Em meio à realização da COP30, o governo brasileiro anunciou a conclusão da nova rota logística que liga a Amazônia a quatro portos do Oceano Pacífico, criando um corredor estratégico entre a América do Sul e a Ásia. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
O trajeto parte de Manaus (AM) pelo Rio Solimões até Santo Antônio do Içá (AM), onde se divide em dois eixos internacionais. Um deles segue pela Colômbia, via Rio Putumayo, até o Porto de Tumaco. O outro passa pelo Peru, pela cidade de Iquitos, e se ramifica em três destinos: o Porto de Manta (Equador), o Porto de Paita (Peru) e o Porto de Chancay (Peru).
A última etapa da obra — a dragagem do Alto Solimões, fundamental para garantir a navegabilidade no trecho brasileiro — foi concluída em novembro. Segundo o governo federal, a expectativa é que a nova rota impulsione as exportações de produtos industrializados da Zona Franca de Manaus e amplie o intercâmbio comercial com países latino-americanos e asiáticos.