Idaf comemora avanços históricos como zona livre de aftosa e peste suína

98,79% das cabeças de gado no Acre foram vacinadas (Foto: Arquivo Secom)

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) tem comemorado resultados históricos desde a criação da instituição. O Acre continua com seu selo de Zona Livre de Aftosa, vacinando este ano 98,79% das cabeças de gado, a maior marca de vacinação já registrada. Além disso, o Ministério de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declarou o Acre como Zona Livre de Peste Suína Clássica.

O Acre possui 2,6 milhões de cabeças de gado. E desde 2005 o estado possui o certificado internacional de Zona Livre de Aftosa emitido pela Organisation Mondiale de la Santé Animale (OiE), sediado na França. Desde então, o Idaf tem como desafio manter esse certificado e ampliar a capacidade de vacinação, gerando um gado sadio e bem reconhecido para até mesmo exportar.

“O Acre está entre os quatro estados brasileiros com maior índice de cobertura vacinal e tem reconhecimento internacional pela qualidade da carne bovina. Mesmo assim, o criador não pode se descuidar e deve manter o rebanho vacinado, a localização em área fronteiriça requer um cuidado maior”, reforça Jefferson Cogo, diretor-presidente do Idaf.

Outra grande conquista do Idaf foi o certificado de Zona Livre de Peste Suína Clássica (Foto: Arquivo Secom)

Outra grande conquista do Idaf foi o certificado de Zona Livre de Peste Suína Clássica. No Acre existem mais de 30 mil suínos em mais de 500 propriedades. O Idaf realizou uma coleta de sangue em 2.857 animais em mais de 300 propriedades e o resultado de Peste Suína foi negativo em todos, o suficiente para gerar o certificado pelo Ministério da Agricultura.

José Barbosa, médico veterinário do Idaf e coordenador do programa de suínos, conta que “Com o certificado, os suínos acreanos estão aptos para serem exportados, sendo esse um dos grandes investimentos do governo do Estado, principalmente através da fábrica Dom Porquito”.

E para alcançar resultados ainda mais importantes na criação de animais do Acre, o Idaf está se preparando para atuar na conquista do certificado de Zona Livre de Doenças das Aves, beneficiando ainda mais a produção de avicultura.

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima