fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governo do Acre lança campanha de arrecadação para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Em um gesto de solidariedade e apoio às famílias atingidas pelas históricas enchentes no Rio Grande do Sul, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), lança nesta sexta-feira, 9, uma campanha de arrecadação de donativos em apoio ao estado sulista.

Rio Grande do Sul vive a maior enchente da sua história. Foto: Ricardo Stuckert /Internet

Desde a segunda-feira, 29 de abril, o Rio Grande do Sul enfrenta uma das piores calamidades naturais da história do Brasil, chegando a 431 municípios atingidos, o que equivale a mais de 86,7% do total das cidades gaúchas. Além disso, cidades inteiras estão submersas e milhares de pessoas foram desabrigadas e deslocadas de suas casas. O estado também contabiliza um total de 107 mortos e 134 desaparecidos.

A situação é de emergência e demanda uma resposta de todo o país. Por meio da campanha realizada no Acre, poderão ser arrecadados itens essenciais para o alívio imediato das vítimas, incluindo alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de higiene pessoal e limpeza, roupas para adultos e crianças, fraldas e leite para bebês, entre outros. Além disso, colchonetes, colchões, lençóis, cobertores, roupas de cama e ração para animais são igualmente necessários para proporcionar conforto e assistência às famílias afetadas.

Secretária ressalta a importância da solidariedade neste momento de calamidade enfrentada pelo RS. Foto: Diego Gurgel/ Secom

A titular da pasta, Maria Zilmar da Rocha, destaca que o momento é de solidariedade e apoio às famílias do Rio Grande do Sul, o que requer envolvimento dos estados e de todo país. “Estamos abrindo essa campanha, pois há milhares de pessoas que passam por situações de calamidade pública. Estaremos recepcionando essas doações para, posteriormente, enviá-las ao Rio Grande do Sul. Aos que desejarem realizar sua contribuição, estaremos abrindo o ponto de arrecadação na SEASDH e, consequentemente, de forma solidária, em todas as demais secretarias”, enfatiza a secretária.

Sede da SEASDH será ponto de coleta das doações. Foto: Carolina Torres/Secom

As doações podem ser feitas na sede da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, localizada na Av. Nações Unidas, 2731, bairro Estação Experimental, em Rio Branco.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente do TJAC firma parceria com a Polícia Civil do Estado

Publicado

em

Por

“A celebração e comunicação com as instituições é fundamental e garante agilidade na resolução de problemas,” destacou a presidente do TJAC, Regina Ferrari

A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Samoel Evangelista, e o delegado-geral da Polícia Civil (PCAC), José Henrique Maciel, assinaram nesta segunda-feira, 20, o Termo de Cooperação Técnica entre as instituições.

A parceria com a PCAC, objetiva a concessão de acessos aos sistemas do Judiciário, por parte deste Poder Judiciário, a integrantes dos quadros da Polícia Civil do Estado do Acre e do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (Iapen) para otimizar o fluxo de trabalho.

A presidente do TJAC, Regina Ferrari, destacou que: “A celebração e comunicação com as instituições é fundamental e garante agilidade na resolução de problemas.”

“O termo de cooperação com o Tribunal de Justiça irá facilitar nosso trabalho, bem como o do Tribunal de Justiça. Será um trabalho digitalizado e mais ágil, economizando tempo e recursos,” afirmou o delegado José Henrique Maciel.

A reunião de assinatura também contou a presença da juíza de Direito auxiliar da Presidência, Zenice Cardoso, e a diretora de Logística (Dilog) do TJAC, Larissa Montilha.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Inauguração da Central de Referência em Educação Especial se torna marco para a inclusão no Acre

Publicado

em

Por

Sob a liderança do governador Gladson Cameli, o Acre deu um passo importante rumo ao seu futuro educacional e inclusivo na manhã desta segunda-feira, 20. Com a inauguração da Central de Referência em Educação Especial, o Estado se destacou como um dos grandes nomes em inclusão e atendimento especializado na educação, transformando-se em um modelo a ser seguido em todo o país.

Central de Referência em Educação Especial mudará aspectos de ensino no Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

A Central de Referência em Educação Especial, em Rio Branco, tem como objetivo oferecer um serviço de atendimento multidisciplinar aos alunos das escolas públicas da Rede Estadual de Ensino, que são o público-alvo da Educação Especial. Esse público inclui estudantes com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista (TEA), altas habilidades e superdotação, transtornos específicos de aprendizagem, transtornos do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtornos do processamento auditivo central.

A Central proporcionará avaliações com ou sem laudo médico, conforme a legislação estadual e federal, identificando dificuldades nos aspectos cognitivos, socioemocionais, comportamentais e de autonomia. Além disso, oferecerá atendimento e orientação às famílias dos estudantes, facilitando a compreensão e a efetivação do Projeto de Vida elaborado para cada aluno.

O governador destacou que a Central representa um grande avanço para o sistema educacional. Foto: Diego Gurgel/Secom

Durante seu discurso, o governador destacou que a Central representa um grande avanço para o sistema educacional do Acre e uma prova do compromisso do governo com a inclusão social. “Estamos garantindo o direito de todos ao acesso aos benefícios que a máquina pública pode oferecer, sem discriminação ou preconceito”, afirmou Cameli.

O secretário de Educação, Aberson Carvalho, reforçou o compromisso contínuo do governo com a educação, mencionando iniciativas recentes, como a entrega de dois abonos, reajustes salariais para profissionais da educação, concursos para professores, contratação de especialistas em educação especial, além de programas como o Prato Extra, distribuição gratuita de uniformes e mochilas para todos os alunos e amplas reformas em unidades escolares, que beneficiam 140 mil alunos em todo o Acre.

“Esta Central está no nosso plano de governo e é mais um compromisso que assumimos, sendo agora cumprido pela educação. A ideia é que essa equipe desenvolva um projeto de vida personalizado para cada estudante a cada seis meses, visando proporcionar maior autonomia, independência e um aprendizado mais eficaz”, reforça o secretário Aberson Carvalho.

O secretário de Educação, Aberson Carvalho, reforçou o compromisso contínuo do governo com a educação. Foto: Diego Gurgel/Secom

Um lugar como nenhum outro

Entre os convidados para a cerimônia estavam representantes da Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEE), do Conselho Estadual de Educação, do Ministério Público, da Associação Família Azul, da Defensoria Pública do Estado do Acre, gestores das escolas estaduais, a Apae e o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.

Para o público que será atendido, a Central de Referência em Educação Especial traz diversos pontos positivos significativos. Primeiramente, os estudantes que são o público-alvo da Educação Especial serão avaliados por uma equipe multidisciplinar, que identificará suas dificuldades e habilidades específicas. Além disso, a Central assegura os direitos dos estudantes quanto aos serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE), levando em conta suas especificidades e individualidades.

Central oferece um serviço de atendimento multidisciplinar aos alunos das escolas públicas da Rede Estadual de Ensino. Foto: Diego Gurgel/Secom

Outro aspecto importante é a orientação contínua que será oferecida às escolas e às famílias dos estudantes, com o objetivo de implementar de forma colaborativa o Projeto de Vida de cada aluno. Finalmente, a equipe multidisciplinar também fornecerá atendimento e orientação às famílias dos estudantes atípicos, garantindo um suporte integral e abrangente.

O governador Cameli finalizou sua fala expressando gratidão aos professores e profissionais envolvidos. “A dedicação e o amor de vocês para cada um dos alunos especiais que aqui irão estudar terão uma recompensa infinita”, declarou, num evento que simboliza um passo significativo rumo a um futuro inclusivo e próspero para as novas gerações de acreanos e acreanas.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Nota pública sobre a queda de uma aeronave no interior do Acre

Publicado

em

Por

O governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), informa que já deslocou uma equipe da corporação para prestar atendimento na queda de um avião próximo à Fazenda Santa Luzia, no município de Tarauacá.

Foram enviados ao local cinco bombeiros, em uma voadeira e um jet-ski para prestar assistência aos passageiros e tripulantes da aeronave oriunda do Jordão.

Informa, ainda, que os próprios passageiros, após pouso de emergência na água, acionaram a corporação para o atendimento necessário.

O local do acidente fica a duas horas de barco de Tarauacá. Assim, maiores informações sobre o caso serão repassadas após a chegada da equipe ao local do acidente.

Coronel Charles Santos
Comandante do CBMAC

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo