fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Governadora em exercício, Mailza Assis, participa da reabertura da Casa de Chico Mendes em Xapuri

Publicado

em

A Casa de Chico Mendes, em Xapuri, município no interior do Acre, foi reaberta ao público nesta sexta-feira, 10.  A governadora em exercício, Mailza Assis, participou da cerimônia realizada a partir da parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Prefeitura Municipal e a família do líder seringueiro. Foram investidos R$ 92 mil.

Casa de Chico Mendes é um dos patrimônios históricos mais importantes do Acre. Foto: Felipe Freire/Secom

Símbolo da luta ambientalista e um dos patrimônios históricos mais importantes do Acre, a casa de número 487, localizada na rua Batista Moraes, foi entregue revitalizada com a presença de autoridades e familiares.

Espaço abriga acervos do líder seringalista, alguns originais, outros restaurados. Foto: Felipe Freire/Secom

“Agradecemos à todos que se empenharam para essa reforma, o Ministério da Cultura, Iphan e a Prefeitura. Ato importante e necessário para manter o legado de uma pessoa que lutou, defendeu a floresta, os seringueiros. Todos que passam por aqui levam a história viva do Chico Mendes”, disse Mailza Assis.

Cerimônia contou com a presença de autoridades e familiares de Chico Mendes. Foto: Felipe Freire/Secom

As obras na residência foram iniciadas em fevereiro deste ano. A reforma incluiu a troca de barrotes danificados, substituição de peças de madeira da fachada e área interna e troca da estrutura da cobertura, além de lavagem e substituição de telhas danificadas.

Mailza destacou a importância de Chico Mendes para o Acre e o mundo. Foto: Felipe Freire/Secom

A cerca foi refeita, o deck, recuperado; e a casa, por fim, recebeu nova pintura completa. Com o projeto, será realizada a renovação do contrato de locação da casa, firmado entre Iphan, prefeitura de Xapuri e a família Mendes, possibilitando a reabertura e visitação.

O presidente do Iphan, Leandro Grass, disse que é um dia histórico para o Acre, o Brasil e o mundo. “A reabertura dessa casa é  a história de uma pessoa que representa uma grande causa da humanidade. Conta a história de um homem, de um povo, de um lugar no mundo, que é a Amazônia. Aqui as pessoas se conectam e sentem a história de um homem que defendeu a humanidade”, destacou.

Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass. Foto: Felipe Freire/Secom

Tombada pelo Iphan desde 2007, a edificação e seu acervo remetem ao modo de vida do seringueiro na região amazônica. A residência é o local em que viveu e onde foi assassinado Chico Mendes, em 1989. O evento contou com as presenças do presidente do Iphan, Leandro Grass, do prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, e de familiares de Chico Mendes.

O espaço abriga acervos do líder seringalista, alguns originais, outros restaurados.

Móveis da casa de Chico Mendes. Foto: Felipe Freire/Secom

A Casa está aberta para visitação diária, das 8h às 17h.

Na ocasião, também foi feita a inauguração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que fica ao lado da Casa.

O que disseram:

“Emocionante ver a casa reaberta, já que como família, somos cobrados pelo Brasil e pelo mundo, por pessoas que querem conhecer a história, a  vida do Chico” – viúva de Chico Mendes, Ilzamar Mendes.

“Um marco para nosso município. Vai além da questão turística e econômica, é o resgate da luta e dos ideias de um herói acreano. Turismo voltado para uma conscientização ambiental, da convivência pacífica dos humanos com  a natureza” – prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos.

“A história fala muito dessa casinha feita a mão por nós. Representa uma luta histórica e ambiental que percorre o mundo” – filha de Chico Mendes e presidente do Comitê Chico Mendes, Ângela Mendes.

Comentários

Acre

Governo do Acre abre programação de Natal com cantata e acender das luzes do Palácio Rio Branco

Publicado

em

Música, luzes e espírito natalino marcaram a abertura oficial da programação do Natal 2023 do governo do Acre na noite desta sexta-feira, 1º, na esplanada do Palácio Rio Branco.

Tradicional Cantata de Natal foi marcada por emoção. Foto: Felipe Freire/Secom

A maior celebração natalina do estado foi marcada pela apresentação da Cantata de Natal com apresentação do coro e orquestra dos alunos da Escola de Música do Acre (Emac), sob regência do maestro Afonso Portela, e o Coletivo de Cordas Fracionadas da Universidade Federal do Acre (Ufac), patrocinado pelo Grupo Energisa, que ofertou oficinas de música com artistas acreanos, para aperfeiçoar os estudos e ensaios de membros da comunidade que participaram dos concertos.

Maestro Afonso Portela coordena mais de 130 alunos da Escola de Música do Acre. Foto: Felipe Freire/Secom

A governadora em exercício, Mailza Assis, falou da importância do evento que atraiu diversas famílias acreanas.  “Natal  simboliza amor, renascimento. E nós preparamos esse momento especial com muito carinho. Estou emocionada com as apresentações. Muito lindo ver as crianças, que se dedicaram tanto em ensaios. Quero convidar todas as famílias acreanas para vir prestigiar”, pontuou.

“O que mais nos deixa satisfeitos é poder ver a alegria das crianças, tendo a certeza de que aqui, todos vão poder desfrutar desse ambiente encantador”, celebrou Mailza Assis. Foto: Felipe Freire/Secom

Para a realização de “um Natal inesquecível”, como determinou o governador Gladson Cameli, além da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), estão envolvidas na organização, como parceiras, as secretarias de Estado de Educação (SEE), de Obras Públicas (Seop), de Turismo e Empreendedorismo (Sete), de Indústria e Tecnologia (Seict), de Comunicação (Secom) e a Casa Civil.

A programação cultural se estenderá até o dia 23 de dezembro, sempre aos finais de semana, com apresentações de corais, bandas, peças teatrais e cultura popular, envolvendo grupos de idosos e associações de moradores de bairros.

Mais de 135 alunos da Escola de Música se apresentaram em frente ao Palácio Rio Branco. Foto: Felipe Freire/Secom

Mais de 135 músicos entre estudantes, professores da Escola de Música Acreana e participantes da comunidade fizeram parte da performance. No repertório, canções como Noite Feliz, Então é Natal, Bate o Sino, Estrela de Natal, dentre outras.

A cerimônia também foi marcada pelo  acendimento das luzes  do Palácio Rio Branco, apresentação do DJ Black e o saxofonista Samuel.

População prestigiou a Cantata de Natal em frente ao Palácio Rio Branco. Foto Felipe Freire/Secom

Maria Lua Portela, de 8 anos, integra o coral da Emac. Ela falou da emoção de se apresentar pela primeira vez. “O Natal me traz muita alegria e esperança. Quero ser uma grande maestrina profissional, a música é meu sonho,  o que quero para minha vida. Ensaiamos mais de dois meses. Tô muito emocionada de me apresentar ao lado dos meus amigos e de tantas pessoas” disse.

Luzes do Palácio Rio Branco foram acendidas durante o evento. Foto: Neto Lucena/Secom

“Por meio de leis de incentivo, a Energisa patrocinou esse projeto que possibilitou realizar essa cantata hoje. É uma alegria participar desse momento, vendo crianças e jovens talentosos estudando música e se envolvendo com a cultura”, ressaltou o presidente da Energisa, Ricardo Xavier.

Prestigiaram o evento o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, secretários de Estado e autoridades. 

Estrutura

A Feira de Empreendedorismo da Economia Solidária, coordenada pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), foi instalada ao lado do Palácio Rio Branco com o espaço de gastronomia.

Feira da Economia Solidária foi instalada ao lado do Palácio Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom

Mais de 40 quiosques oferecem alimentação com comidas regionais, artesanato, jardinagem e espaço para crianças.

“Essa iniciativa do governo do Acre movimenta a economia da nossa cidade, gera renda e entretenimento. Quem vier ver as luzes de natal, já tem uma opção de alimentação aqui ao lado”, disse a diretora de Empreendedorismo da Sete, Fabiana Marques.

Em dezembro, a feira funcionará  do dia 1º ao dia 15, apenas aos finais de semana (sexta, sábado e domingo), das 17 às 22h.  De 16 à 24, diariamente, das 17 às 22h.

Confira a programação na íntegra:

PROGRAMAÇÃO NATAL 2023

Comentários

Continue lendo

Flash

Pista/Pega Tranqueira e Brasileia começam a decidir o Estadual

Publicado

em

Pista/Pega Tranqueira quer fazer valer o mando de quadra para garantir vantagem

Pista/Pega Tranqueira e seleção de Brasileia começam a decidir neste sábado, 2, a partir das 19h30, no ginásio José Edson Honorato, em Senador Guiomard, o título do Campeonato Estadual de Futsal. As duas equipes entram para decisão sem vantagem e quem somar 4 pontos conquista o título.

Pista/Pega Tranqueira 

A equipe do Pista/Pega Tranqueira vai para o primeiro jogo das finais bastante confiante.

“Sabemos do nível do nosso adversário, mas temos uma grande equipe. Precisamos ganhar para levar a vantagem para o confronto de volta”, disse o fixo Kall

Aposta na experiência

A seleção de Brasileia tem um time com o goleiro Jefson, o fixo Alcione e o ala Gilvane. Um bom resultado fora de casa pode facilitar a conquista na decisão em casa.

Quem apita? 

Eriberto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da primeira das finais do Estadual.

Comentários

Continue lendo

Flash

PRF apreende casal com quase 124kg de droga na BR 317 rumo a capital carioca

Publicado

em


Uma blitz de rotina realizada por patrulheiros rodoviários – leia-se PRF, no posto de fiscalização na BR 317, km 237, entroncamento de acesso à cidade de Xapuri, resultou na apreensão de quase 124 quilos de drogas.

A carga estaria sendo levada por um casal que teriam saído da Venezuela rumo ao estado do Rio de Janeiro. A carga estava dividida em dois tipos de drogas, sendo 123,200kg de Skunk e 2,600kg de Raxixe que estavam em vários locais de um veículo.

Devido a dificuldade para a retirada da droga que estava em um fundo falso na lataria, foi solicitado o apoio de uma equipe do Corpo de Bombeiros para retirar com equipamento especializado.

Um casal foi preso e se acredita que sejam “mulas” do tráfico, pessoas que são recrutadas para levar algo ilícito de local para outro, e após a entrega, recebem uma certa quando em dinheiro.

Segundo foi apurado, essa carga estaria avaliada em torno de 7 milhões de reais. Com sua apreensão, resultando em grande prejuízo para o crime organizado.

A mulher, o homem e a carga apreendida, foram levadas para a sede da Polícia Federal em Epitaciolândia, sendo entregues ao delegado plantonista para os devidos procedimentos de praxe.

 

Comentários

Continue lendo




Em alta