fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Governo disponibiliza escolas para abrigar famílias vítimas da enchente em Rio Branco

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 24, o governo do Estado mobilizou todas as secretarias e servidores para ajudar a população atingida pela forte enchente que atinge Rio Branco.  Mais de cinco mil famílias ficaram desalojadas e necessitaram de assistência do governo para encontrar um lugar seguro para se abrigar.

As famílias estão sendo alojadas nas unidades escolares da capital. 11 escolas já receberam famílias desabrigadas. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O governo disponibilizou escolas para servirem como abrigos temporários para as famílias afetadas pela enchente. Essas escolas foram preparadas para receber as pessoas de forma segura e oferecer condições básicas de conforto. Até o momento, 16 escolas receberam famílias.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), suspendeu as aulas temporariamente na manhã de sexta-feira, 24, nas escolas estaduais de Rio Branco. A suspensão das aulas visa garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes, professores e funcionários, bem como contribuir para minimizar os impactos causados pelas chuvas, com escolas sendo disponibilizadas como abrigo para as famílias afetadas.

Na capital acreana, 48 bairros foram atingidos pelos transbordamentos. Ao todo, mais de 22 mil pessoas foram afetadas, totalizando 5.500 famílias.

Gestora da Escola João Paulo II, Janete Bezerra, mobilizou a comunidade escolar para arrecadar donativos como roupas, colchões, toalhas, lençóis, material de limpeza e higiene pessoal para doar às famílias. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Algumas escolas como a Raimundo Hermínio de Melo, a Professor Josué Fernandes e o Centro de Línguas também foram afetados pelas águas.

Segundo a coordenadora administrativa Susi Estefani da Silva, do Colégio Militar Tiradentes, localizado no Bairro Calafate, a unidade de ensino está funcionando como uma central para receber os servidores das polícias Militar e Civil, com quatro salas disponibilizadas, além da quadra de esportes, mas caso tenha uma demanda maior, 10 salas serão disponibilizadas.

A Escola João Paulo II, localizada no Bairro Sobral, recebeu 12 famílias do bairro Ayrton Senna, um total de 48 pessoas, distribuídas em 10 salas de aula.

Escola Dr. Mário de Oliveira é uma das escolas que abriga a comunidade. Foto: Alexandre Noronha/Semapi

“Sabemos que a escola é da comunidade e nós estamos de portas abertas para recebê-la. É uma dinâmica diferente, mas necessária. Não podemos virar as costas em um momento tão importante de calamidade pública. São os prédios que estão à disposição”, declarou a gestora da Escola Santa João Paulo II, Janete Bezerra.

A comunidade escolar da João Paulo II está arrecadando roupas, colchões, fraldas descartáveis, toalhas, lençóis, material de limpeza e higiene pessoal para doar às famílias.

Escolas que abrigam comunidades

Núcleo Baixada I
* Alcimar Leitão
* Ilka Maria
* Raimundo Gomes

Núcleo Integral/Militares
*Sebastião Pedrosa
*Tiradentes

Núcleo Quinze
*Roberto Sanches Mubarac
*Terezinha Miguéis
*Zuleide Pereira

Bosque
*João Batista Aguiar

Centro
*Mário de Oliveira

Baixada II
*João Paulo II
*Heloísa Mourão Marques
*Ramona Mula de Castro
*Ayrton Sena

S.Francisco/T.Neves
*Berta Vieira

Belo Jardim
*Lourival Pinho

Comentários

Acre

Polícia apreende dois menores que tentaram invadir hospital de Feijó

Publicado

em

Por Sandra Assunção

Em ação integrada as Polícias Civil e Militar de Feijó apreenderam dois menores que tentaram roubar as armas dos seguranças do Hospital Geral do município na noite desta terça-feira, 6.

Jonathan Gonçalves dos Santos, de 16 anos, baleado por um dos seguranças, foi o primeiro a ser apreendido ainda durante a madrugada. Já José Carlos Lima, 17 anos, foi apreendido nesta quarta-feira, 7, na casa da namorada dele, no Bairro Conquista, em Feijó.

O delegado Railson Ferreira, disse que inicialmente havia a informação da atuação de 4 pessoas na ação criminosa na unidade hospitalar, mas durante as investigações, mais uma pessoa, foi identificada.

“As prisões foram feitas graças ao trabalho integrado das Polícias. Estamos trabalhando para prender todos os envolvidos, incluindo uma mulher”, conta o delegado afirmando que o objetivo do grupo era roubar as armas dos Vigilantes. “Eles queriam as armas e iriam roubar pessoas dentro e fora do Hospital”, destaca a autoridade policial.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre pode ter friagem com temperaturas abaixo de 10°C na próxima semana, informa Friale

Publicado

em

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

Por

Uma poderosa onda de frio polar atingirá o Acre com temperaturas que podem atingir menos que 13°C, na próxima semana, segundo o Portal O Tempo Aqui, do pesquisador e meteorologista, David Friale.

A famosa “Friagem”, como conhecida pelos acreanos, é confirmada para a terça-feira, 13 de junho e de acordo com o boletim, devido aos ventos intensos, a sensação térmica poderá ficar próxima de zero.

As características climáticas serão forte, poderosa, abrangente e duradoura, conforme indica a previsão divulgada na tarde desta quarta-feira, 07.

“Essa forte onda de frio será duradoura no Acre, devendo permanecer, com noites “geladas”, pelo menos até domingo, dia 18 de junho, porém, com muito sol e baixíssima umidade do ar a partir da próxima quinta-feira”, diz a publicação.

Friale ainda indica que na quarta-feira, 14, as baixas temperaturas poderão atingir até mesmo 10°C ou menos, em Rio Branco, o que será a mais intensa dos últimos 20 anos no mês de junho.

Comentários

Continue lendo

Acre

Pagamento irregular de diárias na prefeitura de Epitaciolândia vira alvo de investigação do MP

Publicado

em

Prefeitura de Epitanciolândia autoriza contratação emergencial de profissionais da Saúde – Foto: internet

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) decidiu abrir uma investigação para apurar supostas irregularidades no pagamento irregular de diárias realizado pela prefeitura de Epitaciolândia, comandada pelo prefeito Sérgio Lopes (PSDB). O documento foi publicado na edição do Diário Eletrônico desta quarta-feira, 7.

Recentemente, um pedido de afastamento do prefeito de Epitaciolândia, delegado de Polícia Civil Sérgio Lopes de Souza, foi aprovado por 5 votos a 4 na Câmara de Vereadores do município. Durante a 7ª sessão ordinária, foi apresentada uma denúncia feita por um morador do município. O denunciante acusavam o gestor municipal de improbidade administrativa.

Em virtude disso, o promotor Thiago Marques Salomão, relatou que a informação constante da Notícia de Fato n.º 01.2022.00002570-7, aponta a notícia de possível irregularidade no pagamento de diárias, pela Prefeitura Municipal de Epitaciolândia, no ano de 2021.

Segundo o órgão controlador, diante do relatório de comunicação de atividades atípicas encaminhado pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT), é necessário a continuidade das investigações, convertendo em procedimento preparatório – que antecede o inquérito civil.

Comentários

Continue lendo

Em alta