruá, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari visitou nesta quarta-feira, 24, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima. A magistrada esteve acompanhada da juíza de Direito titular Gláucia Gomes, da Comarca de Mâncio Lima, e do juiz de Direito substituto da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Cruzeiro do Sul, Luís Rosa.

Entre as pautas para o fortalecimento institucional, a desembargadora-presidente tratou sobre o programa Família Acolhedora, que seleciona famílias e fornece capacitação para que essas famílias recebam, em suas residências, até duas crianças, em regime de guarda provisória. O programa é executado pela Prefeitura de Rio Branco em parceria com o TJAC, e a desembargadora-presidente, entusiasta nas causas da criança e do adolescente, dialogou com o prefeito de Cruzeiro do Sul para que ele também faça parte da ação.

“Não há restrições de gênero, raça ou orientação sexual, apenas é preciso cuidar, dar carinho e ter disponibilidade para atender temporariamente a criança ou adolescente. Contamos muito com a adesão da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. O prefeito apresentou interesse na causa e vamos alinhar a questão”, disse a desembargadora.

Os juízes de Direito que acompanharam a presidente na agenda também compartilharam situações de famílias que acolhem as crianças e adolescentes em vulnerabilidade tanto no município de Mâncio Lima quanto em Cruzeiro do Sul.

O prefeito agradeceu pela visita, mostrou interesse em aderir à causa como forma de demonstrar respeito e inclusão permitindo que os jovens possam ter a esperança de uma vida melhor e garantiu que o assunto estará sendo trabalhado pela equipe da Assessoria Jurídica do município.

Estiveram presentes na agenda o secretário de Gestão, Matheus Lima; o secretário da Casa Civil, Ney Wilian; o secretário de Comunicação Chico Melo, e a controladora-geral, Marcelle Martins.

Família Acolhedora

O trabalho tem a missão de propiciar que crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, sejam recebidas em um lar e não direcionadas para instituições. Assim, essas crianças ou adolescentes ficam provisoriamente com famílias acolhedoras pelo período que se busca a reintegração na família biológica.

Em Rio Branco, é oferecida uma bolsa-auxílio de um salário mínimo, para os cuidados necessários do infante.

Os participantes precisam estar sempre cientes de que o serviço de acolhimento familiar é, por natureza, provisório, uma vez que a qualquer momento a criança ou adolescente acolhido pode ser reinserido na família de origem, se houver a possibilidade. Portanto, ao entrar para o programa o participante deve saber que os laços afetivos devem ser construídos com base na devolução futura do menor ao núcleo familiar biológico.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Asfalta Rio Branco mostra resultado de trabalho em vários bairros da cidade

Publicado

em

Por

O programa Asfalta Rio Branco da prefeitura da capital vem demonstrando resultados positivos em todos os bairros da cidade. Exemplo disso pode ser visto na Avenida Amadeu Barbosa, onde os trabalhos de tapa-buraco, remendo profundo e capa asfáltica estão em pleno andamento. Em toda avenida, os pontos comprometidos terão intervenção da empresa construtora GBM, contratada pela prefeitura.

“Temos que aproveitar o verão para fazer um bom trabalho”  (Foto: Rodilson Bardales/Assecom)

O encarregado de obras, Teomarcos Silva, falou dos resultados até aqui.

“O verão está chegando aí para dar continuidade a essas obras. Aproveitar o verão que é muito curto no nosso estado. Então a gente tem que aproveitar o máximo para fazer um bom trabalho e aproveitar bem essa parte do verão.”

Já no Bairro Santa Helena, na regional Vila Acre, a rua Rosa de Saron com a Jerusalém está em fase final. No local, a empresa Impacto Terraplenagem e Construção está com quatro frentes de serviço, com mais de 40 homens trabalhando, além de máquinas pesadas. Mais de trezentas toneladas de asfalto estão sendo aplicadas em tapa-buraco, remendo profundo e capa asfáltica, trabalho bem feito que tem agradado quem mora no bairro.

“Graças a Deus, está bom, estava muito ruim. Agora está melhorando, indo pra frente.  Estão mexendo em toda a rua aqui no bairro. Começou lá embaixo, agora está chegando aqui já”, disse o aposentado, Rubens Luiz.

Fabiana: “Hoje concluimos essa primeira etapa” (Rodilson Bardales/Assecom)

Segundo a engenheira civil da empresa Impacto, Fabiana Barroso, desde o dia 8 de abril, a equipe responsável pelo serviço de tapa-buracos entrou em ação no bairro Santa Helena seguindo as prioridades estabelecidas pela prefeitura focando, segundo ela, principalmente os corredores de ônibus. A primeira etapa está prestes a ser concluída, com planos de avançar para a Vila Acre.

“Nesse momento, a gente já está concluindo. Hoje a gente conclui essa primeira etapa e, amanhã, se tudo der certo, nós já vamos entrar na Vila Acre, trabalhando na travessa do Mineiro e, em seguida, na travessa Bom Jesus.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Sistema de coleta e tratamento de esgoto do loteamento Portal Ipê é reativado

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), reativou as elevatórias do Portal Ipê I e II e a Estação de Tratamento de Esgoto (Ete). Devido a furtos e vandalismo, o sistema que compõe a coleta e o tratamento de esgoto da capital estava parado.

O Saerb tem buscado melhorias no esgotamento sanitário, com ativação de estações que não funcionavam. Essas reformas das elevatórias foram custeadas integralmente com recursos próprios do município, vindos de arrecadação da fatura de esgoto que a população contribui.

De acordo com o diretor-presidente, Enoque Pereira, o município tem investido em melhorias para aumentar o tratamento de esgoto.

“Estamos visando elevar o percentual de tratamento em prol da população. Uma vez que na reversão do sistema, apenas 2,6% do esgoto era tratado, mas as ações já estão acontecendo e evoluindo”, explica.

Segundo o engenheiro sanitarista ambiental do Saerb, Jorginey Araújo, o sistema de tratamento trabalha com 15 litros por segundo, atendendo cerca de 400 lotes.

“Os empreendimentos que foram revitalizados vão atender uma população de mais de 1.200 pessoas e a gerência técnica de esgoto do Saerb pretende continuar com as revitalizações de novos empreendimentos como Jacarandá e o Cabreúva”, afirma.

As estações elevatórias e as Ete’s desempenham um papel importante na coleta, transporte e tratamento adequado do esgoto, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente, a higiene e a saúde pública.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo