Extra 1
Lei que pune trotes para serviços de emergência no Acre passa a valer a partir desta terça,25
Está em vigor, a partir desta terça-feira, 25, a lei estadual nº 3.903, que institui a aplicação de multa ao proprietário de linha telefônica responsável pelo acionamento indevido dos serviços telefônicos de atendimento (trote telefônico) a emergências, envolvendo remoções ou resgates, combate a incêndios, ocorrências policiais ou atendimento de desastres, no âmbito do Estado do Acre.
A lei, publicada na edição nº 13.210 do Diário Oficial, foi sancionada pelo governador Gladson Cameli no dia 19 de janeiro de 2022, após decretada pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).
De acordo com a norma, a multa a que se refere será de cinco UPF/AC – Unidade Padrão Fiscal do Acre e cobrada em dobro no caso de reincidência. “Não havendo a cobrança da multa pela via administrativa, o Estado poderá realizar a cobrança, via judicial. Todo valor arrecadado com as multas estabelecidas nesta lei será repassado ao Fundo Estadual de Segurança Pública – FUJNDESEG”, diz o texto da lei.
Segundo a lei, identificado o autor do acionamento indevido por telefones públicos, este será responsabilizado e deverá ser penalizado na forma desta lei. No mesmo sentido, identificado o proprietário da linha telefônica ou o responsável pelo acionamento indevido, serão enviados os relatórios ao órgão estadual competente que adotará as medidas cabíveis, inclusive a lavratura do auto de infração e o envio da multa ao endereço do infrator.
A norma aponta ainda que as entidades públicas responsáveis pela prestação dos serviços de emergência aqui tratados, deverão anotar o número telefônico de onde se originou a ligação (trote telefônico) e enviar ofício às empresas prestadoras de serviços telefônicos para que estas informem os dados do proprietário.
A lei disciplina que as ligações originadas de telefones públicos serão anotadas em relatório separado para futuro levantamento de incidência geográfica e posterior identificação pelo órgão competente, devendo ser adotadas medidas preventivas.
CICC
De acordo com informações do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), nos últimos três anos, a média de acionamentos indevidos aos serviços telefônicos de atendimento (trote telefônico) a emergências alcançou pelo menos 5%, de um total médio de 300 mil ligações/ano.
Como ato administrativo, o CICC, após cada “trote telefônico”, bloqueia o número que deu origem ao acionamento indevido e informa o fato à Polícia Civil, para providências necessárias.
Comentários

Extra 1
Atleta acreano é campeão da Superliga B pelo Joinville

Foto arquivo pessoal: Marcelo Falcão comemorou a conquista nas redes sociais
O acreano de Sena Madureira, Marcelo Falcão, conquistou nessa quinta, 30, com a camisa do Joinville, de Santa Catarina, o título da Superliga B de vôlei masculino. A equipe catarinense derrotou o Monte Carmelo, de Minas Gerais, por 3 sets a 1 com parciais de 25/21, 25/20, 30/32 e 25/21 e além da taça garantiu uma vaga na primeira divisão do vôlei brasileiro na temporada 23/24.
Joga no Benfica
O irmão de Marcelo Falcão, Thales Falcão, depois de algumas temporadas no vôlei brasileiro transferiu-se para o Benfica, de Portugal, e é um dos principais atletas da equipe lusitana.
Esporte como oportunidade
O diretor técnico da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor Delmerson Abreu, destacou o esporte como oportunidade para uma vida melhor.
“São dois atletas que atuaram nas nossas seleções e conseguiram sucesso nas competições mais importantes do Brasil. Isso precisa ser destacado”, disse Delmerson Abreu.
Comentários
Extra 1
São Francisco vence amistoso contra o Humaitá 1 x 0 no campo da UFAC
Texto: Paulo Célio
Humaitá é São Francisco realizaram um amistoso na tarde desta sexta-feira (10), no campo da UFAC, as duas equipes venceram seus compromissos no estadual e agora na próxima rodada as duas equipes voltam a campo em busca da liderança de seus grupos.
No amistoso de muitas jogadas violentas entre as duas equipes, o que mostrou que as duas estavam em busca do gol da vitória, com isso as jogadas bruscas eram contidas pela arbitragem. Aos 14 minutos do segundo tempo, depois de uma jogada de ‘Pisica’, o atleta foi atingido por Antonio Cabanas.
Após a jogada, Pisica foi pra cima de Tonho e com isso, quase acaba em vias de fato entre os atletas. No final da confusão, os dois receberam cartão vermelho pelo árbitro Demostynes. Após a expulsão as equipes recomeçaram a jogar bola e o placar magro permaneceu até o apito final.
O Goleiro Saulo falou a nossa reportagem sobre a importância da realização desses amistosos.
Já o treinador Álvaro Migueis, acredita que o Humaitá tem agora a obrigação de buscar o bi campeonato pois, venceu a equipe do Andirá por 6 x 0, e agora vai em busca da segunda vitória para continuar subindo na tabela de classificação.

Treinador do Humaitá, Álvaro Migueis.
A novidade para o São Francisco no próximo compromisso, será a presença do atacante Polaco, que depois de uma boa temporada fora do País está de volta à terrinha e de cara, recebeu o convite para vestir a camisa do time católico e segundo ele, vai dar o máximo para ir em busca do título de campeão.

Atacante do São Francisco, Polaco, irá estrear no próximo jogo.
Comentários
Extra 1
Promotor denuncia que detento condenado por latrocínio de estudante do IFAC foi torturado no presídio
O detento Francisco de Assis Menezes Rodrigues, condenado por latrocínio, foi torturado no presídio por um policial penal. A denuncia foi feita nesta quinta-feira, 2, pelo Promotor da Vara de Execuções Penais, Tales Tranin.
“A suposta tortura teria ocorrido no dia 27 do mês passado, no Pavilhão L, da unidade prisional. O preso foi agredido com socos e chutes. Como consequência teve problemas nos tímpanos”, disse Tranin.
Ainda segundo a denuncia no dia seguinte o policial penal, que não teve o nome revelado, teria ameaçado o preso que foi levado para o corretivo. As agressões foram motivadas, segundo o que foi apurado, porque Francisco Assis não teria aceitado realizar os procedimentos no trajeto entre a cela e o banho de sol.
Em maio de 2019, Francisco de Assis Menezes Rodrigues foi condenado a cumprir 27 anos, 2 meses e dois dias pelo latrocínio – roubo seguido de morte, da estudante do IFAC, Emanuela da Silva Souza.
O crime aconteceu, na noite de 2 de abril de 2018, na rua Benedito Maia, na Vila Ivonete. A vítima, estava indo para a aula, quando foi abordada por dois criminosos. A dupla levou a motocicleta de Emanuela da Silva.
O promotor pediu que a Corregedoria do IAPEN, a Polícia Civil e Grupo de Combate a tortura do MP, apurem o caso.
Comentários
-
Extra2 dias atrás
Estelionatário que aplicava golpe no Acre e foragido da Justiça é preso pela Polícia Civil em Xapuri
-
Extra2 dias atrás
Dupla que transportava 40 kilos de droga do interior para a capital é presa pela Polícia Civil do Acre
-
Acre1 dia atrás
Condenado a mais de 156 anos, matador de facção foge de presídio no Acre
-
Extra2 dias atrás
A triste hora do retorno – Moradores atingidos pela enchente na fronteira calculam os prejuízos ao voltar pra casa
-
Acre19 horas atrás
Justiça decreta prisão preventiva de dupla presa com mais de 40 quilos de drogas
-
Acre17 horas atrás
Violência na Capital: Bebedeira termina em assassinato no Bairro Ilson Ribeiro
-
Acre2 dias atrás
Acusado de matar a namorada em Tarauacá é condenado mais de 20 anos de prisão
-
Extra 119 horas atrás
Atleta acreano é campeão da Superliga B pelo Joinville