Geral
Jornalista Salomão Matos é cogitado à disputar prefeitura de Porto Acre
Salomão Matos diz que nada foi decidido ainda, mas admite que a política é a única maneira de tirar o município do atraso econômico e da contra mão da história.
Um nome de peso que pode ser uma verdadeira surpresa para os caciques e coronéis da política no município de Porto Acre e que vem sendo cogitado para ser o futuro prefeito da cidade, é o do polêmico e intrépido jornalista Salomão Matos.
Sem papas na língua e conhecido pela sua postura ética e dura contra os governantes na luta contra a corrupção e desmandos no estado, além de estar sempre presente nas demandas e reivindicações dos pequenos produtores rurais de Porto Acre, Matos diz que desde o ano passado vem recebendo propostas para disputar o pleito em 2020, mas fez mistério e disse que não tem nada decido.
Salomão Matos, ja foi candidato a deputado estadual pelo Partido Progressista (PP), onde é filiado desde 2014 na sigla do governador do Acre Gladson Cameli e fez sua campanha voltada para desrratizar o parlamento acreano na Assembleia Legislativa naquele ano.
Apesar de ter sido derrotado nas urnas, Matos tem fácil acesso a figuras conhecidas da política como o senador Sérgio Petecão, a deputada federal Mara Rocha, o Vice Governador Major Rocha e é amigo pessoal dos deputados estaduais José Bestene (PP) e Fagner Calegario da Rede Sustentabilidade entre outros.
Procurado para confirmar ou não em relação a sua pré candidatura, Salomão Matos, se disse desacreditado da política dos últimos anos, mas admitiu que não vê outra alternativa de melhorar a vida das pessoas que sofrem nas mãos de governantes sem escrúpulos e falta de compromisso algum como povo.
“Me fizeram vários convites sim para disputar a prefeitura. Inclusive o meu amigo pessoal e ex prefeito Carlinhos da Saúde (PSDB) cogitou essa possibilidade. A política é um jogo muito sujo. Quem tem dinheiro, o que não é meu caso, quase sempre vence uma eleição porque as pessoas não estão preparadas para escolher gestores compromissados com o progresso e o futuro, principalmente dos nossos jovens. Tenho que conversar com minha familia e amigos, mas nessa vida, estamos aqui para ajudar e se for preciso entrar nessa guerra pelo melhor, eu posso sim até me candidatar e se for, será pelo meu partido progressista e ajudar o nosso governador por um Acre melhor”, disse Matos.
Comentários
Geral
Governo do Estado aplica capacitação em conselhos tutelares de todos municípios do Acre
Em busca de capacitar os conselheiros tutelares que atuam diretamente no atendimento a crianças e adolescentes com direitos violados, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), está promovendo, ao longo deste ano, a capacitação sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Conselho Tutelar (Sipia-CT) nos municípios do estado.
O Sipia é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele oferece dados agregados em nível municipal, estadual e nacional, constituindo-se como uma base única nacional para a formulação de políticas públicas no setor.
O sistema de registro de violações de direitos apresenta a quantidade de violações, incluindo o número de notificações de violência sexual contra crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, por município, além do total no estado.
As capacitações foram realizadas pelo chefe da Divisão de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SEASDH, Marcos Thalles, nos municípios de Brasileia, Assis Brasil, Capixaba, Bujari, Plácido de Castro, Sena Madureira, Manoel Urbano, Tarauacá, Feijó, Senador Guiomard, Xapuri, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Acrelândia.
Marcos destaca que “os Conselhos Tutelares são responsáveis por receber e apurar denúncias sobre violações dos direitos de crianças e adolescentes, como maus-tratos, evasão escolar, trabalho infantil e exploração sexual. O sistema e os dados são armazenados no portal Gov.br, garantindo a segurança da informação”.
O Sipia fundamenta-se no Estatuto da Criança e do Adolescente e tem três objetivos primordiais: operacionalizar, na base, a política de atendimento aos direitos, possibilitando uma leitura objetiva e completa da queixa ou situação apresentada ao Conselho Tutelar; Encaminhar a aplicação da medida mais adequada para sanar a situação e restabelecer o direito violado; subsidiar as demais instâncias – Conselhos de Direitos e autoridades competentes – na formulação e gestão de políticas de atendimento.
Comentários
Geral
Em Cruzeiro do Sul, dependentes químicos fazem de terreno baldio “cracolândia”
Comentários
Geral
Vídeo: Professor é assaltado e agredido com tijolada na cabeça enquanto caminhava em Rio Branco
O professor João Francisco Almeida de Souza, de 56 anos, conhecido como “J. Almeida”, foi vítima de um roubo seguido de agressão na noite deste domingo (13), na Avenida Getúlio Vargas, próximo à prefeitura de Rio Branco. João Francisco, que voltava para casa, foi abordado por um casal de moradores em situação de rua, um deles armado com uma faca.
Os criminosos exigiram o celular da vítima e, após o roubo, um dos assaltantes atingiu o professor com uma tijolada no rosto. Mesmo ferido, João conseguiu chegar ao Comando-Geral da Polícia Militar para pedir socorro.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e levou o professor à Unimed, onde ele passou por exames. O caso está sob investigação da Polícia Civil.
Você precisa fazer login para comentar.