fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

IBGE: Censo 2022 coletará coordenadas de residências urbanas e rurais

Publicado

em

Dado poderá ser usado em situações de desastre e busca de vítimas

O Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a ser realizado no segundo semestre deste ano, coletará as coordenadas geográficas de cada domicílio visitado no país. Este tipo de dado vem sendo captado desde 2007, mas apenas para domicílios rurais e estabelecimentos agropecuários.

Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Rios Neto, é a primeira vez que o Censo coletará as coordenadas também de endereços urbanos.

Com esses dados é possível visualizar a localização de casas residenciais, além da quantidade de pessoas que vivem em cada uma. De acordo com Rios Neto, isso pode ser útil em situações de desastres naturais, por exemplo.

“Essa captura da coordenada dos domicílios será de utilidade fundamental para a sociedade nos anos vindouros. Com as coordenadas captadas, em um desastre natural como o do Morro da Oficina [em Petrópolis], a gente teria o ponto dos domicílios que estariam naquela montanha dissolvida pele lama e, resguardado o sigilo estatístico que nos é muito caro, o tipo de potencial residente que estaria ali dentro”, explicou

Em 2019, por exemplo, após o rompimento de uma barragem em Brumadinho (MG), o IBGE disponibilizou as coordenadas de estabelecimentos rurais e domicílios da região para as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros.

Segundo o diretor de Geociências do IBGE, Claudio Stenner, o IBGE aprimorou seu sistema de coleta de coordenadas para este ano, em relação às pesquisas anteriores: Censo 2010, Contagem de População de 2007 e censos agropecuários de 2007 e 2017.

“As coordenadas ganharam uma importância maior em todo o planejamento do Censo 2022. A gente vai ter um retrato sistemático dessa distribuição da população e dos domicílios pelo país. A gente vai possibilitar novas formas de divulgação dos dados e um melhor controle da própria operação do censo”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Dormitório, cozinha, espaço pet: como serão cidades provisórias no RS

Publicado

em

Por

Cidades provisórias do Rio Grande do Sul
Governo do RS

Cidades provisórias do Rio Grande do Sul


Na sexta-feira (17), o governo do Rio Grande do Sul apresentou um plano para estabelecer quatro cidades temporárias na região metropolitana de Porto Alegre. Essas cidades temporárias têm o propósito de acomodar famílias que foram forçadas a sair de suas casas devido às enchentes que afetaram o estado.

Os locais escolhidos para esses assentamentos temporários são Canoas, Porto Alegre, São Leopoldo e Guaíba, conforme indicado pelo vice-governador Gabriel Souza. Aproximadamente 65% da população afetada reside nessas áreas, que atualmente enfrentam condições de abrigo inadequadas.

Cada cidade temporária será equipada com:

  • Dormitórios para cada família
  • Banheiros e chuveiros (não químicos)
  • Cozinhas comunitárias
  • Lavanderias coletivas
  • Espaços multiuso com televisores e computadores
  • Áreas recreativas para crianças
  • Espaços dedicados para animais de estimação
  • Postos de atendimento médico e assistência social
  • Prazo e Implementação

Essas cidades serão construídas com a ajuda de uma empresa que será contratada na próxima semana. Espera-se que as instalações estejam prontas dentro de 15 a 20 dias após a entrega dos materiais necessários.

O contrato inicial prevê um funcionamento de seis meses, com a possibilidade de extensão por mais seis meses.

O estado do Rio Grande do Sul tem atualmente cerca de 80 mil pessoas desabrigadas, das quais 70% estão nos municípios que receberão as novas estruturas temporárias.

Muitas dessas pessoas estão abrigadas em locais como ginásios, escolas e universidades, que precisam ser liberados para retornar às suas funções normais.

Para uma solução habitacional definitiva, o governo do estado planeja a construção de novas moradias. Um dos modelos de habitação, com 44 metros quadrados, começará a ser construído no Vale do Taquari em 21 de maio, com uma estimativa de 120 dias para conclusão de 250 unidades.

Outro modelo, de 27 metros quadrados, permitirá a entrega rápida de 200 unidades em 30 dias após a preparação do terreno.

Além disso, o governo está planejando contratar a construção de 2.500 unidades habitacionais de 53 metros quadrados, que devem ser entregues em 90 dias após a preparação do terreno. Essas unidades terão dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro.

Esse esforço é fruto de uma colaboração entre o governo estadual, o Executivo e o Legislativo, com o objetivo de proporcionar abrigo para as famílias afetadas e liberar os locais atualmente usados de forma improvisada.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Artigo: “Quando o mau humor se torna um transtorno”

Publicado

em

Por

Artigo: “Quando o mau humor se torna um transtorno”
Dr. Antônio Geraldo da Silva

Artigo: “Quando o mau humor se torna um transtorno”

Você deve conhecer uma pessoa que está sempre mal humorada, tem uma visão extremamente negativa da vida e é um “grande chato”. Pode não ser apenas uma característica da personalidade dessa pessoa. Pode ser sinal de um transtorno mais grave. O transtorno depressivo persistente, também conhecido como distimia, é um subtipo dos transtornos do humor. A pessoa que tem esta síndrome apresenta está frequentemente irritada. E não de forma normal.

A distimia ou mau humor é um sentimento comum a qualquer indivíduo e pode ser desencadeado por situações estressantes, frustrações, fome, sono, cansaço, entre outras situações. Pode ser passageiro e não tem impacto significativo na vida diária da pessoa. Em geral, a distimia começa na infância e na adolescência e pode durar anos ou até a vida inteira. Enquanto o mau humor comum é uma resposta normal a estímulos temporários como situações estressantes ou fatores fisiológicos, a distimia transcende a esses aspectos e o indivíduo.

Aqueles que sofrem do transtorno depressivo persistente são frequentemente rotulados como indivíduos mal-humorados e apresentam dificuldades nos relacionamentos interpessoais. Segundo a OMS a distimia afeta cerca de 6% da população mundial.

No entanto, é importante discernir quando o mau humor assume uma dimensão patológica, afetando não apenas o bem-estar psicológico, mas também a saúde física e os vínculos sociais. A persistência do mau humor, acompanhada por sinais como alterações no sono, falta de apetite, pensamentos negativos recorrentes e desinteresse por atividades anteriormente prazerosas, pode indicar a presença do transtorno depressivo persistente.

Compreender que a distimia vai além da superfície do mau humor. O Transtorno Depressivo Persistente é distinto da depressão comum que conhecemos, pois, a duração dos sintomas é percebida por um maior período de tempo, ela geralmente persiste por pelo menos dois anos em adultos e um ano em adolescentes.

É comum que as pessoas demorem a procurar ajuda ou acreditem que não precisam investigar e tratar o mau humor crônico, pois acham que são assim mesmo, que aquela é a personalidade da pessoa, mas quando esses sentimentos começam a trazer prejuízo para a vida da pessoa, é necessário buscar um médico psiquiatra para investigar e oferecer um tratamento adequado.

A busca por ajuda profissional torna-se imprescindível quando o mau humor se torna uma presença constante, minando a qualidade de vida, o ambiente familiar e a vida profissional. Para tratar o transtorno depressivo persistente, o médico psiquiatra pode recomendar psicoterapia, e se necessário, tratamento medicamentoso com antidepressivos dependendo de cada caso, das perdas envolvidas na vida da pessoa e o que se pretende de melhor para cada um de nós. É importante termos a mente aberta para saber diferenciar e não permitir que o preconceito nos atrapalhe a ter os melhores resultados.

*Dr. Antônio Geraldo da Silva é médico psiquiatra, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria e Diretor Clínico do IPAGE – Instituto de Psiquiatria Antônio Geraldo. É Coordenador Nacional da Campanha “Setembro Amarelo”, da Campanha ABP/CFM Contra o Bullying e o Cyberbullying e da Campanha de Combate à Psicofobia.

The post Artigo: “Quando o mau humor se torna um transtorno” first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Com Lenine, Festival Julino promete agitar o Parque da Cidade

Publicado

em

Por

Com Lenine, Festival Julino promete agitar o Parque da Cidade
Redação GPS

Com Lenine, Festival Julino promete agitar o Parque da Cidade

Chega a Brasília a segunda edição do Festival Julino do Parque da Cidade , que promete levar toda a tradição e alegria das festas juninas para a capital federal. O evento, que acontecerá no dia 13 de julho, contará com shows de Lenine e também de Lucy Alves, além de um tributo a Luiz Gonzaga pelo Trio Balançado e apresentações de quadrilhas locais.

A estrutura será montada no estacionamento do parque Ana Lídia, no Parque da Cidade, e contará com uma área de mais de 7,5 mil metros quadrados e transformada em um verdadeiro arraial, com barracas de comidas típicas, brincadeiras e decoração temática. A programação está prevista para começar às 17h e se estender até 1h, garantindo 8 horas de muita música e diversão para o público.

Com uma carreira de mais de 40 anos e diversos prêmios em sua trajetória, Lenine trará seus sucessos como “Hoje eu quero sair só” e “Simples Assim” para o palco do festival. Já Lucy Alves, conhecida por sua participação no programa The Voice Brasil e por seus trabalhos na música e na atuação, promete animar o público com suas canções.

Além dos shows, o Festival Julino do Parque da Cidade contará com 15 operações de comida e bebidas da culinária junina para os visitantes.

As vendas para o evento iniciarão em 23 de maio às 12h, pela Bilheteria Digital, com ingressos a partir de R$ 40.

Para garantir um desconto no dia da abertura das vendas, os interessados podem realizar um cadastro prévio na página do evento no Instagram @ festivaljulinobsb .

The post Com Lenine, Festival Julino promete agitar o Parque da Cidade first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo