fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Ieptec lança edital para contratação de professor tutor

Publicado

em

Imagem ilustrativa

O Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) Dom Moacyr publicou no Diário Oficial desta segunda-feira, 24, o edital de lançamento para o primeiro processo seletivo simplificado do ano destinado à contratação de bolsistas na modalidade professor tutor, com lotação em Rio Branco.
Os selecionados atuarão ministrando aulas em cursos técnicos inseridos ao “Ensino Médio Integrado”, projeto responsável por cursos de formação técnica profissional ofertados à estudantes do ensino médio.
“Esse processo seletivo faz parte do planejamento para 2022 elaborado por nossa equipe técnica do Ieptec. É uma demanda do governo estadual por meio do Ieptec de expandir e fortalecer a educação técnica e profissionalizante em todo o Acre”, afirmou o presidente do Ieptec, Francineudo Costa.
De acordo com o edutal, o professor tutor aryará em uma das seguintes áreas: Agroecologia, Floresta, Cozinha, Hospedagem, Design, Enfermagem, Saúde Bucal ou Estética, e as formações acontecerão por meio dos Centros de Educação Profissional e Tecnológica (Cept’s) que integram a rede Ieptec, sendo eles: Roberval Cardoso, Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício, Design e Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha.
Foram disponibilizadas 26 vagas para professor tutor com formação superior em Enfermagem; 12 vagas para os profissionais formados em Estética e Cosmética e/ou Biomedicina com Pós Graduação em Estética, ou Técnico em Estética; 11 vagas para os formados em Odontologia; 01 vaga para os diplomados em Engenharia Agronômica e/ou Bacharel em Zootecnia e/ou Veterinário, com especialização em manejo animal; 02 vagas para os que cursaram Engenharia Florestal. O professor tutor selecionado para atuar em uma dessas áreas, assinará um contrato válido por 6 meses.
Candidatos com nível superior em outras áreas de formação também poderão participar do certame, contanto que possuam experiência mínima de um ano atuando nos setores gastronômico ou hoteleiro, sendo 01 vaga para cada área, ambas com contratação válida por 10 meses. Portanto, o total de vagas para os cargos disponíveis é de 54.
Quanto as cargas horárias e salários, o profissional que trabalhar 40 horas semanais, vai receber o valor mensal de R$ 3.000, e os que optarem por 20 horas semanais, o ganho mensal será de R$ 1.500.
Antes de fazer a inscrição que está sendo realizada apenas de forma online, o candidato precisa estar atento aos seguintes requisitos para disputar o cargo de professor tutor: diploma ou certidão de formação de nível superior; curriculum vitae  em formato PDF; cópias dos documentos comprobatórios (diploma de formação de nível superior, certificado de cursos realizados, declarações de experiências profissionais, etc); e cópia do documento de identificação pessoal com foto. Todas essas documentações devem estar armazenadas em arquivo único, juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida, e que encontra-se no edital.
O candidato interessado em participar do certame tem até sexta-feira, 28, para realizar a inscrição através do envio de e-mail para o endereço eletrônico, [email protected], canal disponível também para o recebimento de dúvidas sobre o edital.
A divulgação da classificação preliminar dos candidatos será disponibilizada no Diário Oficial do Estado do Acre (diario.ac.gov.br), ainda sem data definida. Não será divulgada a lista dos candidatos desclassificados.
Mais informações sobre o certame podem ser encontradas no edital que está disponível no portal do Ieptec: ead.ieptec.ac.gov.br, ou no Diário Oficial do dia 24/01/22.

Comentários

Continue lendo

Geral

Semulher certifica mulheres em cursos profissionalizantes na capital e no interior

Publicado

em

“Muitas de nós não têm condições de fazer um curso e, quando têm, não podem sair de casa por conta de filhos e outras obrigações. Este foi um momento para que todas nós pudéssemos ter uma renda mesmo em casa”. Foi entre lágrimas que uma das participantes do curso livre de customização de camisetas, Maria José Silva, definiu o sentimento por participar das aulas, fornecidas pela Secretaria de Estado da Mulher (Semulher). Na tarde desta sexta-feira, 26, ocorreu a formação das mulheres que integraram o curso, ofertado, principalmente, àquelas em situação de vulnerabilidade.

Mulheres encerraram o curso nesta sexta-feira, 26. Foto: Kauã Lucas/ Semulher

O curso teve duração de 20 dias, totalizando 40 horas, e teve com o objetivo a promoção da autonomia financeira, oferencendo habilidades práticas e criativas para as participantes e capacitando-as para empreender e gerar renda por meio da customização de roupas. As aulas foram realizadas na Escola Antonia Fernandes Freitas, no bairro Santa Inês.

Para a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa Pereira, a ação demonstra ainda mais a atuação da pasta, que, além de realizar o enfrentamento à violência contra as mulheres, busca por políticas públicas destinadas a elas.

“Com o curso, elas podem começar a ter uma renda extra, o que, além de ajudar a sair do próprio ciclo de violência, reforça a autoestima delas”, diz Márdhia El-Shawwa Pereira, secretária da Mulher. Foto: Kauã Lucas/Semulher

“Muitas mulheres seguem no ciclo da violência justamente por não terem como sair de casa, por não terem condições ou uma profissionalização. Com o curso, elas podem começar a ter uma renda extra, o que, além de ajudar a sair do próprio ciclo de violência, reforça a autoestima delas, já que podem dizer que estão qualificadas em uma nova profissão. Este é mais um compromisso do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza Assis, que se comprometeram a promover políticas públicas para todas as mulheres do Estado”, definiu a titular da pasta.

Certificações também em Sena Madureira

Ainda na sexta-feira, 26, a equipe da Semulher esteve em Sena Madureira para certificar 30 mulheres que concluíram o curso de Preparo de Pizza e Hambúrguer, disponibilizado por meio do programa Impacta Mulher. O evento, realizado na Primeira Igreja Batista Regular, contou, além da participação das formandas, com a presença da diretora de Políticas Públicas da Semulher, Joelda Pais; da chefe do Departamento de Promoção da Autonomia Econômica das Mulheres da Semulher, Paloma Sales; e da coordenadora do Senac Bosque, Carlete Oliveira.

Em Sena Madureira, mulheres receberam certificação pelo programa Impacta Mulher, da Semulher. Foto: Camila Santos/Semulher

“O Senac Acre foi contratado por nós, por meio de emendas parlamentares, justamente por ter um serviço de excelência, e queremos que estas mulheres tenham a oportunidade de saírem do ciclo de violência e se reerguerem”, explicou a diretora Joelda Pais.

Paloma Sales, em seu discurso, ainda reforçou a importância do trabalho.“Autonomia econômica é essencial para que as mulheres possam prover seu próprio sustento e decidir por suas próprias vidas. A qualificação, com certeza, traz esse empoderamento à mulher”, finalizou.

Formandas foram certificadas com curso de preparo de hambúrgueres e pizzas. Foto: Camila Santos/Semulher

Comentários

Continue lendo

Geral

Pomada para cicatrizar feridas em cães e gatos é criada com produtos naturais na Ufac

Publicado

em

O produto faz parte da pesquisa de doutorado de Adna Maia e pode representar uma melhora na qualidade de vida de comunidades tradicionais do estado

Por: Vitor Paiva

O desenvolvimento de produtos naturais e da bioeconomia de maneira geral é uma das diversas formas de se utilizar as potencialidades, com isso em mente, através da utilização de materiais amazônicos, pesquisadores da Universidade Federal do Acre criaram uma pomada cicatrizante para cães e gatos.

Batizada de CicaPet, o novo medicamento não se utiliza de substâncias oriundas do petróleo, já está na fase de testes e vem mostrando bons resultados quanto a sua eficiência nos animais.

A Rede Amazônica fez uma visita ao laboratório Bionorte, onde as pesquisas têm sido desenvolvidas, e conversou com Adna Maia, doutoranda que está desenvolvendo a pesquisa como parte do seu processo de graduação, além de outros participantes do projeto.

Maia evidencia, durante a entrevista, que o estudo desenvolvido é uma maneira de aproximar a ciência acadêmica com os conhecimentos de muitos anos das comunidades amazônicas “Já fizemos esse teste em vitro, testamos em laboratório para ver a ação bactericida, ação anti-inflamatória, testes em camundongos, e assim a gente tem seguido e tem observado de fato o processo de cicatrização acontecendo, com 60% mais ativo que as pomadas convencionais vinculadas no comércio, no mercado”.

Ela ainda destaca que a pomada é realizada com produtos 100% naturais, o que pode reverter em uma oportunidade de renda para comunidades locais, que eventualmente serão empregadas na cadeia de produção do medicamento.

A base da pomada é feita a partir do bambu, que é muito abundante na região amazônica, entretanto os principais princípios ativos da pomada não podem ser revelados, já que o processo de patenteamento ainda está acontecendo.

O professor do Instituto Federal do Acre (Ifac), Marcelo Ramon Nunes, explicou um pouco sobre o processo que foi desenvolver a nova pomada. 

“A gente conseguiu desenvolver no nosso laboratório a Carboximetilcelulose, que é a base dessa pomada, que substitui bases de pomadas convencionais à base de petróleo, que geralmente apresentam alto teor de toxicidade, e pode ser até cancerígeno”.

Vale destacar que a Carboximetilcelulose também é um produto de origem acreana, e foi desenvolvido pelo próprio Nunes, durante o seu estágio de doutorado.

O coordenador do laboratório Bionorte/Acre, onde as pesquisas têm sido realizadas, Luis Maggi, afirma que o principal avanço em produtos como este é aumentar o valor destes produtos naturais, já que muitas vezes são levados do estado ainda in natura e retornam, já processados, com valores muito mais altos.

Além disso, pesquisas como esta representam uma possibilidade de melhora nas condições de vida das comunidades indígenas e tradicionais que vivem no local, que ganham mais uma maneira de monetizar os produtos locais.

“Nós sabemos que várias instituições internacionais vêm para o Brasil pegar nossos produtos e comercializar lá fora e deixando as comunidades sem seus grandes lucros, sem saber o seu valor agregado. Então, a ideia da Bionorte é valorizar os produtos que são da Amazônia para dar maiores condições de vida às comunidades da Amazônia”, encerra Maggi.

O produto poderá estar disponível no mercado em cerca de dois anos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é flagrado tentando roubar fiação de poste no Tancredo Neves

Publicado

em

Um homem foi flagrado por populares enquanto roubava a fiação elétrica de um poste na frente da Policlínica Zeno Lanzini, na avenida Grande Circular, no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus.

Um vídeo feito por testemunhas mostra o momento em que o desconhecido está pendurado na estrutura e com um terçado, tenta cortar os fios. Apoiado em uma escada de madeira, ele puxa a fiação sem o menor receio de receber uma descarga elétrica.


Comentários

Continue lendo