Geral
Haddad admite desaceleração, mas descarta risco de recessão
Ministro voltou a defender harmonia entre Fazenda e BC

Brasília (DF) 28/02/2023 O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva sobre reonaração de combustíveis
A retração do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) verificada no quarto trimestre do ano passado reflete a desaceleração da economia provocada pelos juros altos, disse nesta quinta-feira (2) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Apesar do encolhimento do indicador no fim de 2022, o ministro descartou o risco de recessão para este ano.
“Não estamos trabalhando com perspectiva de recessão”, disse Haddad, ao chegar ao Ministério da Fazenda após participar da cerimônia de lançamento do novo Bolsa Família, no Palácio do Planalto. Uma economia entra em recessão técnica quando registra dois trimestres seguidos de resultados negativos.
Ele comentou o resultado do PIB de 2022, divulgado mais cedo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora a economia tenha crescido 2,9% no ano passado, houve uma retração de 0,2% no quarto trimestre.
“Todo o desafio do Ministério da Fazenda, da área econômica, é reverter esse quadro e promover uma curva ascendente do crescimento do PIB. Neste momento, ela está descendente”, disse o ministro.
Para o ministro Fernando Haddad, a economia está perdendo força por causa das altas dos juros promovidas pelo Banco Central (BC). Embora a taxa Selic (juros básicos da economia) tenha parado de subir em agosto do ano passado, está no nível mais alto desde o início de 2017 e os efeitos de um aperto monetário, no Brasil, levam de seis a nove meses para serem sentidos na economia.
Segundo Haddad, as elevações dos juros foram influenciadas por medidas fiscais adotadas pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Por isso, o ministro considera o crescimento de 2,9% do PIB no ano passado como “em linha com o esperado”.
Harmonização
O ministro voltou a destacar a importância de “harmonizar” as políticas monetária e fiscal, para que a população mais vulnerável seja poupada da desaceleração da economia. “Temos a oportunidade de resolver o quadro neste ano, sem prejudicar a população de menor renda”, disse.
Conforme declarações recentes de Haddad, a harmonização ocorreria da seguinte forma. Os ministérios da Fazenda e do Planejamento tomam medidas para elevar a arrecadação. Em troca, o BC anuncia a possibilidade de começar a reduzir a Selic nos próximos meses. O envio do novo marco fiscal e da reforma tributária ao Congresso também ajudariam nessa missão.
Sobre a política de preços para os combustíveis, o ministro da Fazenda disse que o tema está sendo tratado pelo Ministério de Minas e Energia, mas que a ideia seria encontrar um meio-termo entre a cotação internacional do petróleo e o preço na bomba. “Pretendemos encontrar alternativas para que não pese no bolso do consumidor as eventuais variações de preço internacional, que penalizaram muito o consumidor no último governo”, explicou.
Edição: Fernando Fraga
Comentários

Geral
Igarapé transborda e Avenida Getúlio Vargas começa a ser tomada pela água
A Avenida Getúlio Vargas, uma das principais da cidade, começou a ser invadida pelas águas na noite de quinta-feira, 23.
O Igarapé São Francisco transbordou, em decorrência do grande volume de água e o trecho da via em frente a Praça do Relógio, no Bairro Raimundo Melo alagou.
A Defesa Civil Municipal tinha alertado para essa possibilidade. “As águas dos igarapés Redenção e Batista, deságuam no São Francisco”, disse o Coordenador da Defesa Civil Municipal Cláudio Falcão.
Em 2021, o mesmo trecho alagou causando prejuízos e transtornos. Na época a via chegou a ser interditada.
Comentários
Geral
Friale: Chuva que caiu sobre Rio Branco foi a mais intensa dos últimos 60 anos

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo
Por Wanglézio Braga
O pesquisador Davi Frial, do portal O Tempo Aqui, soltou no final da tarde de hoje (23) os números dos acumulados de chuva em Rio Branco. Segundo ele, foi registrada a chuva mais intensas dos últimos 60 anos com acumulado de 173,6mm em apenas 12h, de 2h da manhã até 14h da tarde.
“Os três recordes anteriores foram 159,2mm, no dia 14 de fevereiro de 2018, 140,8mm, no dia 2 de dezembro de 2022, e 135,2mm, no dia 10 de dezembro de 1987. No entanto, no mês de março, a chuva mais intensa registrada tinha sido de 113,8mm, no ano de 2004, no dia 22”, explicou.
Friale explica que choveu forte, também, em todo o vale do Rio Acre, incluindo seus principais afluentes, o Rola e o Xapuri, com acumulados acima de 90mm. “Também, nesta quinta-feira Rio Branco foi a mais fria dentre todas as 27 capitais brasileiras, com máxima de apenas 24ºC, por volta das 3h da tarde”, informou.
Por conta das chuvas, o nível do Rio Acre, principal manancial, pode ter seu nível acentuado. Segundo o pesquisador, as chuvas devem diminuir nesta sexta-feira (24) e no final de semana devem ser passageiras e pontuais.
“Alertamos para a rápida e acentuada elevação do nível do rio Acre, em Rio Branco, que pode atingir a cota de alerta, que é 13,5m, ou ficar próximo dela, nesta sexta-feira, dia 24. Em apenas 24 horas, seu nível passou de 8,9m para 12,4m, na medição das 15h desta quinta-feira. As chuvas diminuem nesta sexta-feira, mas, ainda, podem ser fortes em alguns momentos. No sábado, as chuvas, se ocorrerem, serão passageiras e pontuais, mas voltam a ser intensas no domingo e na segunda-feira próximos, em Rio Branco e nos demais municípios do lese e do sul do Acre”, alertou e concluiu o pesquisador.
Comentários
Geral
Foragido da justiça é preso com quase 4 kg de drogas no interior do Acre
As forças de segurança da Polícia Militar e do Gefron, durante ação da operação Guardiões da Fronteira, aprenderam 3,675 kg de drogas na zona rural do município de Mâncio Lima.
A guarnição do 6° Batalhão de Polícia Militar estava realizando um patrulhamento nos ramais da zona rural do município. Ao abordar um indivíduo em atitude suspeita, constatou-se que no interior da mochila ele estava transportando mais de 3,5 kg de cloridrato de cocaína.
O homem recebeu voz de prisão no local. Ao fazer uma pesquisa criminal, os policiais identificaram que o criminoso estava foragido do sistema prisional e que havia um mandado de prisão em aberto contra ele.
A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil e o homem preso em flagrante.
Comentários
-
Extra1 dia atrás
Confronto entre Gefron e criminosos termina com um traficante morto no rio Acre
-
Extra11 horas atrás
Casal é preso pela PM levando veículo roubado para ser entregue na Bolívia
-
Extra 21 dia atrás
Ação de Forças de Segurança do Acre descobrem ‘bunker’ para esconder drogas e apreendem arma em Brasiléia
-
Extra1 dia atrás
Faccionados são presos após tentarem matar desafeto rival e realizar disparos em ruas de bairro em Brasiléia
-
Geral11 horas atrás
Foragido da justiça é preso com quase 4 kg de drogas no interior do Acre
-
Cotidiano5 horas atrás
Investigadores da DCORE prendem quatro com quase 43 quilos de drogas
-
Acre16 horas atrás
Acusado de render mototaxista e estuprá-la em motel é preso pela Polícia Civil do Acre
-
Cotidiano1 dia atrás
Rafael Barros alega problemas e rescinde contrato com Humaitá