O governador Tião Viana (PT-AC) sancionou a Lei 3.009, que institui a Semana Estadual do Imigrante no Acre. A publicação está no Diário Oficial do Estado (DOU) desta terça-feira (24).
De acordo com a nova lei, a data será celebrada anualmente na última semana de junho em todo o território do estado.
Conforme a decisão, durante a última semana do mês de junho, o Poder Executivo deve promover atividades comemorativas. A lei indica que as despesas decorrentes com a execução do projeto serão pagas com orçamento próprio.
De acordo com um dos coordenadores do abrigo, Antônio Crispim, 203 pessoas estão no abrigo dos imigrantes em Rio Branco nesta terça-feira (24).
“É uma lei muito benéfica para quem chega ao Brasil pelo Acre em busca de acolhimento, abrigo e melhoraria de vida. Para o estado, é algo que só vem somar e fortalecer as ações que já são feitas desde 2010”, diz Crispim.
Crispim afirma ainda que 16.206 pessoas deram entrada no abrigo em 2014 e neste ano, foram registradas 12.196 até 8 de novembro.
Os imigrantes chegam ao Acre todos os dias através da fronteira do Peru com a cidade de Assis Brasil, distante 342 km da capital.
A maioria são imigrantes haitianos que deixaram a terra natal, desde 2010, quando um forte terremoto deixou mais de 300 mil mortos e devastou parte do país. De acordo com dados do governo do estado, entre 2010 e maio de 2015, mais de 38,5 mil imigrantes entraram no Brasil pelo Acre.
Rota de imigração
Os imigrantes vêm ao Brasil em busca de uma vida melhor e de poder ajudar familiares que ficaram para trás. Para chegar até o Acre, eles saem, em sua maioria, da capital haitiana, Porto Príncipe, e vão de ônibus até Santo Domingo, capital da República Dominicana, que fica na mesma ilha.
Lá, compram uma passagem de avião e vão até o Panamá. Depois seguem de avião ou de ônibus para Quito, no Equador.
Por terra, vão até a cidade fronteiriça peruana de Tumbes e passam por Piura, Lima, Cusco e Puerto Maldonado até chegar a Iñapari, cidade que faz fronteira com Assis Brasil (AC), por onde passam até chegar a Brasiléia (AC).