fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Governo celebra importantes conquistas nos 121 anos do início da Revolução Acreana

Publicado

em

No raiar do dia 6 de agosto de 1902, José Plácido de Castro e outros 33 homens davam início a Revolução Acreana, com a tomada da Intendência Boliviana instalada na vilarejo de Mariscal Sucre, atual município de Xapuri. Começava ali a saga do estado que lutou para ser brasileiro.

Neste domingo, 6, início da Revolução Acreana completa 121 anos. Foto: arquivo/Departamento Histórico

Após seis meses de batalhas, o conflito armado chegou ao fim após a rendição do exército boliviano, em janeiro de 1903. Com a assinatura do Tratado de Petrópolis, no dia 17 de novembro daquele ano, o território do Acre foi, definitivamente, anexado ao Brasil.

Mais de um século depois, o Acre segue com outros desafios a serem superados e conta com um governo que trabalha para melhorar, cada vez mais, a vida da população acreana, nos 22 municípios.

Nos próximos dias, governo do Estado começa a construir o viaduto no cruzamento das avenidas Ceará e Getúlio Vargas, na capital. Imagem: Seop

Grandes obras de infraestrutura serão iniciadas nos próximos dias, em Rio Branco. Após mais de 70 anos, a capital ganhará a segunda maternidade pública. Com investimento de R$ 95 milhões, a unidade hospitalar materno-infantil será uma das maiores e mais modernas da Região Norte.

O primeiro viaduto do estado, localizado no cruzamento das avenidas Ceará e Getúlio Vargas, começará a ser construído até setembro, assim como a Orla do Quinze, no Segundo Distrito.

Nova maternidade pública será uma das maiores e mais modernas da Região Norte do país. Imagem: Seop

“Além de melhorar a infraestrutura, essas obras serão fundamentais na geração de milhares de postos de trabalho diretos e indiretos. Queremos impulsionar a nossa economia e gerar mais renda para as pessoas”, pontuou o governador Gladson Cameli.

As pontes de Sena Madureira e Xapuri, a construção da nova sede da Colônia de Pescadores de Rio Branco, e da Casa da Mulher Brasileira, em Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia, a revitalização de aeródromos e a reforma e ampliação de unidades hospitalares estão entre as principais obras em execução, atualmente.

Obras da segunda ponte sobre o Rio Iaco, em Sena Madureira, estão avançadas. Foto: Ascom Deracre

Na zona rural, a recuperação e abertura de ramais foram intensificadas neste verão. Em parceria com as prefeituras e utilizando maquinário próprio, os investimentos do governo estadual contemplam todas as regiões acreanas.

Com apoio governamental, o agronegócio do Acre vem batendo recordes seguidos de produtividade nos últimos anos. As safras de milhos e soja estão entre as que mais crescem no país.

Gestão do governador Gladson Cameli aposta no agronegócio como alternativa econômica para o desenvolvimento do estado. Foto: Odair Leal/Secom

“Somos uma terra muito abençoada por Deus e as portas do nosso estado estão abertas para quem queira investir e ajudar no desenvolvimento social e econômico do Acre”, enfatizou o chefe do Poder Executivo.

Desde de dezembro de 2020, a população de Cruzeiro do Sul conta com a unidade da Organização em Centro de Atendimento (OCA). Recentemente, o governo inaugurou a OCA de Brasileia. A gestão atual também é responsável pela implantação dos Centros Integrados de Meio Ambiente (Cima) das duas respectivas cidades, dos Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp) e do Programa CNH Social, que já distribuiu gratuitamente milhares de carteiras de habilitação aos jovens acreanos.

OCA de Brasileia foi recentemente inaugurada pelo governo do Acre. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

Na educação, a implementação do prato extra da merenda, a distribuição gratuita de tablets e fardamento escolar, além da reforma de escolas estão entre os investimentos realizados para que o ensino do Acre esteja entre os dez melhores do país.

Aos professores da rede estadual, o governo garantiu a compra de notebooks e o pagamento mensal de pacotes de internet. A atual administração também foi responsável pela convocação de mais de 1,2 mil novos servidores efetivos e o pagamento do maior abono salarial aos professores e demais trabalhadores da área educacional.

Atual gestão é responsável por implementar o prato extra da merenda escolar. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Na saúde, o governo enfrentou e venceu a maior pandemia da história recente da humanidade. Para salvar a população da covid-19, o Estado construiu dois hospitais de campanha em tempo recorde, contratou profissionais, reforçou a rede pública hospitalar com medicamentos, equipamentos e insumos. Em um grande esforço conjunto, a vacina foi distribuída com agilidade para que o imunizante chegasse ao braço das pessoas.

Na capital e no interior, o governo reformou hospitais e concluiu obras que estavam paralisadas há vários anos, como a última etapa do Pronto-Socorro de Rio Branco, o Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul. Outra relevante iniciativa é o mutirão de cirurgias, que já tirou da fila de espera milhares de pacientes que aguardavam os processos operatórios.

UPA de Cruzeiro foi inaugurada na gestão do governador Gladson Cameli. Foto: Jean Lopes/Seop

Quase dois mil novos agentes de segurança pública passaram a integrar as forças policiais do Acre. Para que estes bravos servidores tenham as melhores condições possíveis durante a missão de proteger a sociedade, o governo assegurou a aquisição de mais viaturas, armamento, reforma de quarteis e delegacias, convocação de aprovados em cadastro de reserva e realização de concursos públicos.

“Temos muitas conquistas a comemorar. Não tenho dúvidas que os próximos anos serão ainda melhores. Nossa gestão está empenhada para que o Acre seja um lugar com mais oportunidades para todos”, concluiu Cameli.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO 

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO 

PREGÃO PRESENCIAL SRP N° 003/2024

OBJETO: Registro de Preços para Aquisição de Material de Expediente e Suprimentos de Informática, atendendo as necessidades da Prefeitura Municipal de Brasiléia.

Data da Abertura: 12 de junho de 2024, às 08h30min.

O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 23/05/2024 nos seguintes endereços eletrônicos: http://app.tce.ac.gov.br/portaldaslicitacoes/ e e-mail [email protected].

Brasiléia/AC, 22 de maio de 2024.

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira


ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL SRP N° 005/2024

OBJETO: Registro de preços para eventual e futura Contratação de Pessoa Jurídica para o fornecimento de gêneros alimentícios e materiais de limpeza, destinados a atender as necessidades das 36 (trinta e seis) unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, e Secretarias da Prefeitura Municipal de Brasiléia/AC.

Data da Abertura: 06 de junho de 2024, às 08h30min.

O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 23/05/2024 nos seguintes endereços eletrônicos:

Brasiléia/AC, 22 de maio de 2024.

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira

Comentários

Continue lendo

Extra

Com o apoio do governo, Acre sedia pela primeira vez o Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais do Brasil

Publicado

em

O auditório do Sebrae em Rio Branco, na manhã desta quarta-feira, 22, foi palco de um evento memorável: a cerimônia de abertura do Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais do Brasil.

Organizado pela Junta Comercial do Estado do Acre (Juceac), em parceria com a Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), e com a presença do governador Gladson Cameli, o encontro reuniu líderes das 27 juntas comerciais do país para debater a modernização e simplificação do registro empresarial no Brasil. Este evento marcou a primeira vez, em 60 anos, que o Acre sedia o encontro, colocando o estado em destaque no cenário nacional por sua modernização na área nos últimos anos.

Encontro celebra práticas e discute modernização da área. Foto: Diego Gurgel/Secom

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, empresários e representantes do setor comercial de todo o país. Um dos momentos mais emocionantes foi a entrega da comenda de honra ao governador do Acre, Gladson Cameli. A homenagem, que incluiu uma medalha e um certificado, reconheceu o apoio inestimável do governador às políticas públicas que beneficiam os empreendedores locais.

“Este Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais é um marco histórico para o Acre e para o Brasil. Reunir líderes de todo o país aqui, para discutir a modernização e simplificação do registro empresarial, fortalece nosso compromisso com um ambiente de negócios mais ágil e eficiente. Agradeço a todos pela presença e contribuição para o desenvolvimento econômico do nosso estado e do nosso país”, destacou o governador Gladson Cameli.

Governador Gladson Cameli reforçou a necessidade de um ambiente de negócios mais fortalecido. Foto: Diego Gurgel/Secom

Discussões e debates

Durante o evento, foram abordados temas cruciais para o futuro do registro empresarial no Brasil. Os presidentes das juntas comerciais debateram sobre a desburocratização e modernização dos processos, visando tornar os sistemas estaduais mais eficientes e atrativos.

Nayara Honorato, presidente da Juceac, exaltou o evento que ocorre pela primeira vez no Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

Nayara Honorato, presidente da Juceac, destacou a importância do evento: “Este encontro foi um marco histórico que colocou o Acre no centro das discussões sobre o futuro do registro empresarial no país. É um grande passo para a modernização e simplificação dos nossos processos, além daquilo que já conquistamos nos últimos anos, como a completa digitalização do sistema de abertura de empresas no Acre”.

A modernização do registro empresarial tem uma relação direta com a geração de emprego e renda. Empresas constituídas com mais rapidez impulsionam a economia em todos os setores. O Acre, com sua vocação empreendedora, foi especialmente beneficiado por um ambiente de negócios mais ágil e eficiente, atraindo novos investimentos e fortalecendo a economia local.

Homenagem ao governador Gladson Cameli

A Comenda do Registro Mercantil concedida ao governador Gladson Cameli foi um reconhecimento de seu papel fundamental no desenvolvimento de políticas públicas que apoiam os empreendedores do Acre.

Governador foi agraciado com a Comenda do Registro Mercantil. Foto: Diego Gurgel/Secom

No discurso de agradecimento, o governador Gladson Cameli expressou sua honra e alegria em receber a comenda do registro mercantil. Ele destacou a importância das juntas comerciais para a transparência e o desenvolvimento econômico do Brasil.

“Graças a esse trabalho, os nossos empresários podem ter a certeza de estarem atuando na legalidade”, afirmou Cameli. Ele também ressaltou o impacto positivo que a modernização do registro empresarial trará para o Acre e para o Brasil, mencionando que “o fortalecimento do setor privado é fundamental para gerar os empregos necessários para os nossos trabalhadores”.

Perspectivas Futuras

Gregória Benário, presidente da Fenaju, elogiou a organização e a relevância do encontro: “O evento colocou o Acre no centro das discussões sobre o futuro do registro empresarial no Brasil. Foi uma excelente oportunidade para aprender com as melhores práticas de outros estados e apresentar nossas próprias soluções inovadoras”.

Gregória Benário, presidente da Fenaju, elogiou a organização e a relevância do encontro. Foto: Diego Gurgel/Secom

O Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais tende a contribuir significativamente para a modernização do registro empresarial e o desenvolvimento da economia brasileira. Com o Acre na vanguarda desse processo, o evento reafirmou o compromisso do Estado com a eficiência, a transparência e o desenvolvimento econômico. A presença de líderes e especialistas de todo o país proporcionou uma oportunidade única para troca de conhecimentos, networking e aprendizado, fortalecendo o ambiente de negócios no Brasil.

A Juceac e a Fenaju expressam seu agradecimento a todos os participantes, pela presença e pelo compartilhamento de seus conhecimentos e experiências, que certamente trarão benefícios duradouros para o sistema comercial do Acre e do Brasil.

Também estiveram presentes no evento o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom; o superintendente do Sebrae Acre, Marcos Lameira; o presidente da Associação Comercial do Acre, Marcelo Moura; e o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga.

Comentários

Continue lendo

Extra

Agricultura Familiar: Prefeitura de Brasileia apoia o produtor rural, entrega beneficiadora de arroz e inicia colheita de 500 hectares de milho

Publicado

em

A Prefeitura de Brasiléia vem cada vez mais incentivando, valorizando e apoiando agricultura familiar ao longo da gestão da Prefeita Fernanda Hasse, são investimentos em várias áreas com apoio, mecanização, plantio, colheita, transporte (escoação da produção), implementos agrícolas e sessão de uso dos tratores para associações rurais.

Mais de 60 famílias só este ano foram beneficiadas com entrega de beneficiadora de arroz nas comunidades rurais do KM 52 ( Campo Verde), e KM 59 ( Reserva Extrativista Chico Mendes – Seringal Pinda).

E a Secretaria de Agricultura já celebra o início da colheita de 500 hectares de milho nessa primeira safra de 2024, fomentando o desenvolvimento rural e a geração de renda para os agricultores locais.

Para a Prefeita Fernanda Hassem essas ações demonstram o compromisso da gestão municipal em apoiar e valorizar a produção agrícola do município, promovendo a sustentabilidade e o crescimento econômico. Com iniciativas como essa, a comunidade rural de Brasileia só cresce, se fortalece e prospera a cada ano.

“Eu agradeço à prefeita Fernanda Hassem por ter contemplado a nossa comunidade com uma peladeira de arroz. Era um sonho da comunidade, estamos muito felizes”
Manoel Martins, presidente da Associação Pinda

Manoel Martins, presidente da Associação Pinda, agradeceu o benefício em nome da comunidade. “Eu agradeço à prefeita Fernanda Hassem por ter contemplado a nossa comunidade com uma peladeira de arroz. Era um sonho da comunidade, estamos muito felizes”, ressaltou.

A secretária municipal de Agricultura, Ana Kelly, destaca o compromisso da gestão com a comunidade. “Estamos aqui no km 59, ramal Pinda, fazendo a entrega de uma beneficiadeira de arroz. A prefeita Fernanda Hassem assumiu esse compromisso e hoje estamos fazendo essa entrega que é de grande importância para a comunidade”, destacou a secretária.

Comentários

Continue lendo