Cotidiano

Grupo a grupo, veja o que está em jogo na última rodada

Três equipes classificadas e duas eliminadas. A terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2022 vai começar nesta terça-feira com 27 clubes ainda sonhando ou precisando confirmar sua presença nas oitavas de final da competição.

Os únicos a somarem seis pontos, Brasil, França e Portugal já estão classificados (ainda precisam garantir o primeiro lugar, mas já está encaminhado). Os únicos a perder as duas partidas, Catar e Canadá são os eliminados que chegam para cumprir tabela na rodada final.

Com tamanha indefinição, nada melhor do que um pequeno guia com tudo que ainda está em jogo em cada grupo do mundial do Catar. Confira:

Grupo A

No Grupo A, a Holanda tem tudo para confirmar a classificação e o primeiro lugar enfrentando os anfitriões. No outro jogo da chave, Equador e Senegal fazem duelo direto em que quem vencer se classifica – o empate favorece os sul-americanos. Caso a Holanda tropece, quem ganhar ainda fica com o primeiro lugar.

Grupo B

No Grupo B, a Inglaterra depende apenas de si para se classificar em primeiro ao enfrentar País de Gales, atuais lanternas da chave. No mesmo horário, Irã e Estados Unidos fazem o que pode ser um dos duelos mais emblemáticos da Copa valendo outra vaga. País de Gales ainda sonha: se vencer os ingleses e Irã x Estados Unidos ficar empatado, avançam.

Grupo C

Pelo Grupo C, Argentina e Polônia irão definir um classificado em duelo direto. Quem vencer está nas oitavas e o empate basta para os poloneses. Caso fique em igualdade, o time de Messi precisará torcer pelo México contra a Arábia Saudita. Uma vitória classifica os sauditas, visto que Polônia e Argentina tiram ponto um do outro. O México avança se vencer e os sul-americanos perderem – ou empatarem e mexicanos superarem no saldo de gols.

Grupo D

A França já está classificada no Grupo D e enfrenta a Tunísia precisando só do empate para garantir o primeiro lugar. No outro jogo, Austrália e Dinamarca se enfrentam pela segunda vaga, com um empate favorecendo os australianos. Para sonhar, a Tunísia precisaria vencer os franceses e torcer por empate entre Dinamarca e Austrália.

Grupo E

O Grupo E parece um dos mais imprevisíveis. A Espanha goleia a Costa Rica por 7 a 0, mas os costarriquenhos vencem o Japão, que havia ganho da Alemanha. Na rodada final, Japão x Espanha e Costa Rica x Alemanha. Espanhóis e japoneses definirão um classificado, enquanto a Alemanha deve avançar caso vença. Saldo de gols pode ser decisivo. Cenário simples: vitórias de Espanha e Alemanha classificam as duas potências. Basicamente, todos os times dependem apenas de si – caso o Japão vença a Espanha, aí os alemães precisariam tirar uma diferença de oito gols no saldo.

Grupo F

Com Canadá já eliminado, Marrocos tem o caminho livre para se classificar e fazer história. No outro jogo, Croácia e Bélgica fazem duelo decisivo pela outra vaga – nesse caso, com vitória, croatas liderariam o grupo. Caso canadenses aprontem, aí tudo fica embolado, mas croatas e belgas definirão um dos classificados.

Grupo G

O Brasil já está nas oitavas e deve rodar bastante o time titular no duelo contra Camarões. Enquanto isso, os europeus Sérvia e Suíça vão medir força. A vantagem é suíça, que já tem três pontos, mas basta uma vitória da Sérvia e tropeço camaronês contra a seleção brasileira para Mitrovic e amigos avançarem.

Grupo H

Portugal avançou e agora enfrenta a Coreia, enquanto Uruguai e Gana farão revanche da Copa de 2010. Caso os portugueses, mesmo classificados, confirmem favoritismo contra os asiáticos, duelo entre sul-americanos e africanos será extremamente decisivo: quem vencer passa, empate favorece Gana. Caso Son e companhia aprontem e consigam vitória, torcem por um empate entre Uruguai x Gana. Caso a Coreia vença por um gol de diferença, outros critérios de desempate entram em cena; caso vençam por mais de um gol, estariam classificados.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Da Redação