Identidade e cultura no Alto Acre é tema de livro lançado por acreana

Kelen Gleysse lança o livro nesta quinta (14), às 20h, no Sesc-Centro.
Livro é adaptação da tese do mestrado em letras, linguagem e identidade.

Do G1 AC

Kelen Gleysse lança o livro nesta quinta-feira (14) (Foto: Danto Freitas/Arquivo Pessoal)

Um recorte do deslocamento dos seringueiros e trabalhadores rurais entre Brasil e Bolívia. Esta pode ser uma das definições do livro “Nas fronteiras da terra prometida: trajetórias de trabalhadores rurais do Alto Acre”, da acreana Kelen Gleysse, que será lançado nesta quinta (14), às 20h, no Sesc-Centro.

O livro é uma adaptação da dissertação do mestrado em letras, finalizado pela autora em 2009. A ideia surgiu ainda antes do mestrado, quando ela fazia faculdade de história e participou de um projeto de pesquisa.

“Minha orientadora trabalhava com essa temática de identidade, cultura e me identifiquei muito. Meus pais foram seringueiros e eu tratava diretamente com seringueiros e trabalhadores rurais nessa pesquisa”, conta Kelen.

A autora conta que quando se inscreveu no mestrado decidiu continuar com a pesquisa que gerou o livro, em que discute linguagem e identidade.”Fiz um recorte no tempo e espaço de 2002 a 2006 e trata especificamente desse período de deslocamento dos seringueiros e trabalhadores rurais entre Brasil e Bolívia”, explica Kelen, que também discute conceitos de fronteira, nação e pátria.

Para chegar ao produto final, Kelen disse que teve dificuldades com acesso a arquivos, produção e procura por uma editora, que fizeram o livro ficar cerca de 7 anos “guardado”.

Kelen Gleysse Maia Andrade Dantas é servidora do Instituto Federal do Acre (IFAC), historiadora pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e mestra em letras: linguagem e identidade, também pela Ufac.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima