O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação, indica que os preços de bens e serviços subiram 0,20% em janeiro.
Os dados referentes ao IPCA-15 foram divulgados nesta terça-feira (27/1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No acumulado de 12 meses, a prévia da inflação tem alta de 4,50%, acima dos 4,41% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em relação dezembro de 2025, quando o índice registrou alta de 0,25%, houve uma queda de 0,05 ponto percentual.
Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 13 de dezembro a 14 de janeiro (referência) e comparados com aqueles vigentes de 14 de dezembro a 15 de janeiro (base).
Do total de nove grupos pesquisados, sete tiveram altas que variaram de 0,05% (educação) a 0,81% saúde e cuidados pessoais. As únicas retrações vieram de habitação (-0,26%) e transportes (-0,13%).
O maior impacto positivo veio do grupo de saúde e cuidados pessoais, que avançou 0,81% no período, com destaque para a elevação nos preços de altas nos artigos de higiene pessoal, que tiveram elevação de 1,38% e plano de saúde, que subiu 0,49%.
Também impactou na aceleração da inflação o grupo de comunicação, cujos preços tiveram alta de 0,73%. O item aparelho telefônico puxou a elevação, com variação de 2,57% no mês.
Os preços do grupo alimentação e bebidas, que representa o maior peso no cálculo da inflação, tiveram aceleração de dezembro para janeiro. O indicador foi de 0,13% para 0,31%. A alta foi puxada pelos seguintes itens:
Ainda no grupo de alimentação e bebidas, também houve retrações, casos do leite longa vida (-7,93%), arroz (-2,02%) e café moído (-1,22%).
Segundo o relatório Focus, as previsões indicam que o IPCA fechará o ano em 4%.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL