fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Instituições planejam estratégias para garantir segurança do réveillon de Assis Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil irá promover mais uma festa de réveillon para a população local e visitantes. O evento é um dos mais aguardados pelos moradores e turistas que escolhem o município para passar a virada do ano.

Na manhã desta quarta-feira, 13, uma reunião de alinhamento foi realizada pela prefeitura de Assis Brasil. Participaram das discussões o vice-prefeito Reginaldo Martins, o promotor de justiça de Assis Brasil, Eduardo Lopes, além de representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, associações de vendedores de comidas e bebidas e equipe da prefeitura.

O evento também é muito aguardado pelo comércio local, que ver nessa data a possibilidade de melhorar as vendas. Os informais também esperam lucrar nas festividades de fim de ano com as vendas de comidas, bebidas e outros artigos.

Depois de horas de discussões e ideias para garantir a segurança de todos, o grupo encaminhou as principais medidas que serão tomadas. Entre elas estão a publicação de portaria judicial disciplinando a permanência de menores no local da festa, a participação do Conselho Tutelar, a contratação de segurança privada e a presença do policiamento ostensivo.

O evento contará com praça de alimentação, área de bebidas, além da realização da shows musicais e queima de fogos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidência do TJAC faz homenagem às mães

Publicado

em

Por

“… e não há nada pra comparar, para poder lhe explicar – como é grande o meu amor por você” – canção embalou o evento

Em um ato de reconhecimento, o Tribunal de Justiça do Acre celebrou o “Dia das Mães” homenageando as desembargadoras, servidoras e colaboradoras em uma cerimônia especial realizada nesta sexta-feira, 10. O evento foi marcado por emoções e gratidão, reunindo o quadro funcional para comemorar a data, bem como o papel fundamental que as mães desempenham na sociedade e no ambiente de trabalho.

Em seu discurso, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, criou uma atmosfera acolhedora refletindo sobre o espírito de solidariedade e apoio, que caracteriza a missão compartilhada por todos que integram a instituição. “O mundo precisa de nós. As mulheres nasceram com o dom da criação, assim que cada uma possa colaborar com o bem, a justiça e a paz”, disse.

Foram realizadas diversas homenagens: o servidor Fábio Miranda dedicou a música “Eu sei que vou te amar” de Tom Jobim ao público, que se comoveu com as notas no saxofone. Depois, Ana Clara, filha da secretária de Projetos Sociais do TJAC, Regiane Verçosa, cantou “De janeiro a janeiro”, canção de Roberta Campos. O momento musical se completou com o anúncio da reativação do coral do Tribunal, agora denominado “Cancioneiros da Paz”, sob a regência do maestro Lidson Martins.

A fofura da Maitê, filha da Nina Gadelha, servidora da 3ª Vara Cível de Rio Branco, tirou sorrisos de todos, seguido pelo vídeo do Guilherme que mora no exterior e recitou um poema para sua mãe Mirlene Thaumaturgo. Esses gestos traduzem o significado da maternidade com carinho e sinceridade, descrevendo de forma única os laços profundos que existem entre as mães e filhos.

Em um ambiente de confraternização, as servidoras puderam desfrutar ainda de serviços de beleza, com escova, chapinha, maquiagem e design de sobrancelha. Entre cada atração, também foram realizados sorteios de brindes. A atividade desenvolvida pelo TJAC, por meio da Gerência de Qualidade de Vida, contou ainda com apoio do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário, Ambiente Eventos, Semijóias Rosângela Raulino, Iris Tavares, Salão de Beleza Rosa Chanceler e a maquiadora Wal Bardales.

Como ocorre tradicionalmente nas comemorações anuais, o destaque foi o desfile. Mães e filhos protagonizaram na passarela e foram muito ovacionados. O participantes entregaram carisma, alegria e afetos no encerramento da agenda.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Sede do TJAC tem iluminação laranja em campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado

em

Por

A cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil e cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos. Todos os anos mais de 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país

Lançada na última quinta-feira, 9, em Rio Branco, pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), a campanha “Nunca é tarde”, ganha mais um reforço neste “Maio Laranja” de combate aos crimes de abuso sexual infantil. Os prédios do Poder Judiciário do Acre, durante todo o mês de maio, ficarão com iluminação na cor laranja em alusão às campanhas que priorizam a política nacional e estadual de prevenção a esses crimes.

O Anuário de Segurança Pública mostra que, em 2022, 60% dos casos de estupros no país, foram de crianças e adolescentes, sendo que a maioria das vítimas, 88,7%, são meninas, violentadas geralmente por pessoas do seu círculo de convivência, 82,7% dos abusadores são conhecidos das vítimas.

Campanha

Somados ao lançamento da campanha, foi firmada a Carta de Compromisso Institucional para realização de eventos de prevenção e combate a crimes sexuais, cometidos contra crianças e adolescentes, contra mulheres e pessoas LGBTQIA+. Assinaram o documento a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, o deputado Eduardo Ribeiro, pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro, a defensora pública-geral, Simone Santiago, e a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Zilmar, representando o governo.

O dia 18 de maio, data Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é conhecido pelo projeto de lei 9970/00, instituído após ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

Disque 100

Disque Denúncia. Disque Direitos Humanos

O abuso e exploração sexual de Crianças e Adolescentes é crime! Denuncie.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 900 recém-nascidos são beneficiados com doação de leite humano no Acre

Publicado

em

A campanha nacional de incentivo ao aleitamento em 2024 também terá foco no apoio à mulher trabalhadora que amamenta.

O secretário de Atenção Primária, Felipe Proenço, fez um chamado à população sobre a importância de se doar leite humano.

assessoria

O Ministério da Saúde registrou a doação de 253 mil litros de leite humano a partir da ação de 198 mil mulheres em 2023. Com isso, cerca de 225.762 recém-nascidos foram diretamente beneficiados em todo o Brasil. O número é 8% maior do que o registrado em 2022 e representa 55% da real necessidade por leite humano no país.

No último ano, no Acre, foram doados cerca de 575 litros de leite que beneficiaram 901 bebês. Para ampliar ainda mais esse quantitativo, a pasta lançou a campanha ‘Doe leite materno: vida em cada gota recebida’. A meta para 2024 é ampliar mais 5% a oferta de leite materno a recém-nascidos internados nas unidades neonatais do país.

Estima-se que a cada ano 340 mil bebês brasileiros prematuros ou de baixo peso nasçam no País, o que corresponde a 12% do total de nascidos vivos. O secretário de Atenção Primária, Felipe Proenço, fez um chamado à população sobre a importância de se doar leite humano.

_________________

“É preciso dizer o quanto isso melhora a vida das crianças que estão numa fase fundamental de seu crescimento e do seu desenvolvimento. Também da importância da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), que tem crescido no Brasil”, destacou o secretário.

_________________

A doação de leite humano traz benefícios aos recém-nascidos prematuros ou de baixo peso que estão internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) neonatais e não podem ser amamentados pela própria mãe. As chances de recuperação e de uma vida mais saudável aumentam se a alimentação exclusiva com leite humano for possibilitada.

O Brasil possui 225 bancos de leite humano em todos os estados e 217 postos de coleta. A rede brasileira é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), e atualmente integra a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e Aleitamento Materno (PNAISC).

_________________

A doação de leite humano representa, ainda, uma importante economia de recursos para o País com a diminuição da necessidade de compra de fórmulas infantis para recém-nascidos prematuros nas maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

________________

A campanha nacional de incentivo ao aleitamento em 2024 também terá foco no apoio à mulher trabalhadora que amamenta. O Ministério da Saúde estimula e certifica empresas que mantêm salas de apoio à amamentação seguindo diretrizes nacionais. Atualmente, são 274 salas certificadas em todo o país. O espaço permite a coleta e o armazenamento de leite por mães trabalhadoras, além de ser ponto de apoio e conforto para lactantes com seus bebês.

Em 2023, a pasta anunciou que as salas vão integrar o projeto  das novas Unidades Básicas de Saúde e um projeto piloto está implementando salas de apoio à amamentação em unidades já em funcionamento, começando em cinco estados: Pará, Paraíba, Distrito Federal, São Paulo e Paraná.

O Banco de Leite Humano dos Servidores é um desses espaços. Muitas mães com dificuldade para amamentar agendam visitas ao local para receber orientações e suporte necessário para a ordenha e o armazenamento do leite. Quando há excedente, elas doam aos recém-nascidos internados no hospital.

Benefícios da amamentação: pode reduzir em até 13% das mortes de crianças.

O Ministério da Saúde destaca que a amamentação é a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da morbimortalidade infantil, com grande impacto na saúde da criança, diminuindo a ocorrência de diarreias, afecções perinatais e infecções, principais causas de morte de recém-nascidos. Ao mesmo tempo, traz inúmeros benefícios para a saúde da mulher, como a redução das chances de desenvolver câncer de mama e de ovário.

Estima-se que o aleitamento materno seja capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis. Nenhuma outra estratégia isolada alcança o impacto que a amamentação tem na redução das mortes de crianças nessa faixa etária.

Comentários

Continue lendo