Juiz concede liberdade para Leopoldo Fernández, ex-governador de Pando

Quando foi acordado conceder-lhe prisão domiciliar por seu delicado estado de saúde. A medida o impediu de deixar a cidade anfitriã do governo.

Leopoldo Fernandez dia antes de ser preso e levado ao presídio em La Paz – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

Depois de cumprir metade de sua sentença, o ex-presidente de Pando, Leopoldo Fernández, se beneficiou da liberdade pura e simples. A ex-autoridade foi um dos políticos perseguidos pelo governo de Evo Morales pelo massacre de Porvenir, no qual 13 pessoas morreram.

Em 10 de março de 2017, o Sexto Tribunal de Sentença emitiu uma sentença de 15 anos de prisão contra o primeiro.

Em 16 de setembro de 2008, Fernández foi convocado com mentiras pelo ex-ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, para uma reunião no aeroporto de Cobija, a reunião não ocorreu porque ele foi imediatamente preso e transferido para a cidade de La Paz, como apreendido.

A antiga autoridade departamental de Pando foi acusada de crimes de terrorismo, assassinato, ferimentos graves e muito graves e associação criminosa.

Quintana, seu principal detrator, agora é refugiado na embaixada mexicana em La Paz, aguardando uma passagem segura para asilo no país asteca.

Caso Porvenir: Justiça concede liberdade irrestrita, simples e pura a Leopoldo Fernández

Fernández cumpriu prisão preventiva na prisão de San Pedro de La Paz de setembro de 2008 a fevereiro de 2013 , quando foi acordado conceder-lhe prisão domiciliar por seu delicado estado de saúde. A medida o impediu de deixar a cidade anfitriã do governo.

Outros julgamentos

No entanto, Leopoldo Fernández ainda enfrenta outros três processos judiciais em Pando , iniciados pelo governo daquele departamento, que também espera ser derrubado por sua defesa.

“ Vejo que toda a validade do Estado de Direito começa a ser instalada (…) Começamos a mostrar ao país que realmente há a melhor predisposição para administrar como qualquer sociedade civilizada”, acrescentou a ex-falha de Pando.

O Tribunal da Sexta Sentença da cidade de La Paz decidiu conceder esse benefício ao ex-Pando na segunda-feira pelo caso Porvenir.

O advogado de Leopoldo Fernández, Karlo Brito, informou através da rede ATB que seu cliente “foi absolvido por quatro crimes, incluindo terrorismo, assassinato, homicídio e ferimentos graves e leves, depois foi condenado (15 anos de prisão) por homicídio, mas no grau mediano de autoria, esta resolução foi apelada com recurso. ”

“Vejo que toda a validade do Estado de Direito começa a ser instalada (…) Começamos a mostrar ao país que realmente há a melhor predisposição para administrar como qualquer sociedade civilizada”, disse o ex-Pandino.

Fernández cumpre prisão domiciliar desde 2013, depois de ter sido detido na prisão de San Pedro desde 2008, pelos crimes mencionados, perfazendo um total de 11 anos de privação de liberdade. Em 2017, ele foi condenado a 15 anos de prisão pelo crime de homicídio no caso Porvenir.

A defesa de Fernández também anunciou que ele tem três outros julgamentos, para os quais ele procurará encontrar uma solução.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima