Extra

Incompetência? Apagão pode ter causado prejuízo de mais de R$ 1 milhão na saúde de Cruzeiro do Sul

Imagem ilustrativa

O apagão que ocorreu no último domingo, no período da tarde, expôs um prejuízo que pode ultrapassar R$ 1 milhão à saúde municipal.

A suspeita é que milhares de doses de vacinas podem ter estragado por ingerência do secretário Marcelo Siqueira.

Segundo o protocolo do Programa Nacional de Imunização (PNI), quando esse tipo de sinistro ocorre, o gestor deve determinar imediatamente o recolhimento de todas as vacinas armazenadas nos postos de saúde para a central de distribuição, que em Cruzeiro do Sul, funciona na sede do PAN, no bairro Copacabana.

Como os responsáveis pelas unidades de saúde não receberam esse comando do secretário Marcelo Siqueira, as doses ficaram por quase cinco horas armazenadas sem energia elétrica, o que pode ter estragado milhares de doses de vacina.

Há relatos de que algumas unidades estão desabastecidas das vacinas para febre amarela, tríplice viral e a vip. Alguns pacientes procuraram doses na unidade do Aeroporto Velho e foram informados pela equipe que estão indisponíveis na unidade.

Depois que o problema foi exposto por vários gestores de unidades, a secretaria tenta agora abafar o caso, mas o prejuízo financeiro pode superar um milhão de reais.

Comentários

Publicado por
Da Redação