fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Justiça do Acre mantém 475 anos de prisão a autores de chacina

Publicado

em

Em decisão unânime, membros da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Acre mantiveram a pena de 475 anos de reclusão em regime fechado a Gilmar Gomes Ferreira, Francisco Alex Ferreira, Mateus Saraiva Neri e Gabriel Alencar de Oliveira. O quarteto é acusado de fazer uma chacina na Baixada do Sobral, em Rio Branco, onde executaram três pessoas e feriram outras três.

A pena imposta pelo Juiz Álison Brás, da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria, veio após condenação por unanimidade dos integrantes do Corpo de Jurados.

OS CRIMES

Na noite do dia 27 de junho de 2019,  Gilmar, Francisco Alex, Mateus, Gabriel e outros não identificados, portavam armas de grosso calibre quando em pelo menos três pontos diferentes da Baixada do Sobral dispararam contra várias pessoas. Na ação, morreram Antônio José de Souza, Francisco de Oliveira Ponciano e Marcus Yuri Silva do Ó, e outros quatro saíram baleados sobrevivendo à chacina.

JULGAMENTO

Identificados como envolvidos na chacina, os quatro foram indiciados na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) por três homicídios, quatro tentativas de homicídios e associação criminosa. Denunciados pelo Ministério Público, foram submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri em junho último. O Corpo de Jurados os considerou culpados.

O Juiz Álisson Brás os condenou a uma pena total de 475 anos de prisão em regime fechado. Gilmar Gomes Ferreira e Francisco Alex Ferreira, foram condenados a 116 anos, 7 meses e 15 dias cada, Mateus Saraiva Néri, a 105 anos e um mês. A pena maior ficou para Gabriel Alencar de Oliveira, que foi condenado a 136 anos e 20 dias de prisão.

RECURSO

Sob a alegação de que a decisão do Conselho de Sentença foi contrária às provas apresentadas nos autos, dois dos advogados dos réus recorreram da decisão pedindo a anulação do julgamento. Em outro recurso, pediram a redução das penas. Por unanimidade, os membros da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça julgaram improcedentes os recursos e mantiveram as penas impostas no julgamento do Tribunal do Júri. Todos os réus estão presos.

Comentários

Acre

Bandido é baleado na perna ao tentar tomar arma de PM na Capital do Acre

Publicado

em

Militares do Grupamento de Intervenção Rápida e Ostensiva (Giro), que faz parte do Batalhão de Operações Especiais (Bope), eles foram acionados via Copom para atenderem uma ocorrência onde três criminosos estariam em um carro modelo VW/Fox, de cor preto, na Cidade do Povo, tentando cometer roubos na região.

A guarnição foi até ao local e quando chegou na rua Franco Silva, os policiais interceptaram o veículo e deram voz de parada aos bandidos. Um deles era o foragido que havia cortado a tornozeleira eletrônica, Denilson Magalhães, que desobedeceu a ordem, saiu correndo em uma área de mata, na tentativa de fugir de um policial do Giro que estava em uma motocicleta.

Ao tentar alcançar o criminoso, o PM caiu em uma ribanceira na área de mata e o bandido identificado como Denilson Magalhães de Freitas, 25 anos, ao perceber que o militar estava machucado, tentou pegar a arma de fogo do agente do Giro, porém, mesmo lesionado, o militar reagiu e consegui ferir o criminoso com um tiro na perna e em seguida conseguiu prendê-lo. Os outros dois comparsas de Denilson se entregaram ao sair do veículo e também foram presos.

Foi informado que tem registro como foragido da Justiça, foi ferido com um tiro após tentar pegar arma de um policial militar, e os comparsas dele foram presos na manhã deste sábado (23). A ocorrência aconteceu no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básica para prestar os primeiros atendimentos ao bandido. Depois do atendimento, Denilson foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco, em estado de saúde estável.

Os outros dois bandidos comparsas de Denilson foram conduzidos juntamente com o carro à Delegacia de Flagrantes (Defla), para serem tomadas as medidas cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco oficializa posse de servidores convocados no processo simplificado do Saerb

Publicado

em

190 profissionais foram classificados em mais de 40 cargos (Foto: Renilson Rodrigues/Assecom)

A Prefeitura da capital por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), oficializou nesta sexta-feira (22), a posse de 190 profissionais classificados no processo simplificado do Saerb em mais de 40 cargos distribuídos entre ensino fundamental, médio e superior.

Segundo o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, essa convocação é positiva tendo em vista que isso vai somar para que a autarquia possa oferecer um serviço de boa qualidade à população.

“O Saerb, desde a reversão, vem se preocupando com um serviço de melhor qualidade e nós temos vários setores, desde a captação, tratamento e distribuição, a parte burocrática do próprio Saerb em si. Então, nós tínhamos vários servidores pela terceirizada, era uma empresa que nos custa caro mantê-la e então alinhamos fazer esse seletivo até que saia o concurso efetivo”.

Para Alexandre Barreto, que ficou em primeiro lugar na classificação do cargo de administrador no Processo Seletivo Simplificado, é com muita alegria que assume esse posto.

“Pra mim foi ao mesmo tempo, uma surpresa e a concretização de uma vontade grande em participar do serviço público. Nós sabemos que a gestão dessa prefeitura está dando um grande passo pro trabalho e dignidade e, para mim, que já sou administrador e agora entrar na Diretoria de Planejamento está sendo muito gratificante, o Brasil está passando por uma modernização no serviço público. Tenho certeza que a Prefeitura de Rio Branco está alinhada com isso”.

O prefeito da capital também esteve presente nesse momento e aproveitou para parabenizar os convocados, que agora fazem parte do quadro de servidores provisórios do município.

“Eu acho muito importante esse trabalho que vem sendo feito pelo Saerb. Ele está sempre se renovando. É uma empresa que vai nos orgulhar com certeza daqui a um tempo e que nós teremos água nessa cidade e ainda precisamos bastante desses profissionais para manter as redes funcionando e, consequentemente, água na cidade”.

Comentários

Continue lendo

Acre

“Uma nova história“, diz Nicolau ao visitar obras da ponte em Sena Madureira

Publicado

em

Acompanhado pelo colega de parlamento Gilberto Lira, o primeiro secretário da ALEAC, Nicolau Junior visitou na tarde deste sábado(23), as obras da ponte do II distrito, em Sena Madureira.

Orçada em R$ 36 milhões, e com uma extensão de 232 metros, a ponte vai ligar o tradicional bairro do II distrito ao centro da cidade, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade.

Responsável pela obra, o engenheiro Daniel Diede explicou aos parlamentares que a construção está com 80% do projeto concluído , e tem previsão para ser concluída até novembro. 110 operários trabalham para cumprir o cronograma e garantir que a obra seja entregue dentro do prazo previsto.

“Depois que essa ponte for entregue, Sena Madureira vai vivenciar uma nova história. O governo está cumprindo outra promessa, igual tantas que vem cumprindo. Nós na ALEAC, vamos continuar dando o suporte necessário nos projetos de grande alcance social”, garantiu Nicolau.

Anfitrião, Gilberto Lira agradeceu a visita do primeiro secretário e ratificou o apoio na Casa de Lei as ações do governo.

Comentários

Continue lendo

Em alta