fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Imunização: adolescentes podem tomar até dez vacinas diferentes

Publicado

em

Por Suellen Martins

Para definir o esquema de doses, é necessário considerar o passado vacinal do indivíduo.

A vacinação é importante em todas as faixas etárias, inclusive na adolescência. Assim, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) prevê até dez vacinas diferentes para o público entre 10 e 19 anos. Para definir o esquema de doses, é necessário considerar o passado vacinal do indivíduo.

Conforme a SBIm, nos últimos anos, estão sendo enfrentadas dificuldades crescentes em alcançar as metas das coberturas vacinais. Em 2019, por exemplo, nenhuma das metas recomendadas para menores de um ano foi alcançada. Quando a baixa adesão começa em idades menores, segundo a Sociedade, ela se estende à adolescência.

As causas para a baixa adesão, de acordo com a SBIm, são inúmeras, como a não valorização da doença, dúvida sobre segurança e eficácia das vacinas, horário de funcionamento das unidades de saúde, falta de vacina, desinformação e notícias falsas.

Com a pandemia, os índices ficaram ainda mais baixos. Vale ressaltar que a baixa cobertura vacinal leva a consequências como o retorno de doenças já erradicadas. Um exemplo é o que ocorreu com o sarampo, em 2018, e o aumento de outras doenças que já haviam sido controladas.

Quem vacina não vacila

Pensando nisso, foi criada a campanha “Quem Vacina não Vacila”, com a intenção de aumentar a adesão de adolescentes aos calendários vacinais. Além disso, faz parte das ações estimular a prevenção coletiva e o compromisso com o autocuidado.

A campanha também é voltada para os responsáveis, difusores de informação, educadores e profissionais da saúde. As atividades incluem uma landing page, que leva a diversas informações, e um e-book sobre a importância da vacinação, vacinas indicadas, impacto das doenças imunopreveníveis e outros dados.

Além disso, a campanha conta também com reuniões on-line entre profissionais da saúde e jornalistas, postagens nas redes sociais, parcerias com influenciadores, documentário e testes de conhecimento.

Vacinas que devem ser tomadas na adolescência

A adolescência é uma época em que diversas vacinas estão disponíveis, e pessoas entre 1 e 19 anos podem tomar até dez vacinas diferentes. Contudo, para saber quais vacinas exatamente devem ser tomadas, é preciso consultar o calendário de vacinação da infância.

No geral, vale ter em mente que, caso o esquema de vacinação não esteja completo, é possível continuar de onde se parou, não sendo necessário recomeçar da primeira dose.

Disponíveis na rede pública

A vacina Meningocócica ACWY previne meningites do tipo A, C, W e Y e doença meningocócica. Ela é oferecida na rede pública para adolescentes que têm 11 ou 12 anos.

A Tríplice Bacteriana Acelular do tipo adulto (Dtpa) e Dupla Bacteriana do tipo adulto (dT) previne dTpa: difteria, tétano e coqueluche, e dT: difteria e tétano. É oferecida na rede pública para adolescentes, sendo a dT para não gestantes e a dTpa para gestantes.

A Influenza (gripe) funciona em uma dose anual e é oferecida na rede pública para adolescentes do grupo de risco durante as campanhas públicas de vacinação contra a gripe.

As vacinas contra febre amarela e Tríplice Viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola, também são oferecidas na rede pública para adolescentes.

Contra Hepatite B também é oferecida vacina para essa faixa etária. No caso de necessidade, é possível também optar pela vacina combinada.

A vacina contra HPV está disponível para adolescentes, sendo duas doses para meninas de 9 a 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos. Três doses são indicadas para pessoas de 9 a 26 anos com HIV/Aids, transplantados ou pessoas com câncer que estejam fazendo tratamento com quimioterapia ou radioterapia.

Vacinas não disponíveis na rede pública

A vacina Meningocócica B funciona em esquema de duas doses, com intervalo de um a dois meses. Ela não é oferecida na rede pública para adolescentes.

A vacina contra Hepatite A também não é oferecida na rede pública para adolescentes. No caso de necessidade de proteção também contra hepatite B, o indicado é optar pela vacina combinada hepatite A+B.

Não é oferecida na rede pública para adolescentes a Varicela (catapora). Vale lembrar, contudo, que adolescentes que já tiveram varicela não precisam ser vacinados.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fernanda Paes Leme relata vida antes da filha e dias com bebê recém-nascida: ‘Bem!’

Publicado

em

Por

Fernanda Paes Leme, de 40 anos, abriu em suas redes sociais, na manhã desta quinta-feira (9), um álbum de fotos e vídeos de Pilar, nascida no dia 18 de abril. Na legenda da publicação, a apresentadora relatou como tem sido os dias recentes.

“Os dias por aqui estão passando num ritmo nosso. Nos preenchendo de amor, afeto e boas energias. As pequenas coisas são gigantes”, contou. Recentemente, ao abrir uma caixinha de perguntas no Instagram, uma pessoa perguntou como tem sido o puerpério da artista e ela decidiu abrir o coração. “Eu estava deprimida antes da Pilar nascer, muitos altos e baixos, muitos choros de tristeza e comecei, orientada pela médica, tomar remédio… meio comprimido… e sigo assim. Entender que estava mal ainda grávida, sendo que queria muito engravidar e tal, foi o mais difícil… a gente se culpa, óbvio”, respondeu Fernanda.

“Que loucura… o bom é que tive muita lucidez para perceber que tinha, sim, que começar com a medicação para, inclusive, não piorar o que poderia acontecer no puerpério [período pós-parto]. Por enquanto, estou bem! Muito apaixonada pela baby Mó e chorando mais de emoção. Ilesa é impossível passar…”, acrescentou a atriz. Confira os cliques:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Confira sequência que vai definir o futuro de Tite no Flamengo

Publicado

em

Duas classificações nas copas estarão em jogo, além de jogos grandes no Campeonato Brasileiro

No recorte dos últimos cinco jogos, foram três derrotas, um empate e uma vitória. O único resultado positivo foi o 1 a 0 sobre o Amazonas, pela Copa do Brasil. Foto: Marcelo Cortes (Divulgação / Flamengo).

Com Tupi

Oscilações em resultados e queda de rendimento técnico colocaram o trabalho de Tite em cheque pela primeira vez desde a chegada ao Flamengo. Internamente, o departamento de futebol considera o cenário reversível e confia no trabalho do treinador. No entanto, existe também o reconhecimento da necessidade de bons resultados e evolução do futebol apresentado em campo pelo time.

Foram 20 jogos sem perder entre o começo da temporada e o empate em 0 a 0 com o Palmeiras. Mas a derrota por 2 a 1 para o Bolívar, ainda pela segunda rodada do Grupo E da Libertadores, abriu o caminho para uma inconstância que ainda não tinha sido apresentada em 2024. No recorte dos últimos cinco jogos, foram três derrotas, um empate e uma vitória. O único resultado positivo foi o 1 a 0 sobre o Amazonas, pela Copa do Brasil, com o técnico sendo hostilizado pela torcida no Maracanã.

Mando de campo pode colaborar com bons resultados

A tendência é que as dificuldades continuem nos próximos cinco jogos, principalmente pela relevância dos adversários e pelas circunstâncias das competições. O período é visto, de fora para dentro, como decisivo para a manutenção da confiança no trabalho de Tite. O primeiro desafio é na tarde de sábado, no Maracanã, diante do Corinthians.

Logo depois, a maior obsessão da torcida será colocada em cheque. Pela frente, o Bolívar, líder do Grupo E da Libertadores. A vitória é fundamental para a equipe seguir com chances de classificação, mesmo não dependendo apenas dos próprios resultados. Logo depois, clássico com o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro, fechando a sequência de três jogos no Maracanã.

A saída do Rio de Janeiro será para decidir a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo com o Amazonas, em Manaus, também é tratado como fundamental para a manutenção do trabalho por dois motivos. Existe um abismo entre a realidade financeira dos clubes e também a prioridade da diretoria nas copas, que rendem uma remuneração superior ao Campeonato Brasileiro. Uma eliminação precoce atrapalharia os planos para 2024.

Competições simultâneas vão manter pressão alta até o fim do mês

Por fim, para fechar as ‘decisões’ de maio, o dia 28 vai proporcionar a partida diante do Millonarios, que vai valer uma vaga nas oitavas da Libertadores. Passar pelos objetivos anteriores e ficar pelo caminho na competição continental não vai amenizar a pressão, principalmente por parte da torcida. Confira a sequência decisiva para os jogos de maio:

11/05 – Flamengo x Corinthians – Maracanã (Campeonato Brasileiro)
15/05 – Flamengo x Bolívar – Maracanã (Libertadores)
18/05 – Flamengo x Vasco – Maracanã (Campeonato Brasileiro)
22/05 – Amazonas x Flamengo – Arena Amazônia (Copa do Brasil)
28/05 – Flamengo x Millonarios – Maracanã (Libertadores)

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Xuxa desabafa sobre tragédia no RS: ‘Não acho que vamos superar esse assunto’

Publicado

em

Por

Em uma entrevista com a ‘Quem’, Xuxa Meneghel, que é natural de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, abriu seu coração ao falar sobre a situação que o estado se encontra após as enchentes por forte chuva.

Na ocasião, a apresentadora afirmou que esse desastre não será algo fácil de superar, principalmente para todas as famílias atingidas. “Minha família ainda está lá, mora no Sul. A maioria das pessoas, meus primos, todos estão lá. Estou bastante agoniada porque estamos vendo tudo isso acontecer e não consigo enxergar um futuro, algo como ‘amanhã acabou’, não acho que vamos superar esse assunto”, iniciou ela.

“Esse desastre deixará marcas por muito tempo em famílias que perderam não só entes queridos, mas muitos perderam suas vidas, seus animais, suas terras, suas histórias. Isso mexe tanto comigo que tento me colocar no lugar delas. Fico muito agoniada porque parece que não podemos fazer nada”, desabafou ela.

“Estão transformando essa situação em uma briga política, de um lado e do outro, direita e esquerda. As pessoas não estão enxergando a grandeza do que está por trás disso tudo, que são vidas. Isso me deixa muito chateada, porque o ser humano não está sendo humano nesse momento. Fico bastante mexida, envergonhada, chateada, agoniada, angustiada. Tenho vários sentimentos. E pior ainda é que vejo que as coisas não vão parar por aí”, completou.

Fonte metropolitanafm:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo