GP do Japão: o que Verstappen precisa para conquistar bi da F1

Vitória e ponto extra da volta mais rápida já garantem o título antecipado de piloto da RBR; confira outras combinações favoráveis ao holandês

O segundo lugar de Charles Leclerc no GP de Singapura neste domingo, mais o azar de Max Verstapapen – que cruzou a linha de chegada em sétimo – adiaram a definição do título da F1 em pelo menos mais uma semana. Porém, para garantir o bicampeonato no GP do Japão, o holandês da RBR vai depender de uma combinação de resultados.

Há três pilotos envolvidos: o atual campeão, que pode chegar no máximo em sexto, o rival da Ferrari e Sergio Pérez. Leclerc pode até não ter feito valer sua nona pole position de 2022 em Marina Bay, mas o resultado o ajudou a reduzir em 12 pontos a desvantagem que tinha na vice-liderança para o adversário: de 116 para 104 pontos.

Uma vitória e o ponto extra da volta mais rápida garantem o bicampeonato holandês em Suzuka. Se não conseguir o somatório de resultados necessário, o título de Verstappen será novamente adiado. Dessa vez, para o GP dos Estados Unidos em 23 de outubro.

Max Verstappen comemora vitória no GP da Itália 2022 — Foto: Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Após o Japão, restarão 112 pontos em disputa nas próximas quatro corridas até o fim da temporada. Ou seja: para levar o título no Japão, Max precisa fazer sua vantagem no Mundial subir para esse número. Isso significa que ele terá que garantir terminar a prova com no mínimo oito pontos sobre Leclerc – falando do resultado da corrida.

Mesmo que fiquem empatados, Max leva a melhor no critério de desempate pelo número de vitórias (11 até aqui, contra três de Charles).Cenários para o bicampeonato de Max Verstappen no GP do Japão

Se Max Verstappen faturar… Charles Leclerc deve chegar, no máximo, em Sergio Pérez deve chegar, no máximo, em
Vitória e ponto extra de volta mais rápida Não fará diferença Não fará diferença
Apenas a vitória 3º lugar 2º lugar
2º lugar e volta mais rápida 5º lugar 4º lugar
2º lugar 5º lugar (com volta mais rápida) ou 6º lugar 4º lugar (com volta mais rápida) ou 5º lugar
3º lugar e volta mais rápida 6º lugar 5º lugar
3º lugar 7º lugar 6º lugar
4º lugar e volta mais rápida 8º lugar 7º lugar
4ºlugar 8º ou 9º (com volta mais rápida) 7º ou 8º (com volta mais rápida)
5º lugar e volta mais rápida 9º lugar 8º lugar
5º lugar 9º ou 10º (com volta mais rápida) 8º ou 9º (com volta mais rápida)
6º lugar e volta mais rápida 10º lugar
6º lugar Não pontuar 9º ou 10º (com volta mais rápida)
7º ou abaixo Título adiado para os EUA Título adiado para os EUA

A Fórmula 1 segue para o GP do Japão já neste domingo, 9 de outubro, às 2h. Restam cinco etapas para o fim da temporada 2022.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1