Acre
Governo do Rio Grande do Sul manda ofício ao Acre sobre situação dos haitianos
Pelo visto, a novela que envolve a ida de haitianos para o Sul do Brasil, promovida pelo Governo do Acre, está longe de acabar. É que, de acordo com o portal G1 de RS, o governo do Rio Grande do Sul encaminhou nesta sexta-feira (28) ao Acre um ofício em que solicita providências e manifesta inconformidade com a maneira com que vem sendo tratada a questão de cidadãos haitianos migrantes para o Brasil.
De acordo com a publicação, no documento, o estado gaúcho requer o estabelecimento de um procedimento formal e organizado entre os estados, que permita previsibilidade e planejamento das ações para recepção aos cidadãos haitianos.
O governo gaúcho informa que os acreanos enviaram quatro veículos lotados pelos estrangeiros sem comunicar as autoridades gaúchas. O primeiro deles chegou na manhã de quinta-feira (27). As autoridades gaúchas dizem que souberam da viagem dos caribenhos através de notícias na imprensa. Uma equipe foi montada às pressas para receber o grupo na rodoviária da capital. Os imigrantes que chegaram a Porto Alegre foram recepcionados por equipes do estado e da prefeitura, e foi solicitado encaminhamento para outros estados, como São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Dentro da matéria, há também informações sobre o número de imigrantes que se pretende enviar, bem como as críticas tecidas pelo governo gaúcho com relação a postura do governo acreano. Veja:
Acre deve enviar mais de mil imigrantes para SP e RS até julho de 2015
O governo do Acre deverá enviar, em ônibus fretados, mais de mil imigrantes haitianos para os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul até julho de 2015. No último dia 18 de novembro, foi publicado no Diário Oficial do Acre um contrato firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Social do estado (SEDS) e uma empresa para fazer esse transporte.
De acordo com o contrato, serão 16 viagens para São Paulo e oito para Porto Alegre. O custo total da operação, que inclui transporte e alimentação, é de R$ 1.153.107,20. Segundo a SEDS, esse recurso é proveniente do Ministério da Justiça já para este fim.
Gaúchos criticam postura do governo do Acre
De acordo com Balestro, o executivo estadual deve divulgar nas próximas horas uma nota oficial para cobrar explicações do governo do Acre sobre o envio de haitianos, sem comunicado oficial às autoridades gaúchas. “É uma ação legal. Podemos, por exemplo, mandar estudantes para outro estado e o governo do Acre também pode. O que criticamos é que é necessário um aviso prévio para que as pessoas não caiam em situação de vulnerabilidade social”, cobrou o assessor.
O secretário de Desenvolvimento Social do Acre, Antônio Torres, nega a acusação e diz ter seguido a orientação do Ministério da Justiça de informar os estados para onde os imigrantes estão sendo levados.
“Estranhei quando soube da reclamação do governo do RS, porque falei pessoalmente com a equipe da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos daquele estado e eles disseram estar cientes de que o estado do Acre iria enviar os imigrantes para Porto Alegre e pediram uma previsão para que eles pudessem se organizar”, afirma. Segundo ele, esse contato teria sido feito na sexta-feira (21).
Da ContilNet
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.