fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Justiça confirma condenação de empresa por falha na prestação de serviço a consumidor em Xapuri

Publicado

em

Consumidor adquiriu TV com defeito e loja não realizou troca por produto da mesma espécie, em perfeitas condições de uso, nem apresentou solução para o problema

A 1ª Turma Recursal (TR) dos Juizados Especiais negou apelação, mantendo, assim, condenação de empresa varejista ao pagamento de indenização por danos morais por falha na prestação de serviço.

A decisão, que teve como relatora a juíza de Direito Olívia Ribeiro, publicada na edição nº 7.105 do Diário da Justiça eletrônico (DJe), da última sexta-feira. 15, considerou, no entanto, que o valor estipulado em reparação à imagem e honra do consumidor não é adequado às peculiaridades do caso, merecendo revisão por parte do órgão de apelações do Sistema de Juizados Especiais.

Entenda o caso

De acordo com os autos, a empresa foi condenada pelo Juizado Especial Cível (JEC) da Comarca de Xapuri ao pagamento de indenização no valor de R$ 10 mil. O consumidor alegou que adquiriu uma televisão que apresentou defeito (vício), mas que a demandada não efetuou a substituição do aparelho, afrontando direito do consumidor. A sentença assinala a comprovação tanto da falha na prestação de serviço quanto do dano moral alegado pelo demandante.

A empresa varejista apresentou recurso junto à 1ª TR, sustentando, em síntese: que não houve falha na prestação dos serviços, que não é possível realizar troca do produto e que os danos morais não ocorreram de fato, requerendo, assim, a reforma total ou parcial da sentença.

Foi requerida ainda, alternativamente, a diminuição do valor estipulado para a indenização por danos morais, na forma fixada pelo JEC da Comarca de Xapuri.

Recurso rejeitado

A magistrada relatora Olívia Ribeiro entendeu que a sentença foi justa e adequada, não merecendo reforma do mérito, mas tão somente ajuste no valor da indenização, em respeito aos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade.

A juíza de Direito relatora também registrou que a existência do vício não foi contestada pela empresa, tendo restado demonstrado “descaso por parte da recorrente que, até a presente data, não substituiu o produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso, ou apresentou qualquer solução ao consumidor”.

“(Os) transtornos ao recorrido (…) excederam os limites do mero aborrecimento, configurando abalo que foge à normalidade e interfere no comportamento psicológico do indivíduo capaz de ensejar a reparação civil”, registrou a magistrada no voto perante o Colegiado de juízes de Direito.

Por fim, Olívia Ribeiro decidiu por manter a sentença pelos próprios fundamentos e fixar o valor da indenização em R$ 4 mil, considerado mais adequado ao caso concreto. O voto da relatora foi acompanhado de maneira unânime pelos demais juízes de Direito que compõem a 1ª Turma Recursal. (Processo: 0701666-38.2021.8.01.0007)

 Marcio Bleiner Roma Felix | Comunicação TJAC

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo nomeia aprovados em concurso público do Instituto Socioeducativo do Acre

Publicado

em

Por

O governo do Estado anunciou oficialmente a nomeação dos candidatos que foram aprovados em concurso público visando ao preenchimento de cargos efetivos do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE/AC), entidade fundamental para a implementação de políticas socioeducativas no Acre.

A convocação dos candidatos aprovados representa não apenas o cumprimento de um processo seletivo rigoroso, mas também a concretização de um compromisso do governo em fortalecer as instituições públicas por meio da inclusão de profissionais qualificados. 

Os nomeados estão aptos a assumir seus cargos efetivos no órgão, nas funções de agente socioeducativo feminino, agente socioeducativo masculino, assistente social, psicólogo, técnico administrativo e operacional (auxiliar administrativo) e técnico administrativo e operacional (motorista). Confira o edital.

Conforme decreto, os candidatos nomeados têm até o dia 29 de maio de 2024 para apresentar os documentos pertinentes ao cargo e efetuar a assinatura do termo de posse. 

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

No GovCast, secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia destaca participação da delegação acreana em evento comercial na China

Publicado

em

Por

O GovCast, programa de podcast do governo do Acre, transmitido ao vivo nesta quinta-feira, 2, do estúdio da Rádio Aldeia e pela Rádio Difusora em Rio Branco, teve como entrevistado o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, falando sobre a missão internacional realizada na China, de 15 a 29 de abril, quando representantes de segmentos produtivos do Acre, empresários e órgãos de governo compuseram uma delegação de 40 pessoas para participar da maior feira mundial de negócios, a Canton Fair (Feira de Cantão).

Secretário destacou papel da Seict, em parceria com Sebrae e Fieac, para valorizar o segmento produtivo. Foto: Neto Lucena/Secom

Na entrevista aos jornalistas da Agência de Notícias do Acre, Andréia Nobre e Diego Gurgel, Mesquita enfatizou a importância da participação do Acre no evento, pois coloca a produção industrial acreana em mais evidência para o mundo, bem como mostra aos empresários acreanos que é possível e é viável essa relação comercial voltada à exportação e ao desenvolvimento regional.

Outro ponto destacado por Mesquita foram as ações pontuais de divulgação da rota pelo Pacífico, via BR-317, na tríplice fronteira com Bolívia e o Peru, para empresários brasileiros e de outros países, com o objetivo de abrir caminhos para promover exportações e relações comerciais favoráveis à região acreana.

Titular da Seict abordou ações de governo para incentivo à indústria local, com iniciativas que incentivem o comércio internacional. Foto: Neto Lucena/Secom

“As necessidades de ajustes no posto de fiscalização já foram levantadas e soluções já estão sendo estudadas, para serem implementadas num amplo projeto, que faça jus à importância da atividade nesse local tão estratégico para o comércio internacional no estado”, frisou.

O secretário destacou ainda o papel da Seict de desenvolver ações contínuas, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação de Indústria do Acre (Fieac) para valorizar o segmento produtivo com incentivos fiscais, estímulo ao associativismo empresarial e ações de governo que venham a oferecer novas tecnologias, com vistas a melhorias produtivas que gerem mais postos de trabalho.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Vice-governadora do Acre é diagnosticada com pneumonia após participar de evento na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia

Publicado

em

Por

Mailza teve febre alta, tosse e desconforto respiratório. Sintomas apareceram após governante voltar da missão internacional do Fundo Verde para o Clima representando o Acre.

No comunicado, a vice-governadora demonstra otimismo e acredita que estará 100% recuperada em pouco tempo. Foto: assessoria

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, foi diagnosticada com pneumonia e teve que ficar em observação no pronto-socorro de Rio Branco, na noite desta quarta-feira (1º), após ter febre alta, tosse e desconforto respiratório. O Governo do Acre divulgou uma nota sobre o estado de saúde dela. Na manhã desta quinta-feira (2), ela já havia recebido alta.

De acordo com o documento, Mailza, teve de aguardar no hospital pelo resultado de exames mais específicos. Os sintomas tiveram início após retorno da vice-governadora da cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde participou da missão internacional do Fundo Verde para o Clima – Green Climate Fund (GCF), representando o governo do Estado.

O GCF financia projetos e programas tanto para redução de emissões (mitigação) quanto para o aumento da resiliência aos efeitos das mudanças do clima (adaptação). Estes poderão ser desenvolvidos pelos setores público e privado para atingir objetivos e metas nacionais de desenvolvimento sustentável.

Os exames confirmaram uma pneumonia leve e ela foi liberada para seguir o tratamento e as orientações médicas em casa.

Mailza, após sair do hospital, divulgou em suas redes sociais um agradecimento aos profissionais da saúde que a atenderam, as mensagens e orações que recebeu. No comunicado, a vice-governadora demonstra otimismo e acredita que estará 100% recuperada em pouco tempo.

Áreas de financiamento

O GCF financia projetos e programas tanto para redução de emissões (mitigação) quanto para o aumento da resiliência aos efeitos das mudanças do clima (adaptação). Estes poderão ser desenvolvidos pelos setores público e privado para atingir objetivos e metas nacionais de desenvolvimento sustentável. O Fundo tem por objetivo balancear as alocações para mitigação e adaptação de forma igualitária, mantendo também um equilíbrio entre os países.

O GCF estabeleceu, ainda, áreas de impacto estratégico para mitigação e adaptação, que compõem a Matriz de Resultados (RMF na sigla em inglês). São elas:

Confira a íntegra da nota:

“A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, deu entrada no Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1, com febre alta, tosse e desconforto respiratório.

De acordo com as primeiras avaliações médicas, Mailza foi diagnosticada com pneumonia, e por isso ficará em observação no Hospital, aguardando o resultado de exames mais específicos.

Os sintomas tiveram início após retorno dela de Santa Cruz de Lá Sierra, na Bolívia, onde participou de missão internacional do GCF representando o governo do Estado.

Agradecemos todas as mensagens de preocupação e demonstrações de carinho com a vice-governadora, neste momento.

Governo do Acre

Secretaria de Estado de Comunicação”

Comentários

Continue lendo