“Hildebrando Pascoal era um adversário mais leal do que o governo do Acre”, diz jornalista Altino Machado na CDH

Da redação, com Ray Melo

O jornalista Altino Machado fez um desabafo durante seu depoimento à Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, que apura a denúncia da presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados, Berenice Sales da Silva, que as marmitas servidas aos pacientes do setor de hemodiálise do Hospital das Clínicas, no dia 15 de novembro, estavam estragadas e apresentavam tapurus na carne de frango.

Segundo o jornalista, o Acre vive um clima de cerceamento pior do que nos tempos de atuação do esquadrão da morte no Estado. “Hildebrando Pascoal era um adversário mais leal do que o governo do Acre. Apesar de todas as acusações que pesam sobre ele, nunca recebi uma única ameaça ao fazer reportagens sobre seus supostos crimes, ao contrário do que acontece hoje no Acre, quando os jornalistas são perseguidos pelo governo”, destaca Altino Machado.

O responsável pelo Blog da Amazônia, no portal Terra denuncia que teve acesso a informações que dão conta de uma ordem direta do poder executivo estadual, para que os repórteres que fizeram matérias sobre os tapurus das marmitas do HC fossem incriminados e presos. “Em minha longa trajetória na imprensa, nunca me senti tão ameaçado. Fui acusado de sabotador pelo governador e pelos seus secretários. A ordem era para me jogar na cadeira”, desabafa Altino.

Os membros da CDH pediram que o jornalista procurasse a Defensoria Pública do Acre, para garantir seus direitos. A denúncia de Altino Machado será encaminhada aos órgãos de defesa de direitos humanos e ao Ministério da Justiça.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima