Índia de 90 anos morre após ‘quartinho’ incendiar na madrugada em Brasiléia

Era por volta da meia-noite de sábado, quando o Corpo de Bombeiro localizado na cidade de Eptiaciolândia foi acionado para apagar um incêndio numa casa no Bairro Leonardo Barbosa, na cidade vizinha de Brasiléia e que poderia ter  um a vítima das chamas.

Ao chegarem no endereço, o fogo já havia sido debelado por vizinhos que utilizaram baldes d’águas, assim evitando que as chamas alcançassem as casas nas laterais. Foi confirmado que havia uma vítima, uma senhora de 90 anos, identificada como Joana da Silva Jaminawa, uma das índias mais antigas de Brasiléia.

Foi então que os socorristas dos Bombeiros a imobilizaram termicamente, já que seu corpo apresentava cerca 90% de queimaduras e necessitava de cuidados intensivos. Dona Joana foi levada para o hospital de Brasiléia onde recebeu os primeiros socorros.

Segundo foi apurado e ainda está sendo investigado, o pequeno local de madeira com cerca de 10 metros quadrados onde vivia a anciã, pode ter tido como causa do incêndio, um pequeno fogareiro usado para fazer uma espécie de chá. Dona Joana pode ter dormido e deixado o fogo acesso.

Devido seu estado crítico e não ter uma unidade para queimados em Brasiléia, foi necessário a transferência para a Capital. Infelizmente, não suportou e foi a óbito durante a viajem ainda na madrugada. Seu corpo foi liberado aos parentes para ser velado.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima