fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Inscrições para Processo Seletivo do IFAC são gratuitas

Publicado

em

Nesta edição estão sendo ofertadas 870 vagas, em 17 cursos técnicos, nos seis campi

As inscrições para o Processo Seletivo 2017/1 do Instituto Federal do Acre (IFAC) são gratuitas e seguem até o dia 15 de janeiro de 2017. Nesta edição estão sendo ofertadas 870 vagas em 17 cursos técnicos. Para participar da seletiva, o candidato precisa acessar o site www.ifac.edu.br/processoseletivo e clicar na aba “Inscreva-se”.

Após esta etapa, é preciso escolher em qual modalidade deseja participar. Nesta edição, o IFAC está ofertando cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio. As oportunidades estão disponíveis nos campi Rio Branco, Avançado Baixada do Sol, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

Em relação aos cursos técnicos integrados, estes contam com vagas dedicadas a estudantes que já concluíram o ensino fundamental, mas que desejam dar continuidade à grade regular de ensino e ainda ter a oportunidade de optar por um curso técnico profissionalizante. Para aqueles que já concluíram o ensino médio e têm o interesse em dar andamento à carreira profissional, a modalidade a ser escolhida é a subsequente, que conta com cursos técnicos com duração de até dois anos.

Após escolher a modalidade, o candidato será direcionado a uma página em que estarão especificados os nomes dos cursos, quantidades de vagas, turnos em que os cursos técnicos serão ministrados, como também os nomes dos campi que contam com as ofertas. É importante, que nesta etapa, o candidato já tenha lido o edital específico da modalidade escolhida. Os documentos estão disponíveis na página online do Processo Seletivo 2017/1.

Dados escolares e questionário socioeconômico

Na primeira etapa da inscrição, deve ser realizado o preenchimento dos dados pessoais, filiação, endereço, se possui ou não alguma deficiência e na sequência inserir os dados escolares. No caso dos candidatos que optarem pela modalidade integrado ao ensino médio, estes terão como opção a inserção das notas do histórico escolar, das matérias de português e matemática. No caso de estrangeiros, as notas devem ser as de língua espanhola.

Há também, para candidatos da modalidade integrado ao ensino médio, a opção de incluir as notas obtidas no certificado de conclusão do ensino fundamental por meio do Programa Especial de Ensino Médio Poronga, ou ainda a média obtida no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Para aqueles que optarem pela modalidade subsequente ao ensino médio, estes terão quatro opções de documentos para comprovação da conclusão do ensino médio. Sendo eles: histórico escolar, certificado de conclusão através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), certificado de conclusão por meio de Provão ou certame equivalente, e ainda Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Após o preenchimento destas informações, o candidato deve avançar para segunda fase da inscrição, em que será respondido um questionário socioeconômico. O documento é obrigatório para todas as modalidades e opções de cursos disponíveis no Processo Seletivo 2017/1.

Escolha do curso

A terceira fase da inscrição para o Processo Seletivo 2017/1 é a opção do curso. Para os candidatos da modalidade integrado ao ensino médio, nesta edição estão sendo ofertadas 510 vagas, em nove cursos técnicos, nos campi Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Xapuri e Tarauacá. Já para os candidatos da modalidade subsequente ao ensino médio, estes têm disponíveis 360 vagas, em oito cursos técnicos, nos campi Rio Branco, Avançado Baixada do Sol e Cruzeiro do Sul.

Após a escolha do curso, o candidato deve avançar para a última fase da inscrição, que é a confirmação dos dados. Conforme descrito nos editais, as informações fornecidas pelo candidato durante o preenchimento dos formulários serão conferidas, posteriormente, no ato da matrícula pela Comissão Permanente de Processo Seletivo de Estudantes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Estado entrega 179 certificados a formandos de cursos do Ieptec, em Plácido de Castro

Publicado

em

Por

Em mais uma formatura realizada pelo governo do Acre, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), foram entregues 179 diplomas e certificados de cursos técnicos e de qualificação profissional. A solenidade foi realizada na quinta-feira, 2, em Plácido de Castro.

Unidade do Ieptec responsável pela execução dos cursos foi o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) João de Deus. Foto: Ascom/Ieptec

Foram 23 formandos do curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, do programa de Bioeconomia; 55 concludentes dos cursos de qualificação profissional do Itinerário Profissional, em Bovinocultor de Leite, Agricultor Agroflorestal e Auxiliar de Agropecuária; e 101 formandos do Itinerário Profissional, dos cursos técnicos em Recursos Humanos, Contabilidade e Secretaria Escolar.

Formandos do ensino médio que estão inseridos no Itinerário Profissional são da Escola João Ricardo de Freitas. Foto: Ascom/Ieptec

Para o formando Guilherme Sarah, do Curso Técnico de Contabilidade, o momento é de muita alegria e gratidão. “Só tenho a agradecer, ao governo do Estado e a toda equipe do Ieptec, por nos proporcionarem esse ensino, essa oportunidade de terminarmos o ensino médio e sairmos também com um curso técnico. Estou muito feliz por estar vivenciando este momento”, ressaltou.

“Com esse curso, eu me formei em uma área de conhecimento mais avançada e que vai além do ensino médio. Estou muito feliz”, comemorou Guilherme. Foto: Ascom/Ieptec

O sentimento de gratidão pela conquista também tomou conta da formanda Ana Jhuly Maia, do Curso Técnico de Recursos Humanos. “Quero agradecer este momento tão especial que o Ieptec nos proporcionou. É muito gratificante estar aqui hoje, concluindo o meu curso, após dois anos de estudos”.

“Creio que todos os meus colegas aqui têm esse mesmo sentimento de gratidão por essa conquista”, acrescentou Ana Jhuly (à direita). Foto: Ascom/Ieptec

“Foi muito bom ver a felicidade dos nossos estudantes nesse momento de entrega”, disse a coordenadora do Cept, Elizete Maia. O gestor do Ieptec, Alírio Wanderley, complementou: “É sempre uma alegria diplomar e certificar nossos alunos. O Ieptec parabeniza a todos e deseja sucesso nas profissões que escolheram seguir”.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo inaugura novo Sine para fortalecer política de inclusão e promoção social na geração de emprego e renda

Publicado

em

Por

Na sede da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), em Rio Branco, foi entregue na manhã desta sexta-feira, 3, a Casa do Trabalhador do Sistema Nacional de Empregos (Sine-AC). O evento contou com a presença de representantes do governo federal, representantes sindicais e de federações da indústria, comércio e serviços. Segundo a coordenadora do sistema no Acre, Jaqueline Castro, “o novo formato do Sine vai atender jovens e adultos que buscam o primeiro emprego e recolocação no mercado, ofertando, além das vagas, cursos específicos, técnicas de redação e formulação de currículo”.

Com mais de 4 mil vagas de emprego encaminhadas desde o início da gestão do governador Gladson Cameli, o Sine-AC vem se tornando referência de inclusão e promoção social no Acre. Na Semana do Trabalhador, a instituição está de casa nova e agora conta com novos serviços, visando ampliar ainda mais a oferta de emprego e renda.

Solenidade reuniu representantes do governo federal, estadual, centrais sindicais e federações da indústria, do comércio e de serviços. Foto: Sabrina Salomon/Seict

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, ressaltou a parceria feita entre o governo do Estado, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Superintendência do Patrimônio da União (SPU). “Apresentamos esse projeto ao governo federal e fomos contemplados com essa filosofia de melhor acolher o trabalhador. A Casa do Trabalhador representa a ampliação dos serviços, com apoio psicológico, diminuindo tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho”, afirmou.

Para o representante da Central Única do Trabalhador (CUT-AC), Edmar Batistela, membro do Conselho Estadual de Emprego e Renda, o espaço novo vai ampliar e facilitar a oferta de empregos. “É preciso levar essa informação a toda a sociedade”, destacou.

O presidente do Sindicato da Indústria de Alimentos do Acre, José Luiz Felício, parabenizou as instituições parceiras. Ressaltou que “a busca ativa que será realizada nas empresas vai organizar a oferta e a demanda por vagas de acordo com as necessidades do mercado de trabalho”.

O vice-presidente da Federação da Indústria do Estado do Acre, João Paulo Pereira, destacou a proposta de qualificação dos trabalhadores. “Essa é uma estratégia que vai resolver uma questão fundamental para o mercado de trabalho. Temos que parabenizar o governo do Estado e o governo federal pela nova visão que fortalece o empreendedorismo”.

Novo prédio entregue pelo SPU e MTE será reformado para atender demandas da Casa do Trabalhador. Foto: Sabrina Salomon/Seict

Novo prédio

Ainda na manhã desta sexta-feira, o superintendente do MTE, Leonardo Lini, e o superintendente do SPU, Tiago Mourão, assinaram o termo de entrega do prédio onde funcionava a Funasa, onde, após uma reforma, será a sede do novo Sine, a Casa do Trabalhador.

“Os imóveis da União estavam praticamente abandonados. Com a nova gestão do presidente Lula, esses imóveis passam a servir a sociedade com finalidade e vocação. Ao sermos procurados pelo Ministério do Trabalho e a Seict, de prontidão apoiamos a causa do Sine para instalação da Casa do Trabalhador”, disse Mourão.

O espaço atenderá as demandas de qualificação dos trabalhadores. A Seict vai incorporar, as suas atividades, cursos do Polo Digital e do Instituto Êxito, que visam à formação e capacitação do cidadão.

O Sine no Acre

Com mais de 35 mil atendimentos e 4 mil encaminhamentos de profissionais ao mercado de trabalho, o Sine no Acre se destaca na mediação de vagas para o mercado de trabalho, uma parceria com a iniciativa privada no cadastramento, acompanhamento de processos jurídicos do trabalhador doméstico e outras atividades.

Com o novo serviço, o governo do Acre amplia sua visão de parceria e a relação com a comunidade, com foco no crescimento e rentabilidade para empresas locais, além da responsabilidade socioambiental e cultural da região.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Estado inicia planejamento para realização da Expoacre Juruá

Publicado

em

Por

O governo do Acre iniciou nesta sexta-feira, 3, o planejamento para a realização da Expoacre Juruá, em Cruzeiro do Sul. Membros da equipe de organização estiveram nas dependências do estádio Arena do Juruá, local de realização da segunda maior feira agropecuária dos acreanos, para avaliar a estrutura que receberá expositores, arenas de shows e de rodeio, um evento que promete movimentar a região com entretenimento, geração de oportunidades de trabalho, lazer e promoção da cultura da região.

Organizadores estiveram nas dependências do estádio Arena do Juruá para avaliar a estrutura que receberá a segunda maior feira agropecuária do Acre. Foto: Marcos Santos/Secom

“Neste primeiro momento, estamos observando a estrutura erguida na edição passada da feira e, posteriormente, após feitas as licitações, serão feitas correções, melhorias e ampliação do espaço, com o intuito de transformar a Expoacre Juruá, em 2024, num evento ainda mais atrativo e grandioso”, informou João Casas Lopes, um dos responsáveis pela coordenação da feira.

João Casas: “A meta do governo é deixar o evento ainda mais atrativo”. Foto: Marcos Santos/Secom

A 19ª edição do evento será realizada entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, com a meta de movimentar um grande volume de negócios para empresários, empreendedores, produtores rurais, entre outros. De acordo com a organização, o próximo passo será executar, no início de julho, a etapa de inscrição dos expositores.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo