fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governo disponibiliza escolas para abrigar famílias vítimas da enchente em Rio Branco

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 24, o governo do Estado mobilizou todas as secretarias e servidores para ajudar a população atingida pela forte enchente que atinge Rio Branco.  Mais de cinco mil famílias ficaram desalojadas e necessitaram de assistência do governo para encontrar um lugar seguro para se abrigar.

As famílias estão sendo alojadas nas unidades escolares da capital. 11 escolas já receberam famílias desabrigadas. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O governo disponibilizou escolas para servirem como abrigos temporários para as famílias afetadas pela enchente. Essas escolas foram preparadas para receber as pessoas de forma segura e oferecer condições básicas de conforto. Até o momento, 16 escolas receberam famílias.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), suspendeu as aulas temporariamente na manhã de sexta-feira, 24, nas escolas estaduais de Rio Branco. A suspensão das aulas visa garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes, professores e funcionários, bem como contribuir para minimizar os impactos causados pelas chuvas, com escolas sendo disponibilizadas como abrigo para as famílias afetadas.

Na capital acreana, 48 bairros foram atingidos pelos transbordamentos. Ao todo, mais de 22 mil pessoas foram afetadas, totalizando 5.500 famílias.

Gestora da Escola João Paulo II, Janete Bezerra, mobilizou a comunidade escolar para arrecadar donativos como roupas, colchões, toalhas, lençóis, material de limpeza e higiene pessoal para doar às famílias. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Algumas escolas como a Raimundo Hermínio de Melo, a Professor Josué Fernandes e o Centro de Línguas também foram afetados pelas águas.

Segundo a coordenadora administrativa Susi Estefani da Silva, do Colégio Militar Tiradentes, localizado no Bairro Calafate, a unidade de ensino está funcionando como uma central para receber os servidores das polícias Militar e Civil, com quatro salas disponibilizadas, além da quadra de esportes, mas caso tenha uma demanda maior, 10 salas serão disponibilizadas.

A Escola João Paulo II, localizada no Bairro Sobral, recebeu 12 famílias do bairro Ayrton Senna, um total de 48 pessoas, distribuídas em 10 salas de aula.

Escola Dr. Mário de Oliveira é uma das escolas que abriga a comunidade. Foto: Alexandre Noronha/Semapi

“Sabemos que a escola é da comunidade e nós estamos de portas abertas para recebê-la. É uma dinâmica diferente, mas necessária. Não podemos virar as costas em um momento tão importante de calamidade pública. São os prédios que estão à disposição”, declarou a gestora da Escola Santa João Paulo II, Janete Bezerra.

A comunidade escolar da João Paulo II está arrecadando roupas, colchões, fraldas descartáveis, toalhas, lençóis, material de limpeza e higiene pessoal para doar às famílias.

Escolas que abrigam comunidades

Núcleo Baixada I
* Alcimar Leitão
* Ilka Maria
* Raimundo Gomes

Núcleo Integral/Militares
*Sebastião Pedrosa
*Tiradentes

Núcleo Quinze
*Roberto Sanches Mubarac
*Terezinha Miguéis
*Zuleide Pereira

Bosque
*João Batista Aguiar

Centro
*Mário de Oliveira

Baixada II
*João Paulo II
*Heloísa Mourão Marques
*Ramona Mula de Castro
*Ayrton Sena

S.Francisco/T.Neves
*Berta Vieira

Belo Jardim
*Lourival Pinho

Comentários

Continue lendo

Acre

Inscrições para 24º Concurso da Rainha do Rodeio da Expoacre começam em julho

Publicado

em

Por

As inscrições para o 24º certame da Rainha do Rodeio da Expoacre 2024 já tem data marcada para retomar a emoção e a tradição de uma das maiores feiras agropecuárias da Região Norte. As interessadas em participar do concurso devem ser maiores de 18 anos e serão avaliadas em diversas habilidades, como tocar o berrante e estalar do chicote. As inscrições podem ser feitas entre os dias 1º e 20 de julho, no instagram oficial @rainhadorodeioexpoacre.

Edição da Rainha do Rodeio da Expoacre abre inscrições de 1º a 20 de julho. Foto: Cleiton Lopes/Ilustração Sete

Este ano, o concurso, organizado pelos colunistas sociais Roberta Lima e Gigi Hanan, da Associação dos Colunistas do Acre (Acos), é realizado com apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete).

Em 2023, Lohana Martins foi eleita Rainha do Rodeio da Expoacre, em frente ao Palácio Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom

“É muito importante esse momento de valorização de um evento que já virou tradição no estado, como a eleição da Rainha do Rodeio da Expoacre. E a parceria com a Associação dos Colunistas foi extremamente relevante e positiva no ano passado, então nos reunimos novamente para fazer a organização desta festa, que com certeza vai marcar a Expoacre 2024”, ressaltou o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias.

Secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias (à direita), ladeado pela colunista e organizadora Roberta Lima; Rainha do Rodeio da Expoacre 2023, Lohana Martins; Princesa Maiane Sobrinho; colunista e organizador Gigi Hanan; e influencer Luiz Vasconcelos. Foto: Neto Lucena/Secom

“Nos reunimos com a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo, para organizar a Rainha do Rodeio, um evento que já tem uma história no Acre. E vamos, mais uma vez, produzir com muito carinho e amor, para trazer o mesmo público ou até mais do que ano passado”, enfatizou a colunista Roberta Lima.

Etapas do concurso

No dia 27 de julho será realizada a seletiva das inscritas no concurso. As candidatas selecionadas seguirão para a grande final do certame, no dia 24 de agosto, às 19h, em frente ao Palácio Rio Branco, que elegerá a Rainha e a Princesa do Rodeio da maior feira agropecuária do estado.

Lohana Martins e Maiane Sobrinho foram eleitas Rainha e Princesa da Expoacre, em 2023. Foto: Neto Lucena/Secom

No ano passado, centenas de pessoas acompanharam a coroação de Lohana Martins como a Rainha do Rodeio da Expoacre 2023 e Maiane Sobrinho como Princesa. Ao todo, 16 finalistas participaram da disputa, sendo dez candidatas de Rio Branco e seis representantes de Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro, Sena Madureira, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul.

Neste ano, a expectativa é de que a quantidade de inscritas seja ainda maior: “Eu acho que este ano vai superar [o número de candidatas] porque é um evento grandioso, que mostra a beleza acreana, e as candidatas estão se preparando cada vez mais”, ressaltou Gigi Hanan.

Em 2023, 16 finalistas disputaram o título de Rainha do Rodeio da Expoacre, em frente ao Palácio Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom

A candidata eleita receberá a tradicional faixa da Rainha do Rodeio e participará da Cavalgada de abertura da Expoacre. A vencedora participa ainda do Circuito de Rodeio e agenda de shows e cerimônias da maior feira agropecuária do Acre.

Expoacre 2024

Este ano, a edição da Expoacre Juruá será realizada entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, em Cruzeiro do Sul. Já em Rio Branco, de 31 de agosto a 8 de setembro. O evento é marcado pela realização de feiras, exposições, cursos e capacitações e reúne centenas de expositores, produtores rurais, empreendedores e visitantes de diversas regiões do Brasil.

Expectativa é de que Expoacre 2024 supere edição de 2023 em volume de vendas. Foto: Pedro Devani/Secom

A previsão é que este ano o volume de negócios supere o faturamento de 2023, quando a Expoacre gerou R$ 325 milhões, uma elevação de 55% em relação a 2022, que registrou R$ 209 milhões.

Outra importante novidade para o público em geral é a promoção de dois shows gratuitos, patrocinados pelo governo federal ao Estado do Acre, por meio de projeto aprovado pelo Ministério do Turismo. A cantora Marília Tavares se apresenta no dia 1º de setembro e a banda Limão com Mel fecha o rodeio no dia 3 de setembro.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC apoia campanha do CNMP contra o assédio eleitoral

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) é parceiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) na realização da campanha “Assédio Eleitoral: Proteja sua Liberdade de Escolha”.

A iniciativa é uma ação que visa esclarecer e combater o assédio eleitoral, protegendo a liberdade individual de voto e a integridade do processo eleitoral.

Com isso, o CNMP, por meio da Comissão de Defesa da Democracia, pretende orientar as vítimas acerca de como identificar o assédio eleitoral e fornecer passos claros sobre como denunciar essas práticas.

Assédio eleitoral

O assédio eleitoral consiste em coações, pressões e promessas de benefícios em troca de apoio político, o que tem se tornado comum, especialmente, no ambiente de trabalho.

O assedio eleitoral pode ser identificado também dentro do serviço público e em outros espaços institucionais, demandando atuação, para além do campo eleitoral, de todo o Ministério Público brasileiro.

A Recomendação CNMP nº 110/2024 dispõe sobre a integração da atuação do Ministério Público brasileiro para o enfrentamento de práticas que afetem a liberdade de voto durante o período das eleições.

Fonte: CNMP

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC realiza reunião para discutir gestão orçamentária e Plano de Contratações para 2025

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou, nesta segunda-feira, 17, uma reunião para apresentação do Plano Anual de Contratações (PAC) referente ao ano de 2025, além da reorganização orçamentário-financeira da instituição.

A reunião foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, e contou com a participação do secretário-geral, promotor de Justiça Glaucio Oshiro, da secretária de Planejamento Institucional, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, além de representantes das Diretorias de Administração, Finanças e Planejamento.

Durante o encontro, foi apresentada a consolidação inicial do PAC, que engloba as compras e contratações que a instituição pretende realizar ou prorrogar para atender às demandas do próximo ano, considerando o crescimento de atividades e projetos em andamento.

Ficou estabelecido que as diretorias, em conjunto com as áreas demandantes, trabalharão nos detalhes para aprimorar o PAC 2025 até o início do próximo mês.

Foi destacado na reunião que, diante dos esforços administrativos para a reorganização orçamentário-financeira, será possível antecipar algumas entregas estratégicas para o ano de 2024, que estavam inicialmente previstas para 2025.

Texto: Hudson Castelo
Fotos: Tiago Teles
Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo