Laboratório Contra Lavagem de Dinheiro é inaugurado pelo MP-AC

Dados retirados de quebra de sigilos bancários e fiscais são prioridade.
Para procurador geral, laboratório é uma antecipação aos problemas.

LAB-LD é inaugurado no Ministério Público (Foto: Amanda Borges/G1)

O Ministério Público Estadual (MP-AC) inaugurou, nesta sexta-feira (14) oficialmente em Rio Branco o Laboratório Contra Lavagem de Dinheiro, que vai investigar principalmente crimes financeiros, coletando, analisando e cruzando dados de envolvidos em corrupção ou crimes relacionados.

A coordenadora, Marcela Cristina diz que os serviços do laboratório estão disponíveis não só para o MP-AC mas também para as polícias que necessitarem da estrutura investigativa da instituição.

Servidor mostra parte doequipamento utilizado
nas investigações.(Foto: Amanda Borges/G1)

“Sei que essa ferramenta é primordial para a investigação da lavagem de dinheiro, mas também da sonegação fiscal e do combate a corrupção. Eu quero enaltecer a disponibilidade do laboratório para que a gente possa trabalhar junto com as outras instituições.”, declara.

De acordo com o procurador geral, Oswaldo D’Albuquerque, o investimento para o laboratório foi de mais de R$ 400 mil e embora a inauguração tenha sido nesta sexta-feira, a equipe já está em funcionamento desde 2013.

Oswaldo diz que não há uma demanda por investigar corrupção no Estado, porém a implantação do laboratório no MP-AC segue uma tendência de modernização dos ministérios a nível nacional.

“A questão não é demanda, a questão é que todo o Ministério Público está se estruturando e o MP-AC também tem que se estruturar. Nós temos que nos antecipar aos problemas e demandas, nós temos essa ferramenta que já está funcionando há mais de um ano, e isso nada mais é que a estruturação dos servidores” finaliza Oswaldo.

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima