Conecte-se conosco

Acre

Governo do Rio Grande do Sul manda ofício ao Acre sobre situação dos haitianos

Publicado

em

Pelo visto, a novela que envolve a ida de haitianos para o Sul do Brasil, promovida pelo Governo do Acre, está longe de acabar. É que, de acordo com o portal G1 de RS, o governo do Rio Grande do Sul encaminhou nesta sexta-feira (28) ao Acre um ofício em que solicita providências e manifesta inconformidade com a maneira com que vem sendo tratada a questão de cidadãos haitianos migrantes para o Brasil.

De acordo com a publicação, no documento, o estado gaúcho requer o estabelecimento de um procedimento formal e organizado entre os estados, que permita previsibilidade e planejamento das ações para recepção aos cidadãos haitianos.

Acre deve enviar mais de mil imigrantes para SP e RS até julho de 2015

Acre deve enviar mais de mil imigrantes para SP e RS até julho de 2015

O governo gaúcho informa que os acreanos enviaram quatro veículos lotados pelos estrangeiros sem comunicar as autoridades gaúchas. O primeiro deles chegou na manhã de quinta-feira (27). As autoridades gaúchas dizem que souberam da viagem dos caribenhos através de notícias na imprensa. Uma equipe foi montada às pressas para receber o grupo na rodoviária da capital. Os imigrantes que chegaram a Porto Alegre foram recepcionados por equipes do estado e da prefeitura, e foi solicitado encaminhamento para outros estados, como São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Dentro da matéria, há também informações sobre o número de imigrantes que se pretende enviar, bem como as críticas tecidas pelo governo gaúcho com relação a postura do governo acreano. Veja:

Acre deve enviar mais de mil imigrantes para SP e RS até julho de 2015

O governo do Acre deverá enviar, em ônibus fretados, mais de mil imigrantes haitianos para os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul até julho de 2015. No último dia 18 de novembro, foi publicado no Diário Oficial do Acre um contrato firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Social do estado (SEDS) e uma empresa para fazer esse transporte.

De acordo com o contrato, serão 16 viagens para São Paulo e oito para Porto Alegre. O custo total da operação, que inclui transporte e alimentação, é de R$ 1.153.107,20. Segundo a SEDS, esse recurso é proveniente do Ministério da Justiça já para este fim.

Gaúchos criticam postura do governo do Acre

De acordo com Balestro, o executivo estadual deve divulgar nas próximas horas uma nota oficial para cobrar explicações do governo do Acre sobre o envio de haitianos, sem comunicado oficial às autoridades gaúchas. “É uma ação legal. Podemos, por exemplo, mandar estudantes para outro estado e o governo do Acre também pode. O que criticamos é que é necessário um aviso prévio para que as pessoas não caiam em situação de vulnerabilidade social”, cobrou o assessor.

O secretário de Desenvolvimento Social do Acre, Antônio Torres, nega a acusação e diz ter seguido a orientação do Ministério da Justiça de informar os estados para onde os imigrantes estão sendo levados.

“Estranhei quando soube da reclamação do governo do RS, porque falei pessoalmente com a equipe da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos daquele estado e eles disseram estar cientes de que o estado do Acre iria enviar os imigrantes para Porto Alegre e pediram uma previsão para que eles pudessem se organizar”, afirma. Segundo ele, esse contato teria sido feito na sexta-feira (21).


Da ContilNet

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.

Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.

Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.

Comentários

Continue lendo

Acre

Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Publicado

em

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.

De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos

A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.

VEJA O VÍDEO:

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.
Foto: Sérgio Vale

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco neste sábado, 27, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 12h, o manancial marcou 14,40 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

Na primeira medição do dia, realizada às 5h26, o rio estava em 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em poucas horas, o Rio Acre subiu mais 40 centímetros, intensificando o risco de alagamentos em diferentes regiões da capital.

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco. Mesmo assim, a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações registradas nos dias anteriores, principalmente nas áreas de cabeceiras e em municípios do interior, cujas águas continuam desaguando na capital acreana.

Comentários

Continue lendo