fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Governador Gladson Cameli reconduz pela segunda vez Petronio Antunes no Deracre

Publicado

em

Foto: Sergio Vale

Habilidades interconectadas se fazem necessárias na carreira de um profissional da engenharia. Da Parnaíba, Petronio Aparecido Chaves Antunes, nasceu em 1982 e formou-se em engenharia civil pela Universidade Estadual de Londrina, em 2006. Petronio tem o perfil político e profissional para enfrentar um desafio tão grande e num prazo tão curto, pois pensa como administrador e trabalha com foco em resultados, enfrentando a burocracia do dia-a-dia — além, claro, de seu prestígio político, que tem sido evidenciado por senadores, vereadores, prefeitos e deputados.

O engenheiro deve se reconhecer pertencente a um todo, sendo um agente de transformação social. Nas obras, Petronio é exemplo diário de trabalho e determinação. Logo cedo, percorre os canteiros de obra, trata das pendências mais urgentes, verifica questões logísticas e pede celeridade nos serviços. De bom humor e sempre dedicado às obras do governo Gladson Cameli; é líder nato, reconhecido pelos ensinamentos, pela honestidade e pela responsabilidade social com as famílias acreanas.

Para manter todas as obras em ritmo acelerado, o Deracre conta com mais de 18 mil colaboradores. No comando da autarquia, há dois anos, Petronio segue empenhado nas obras e sempre com uma enorme disposição para o trabalho. Seu ritmo frenético pode ser atribuído à auto exigência e ao desafio constante de levar acesso aos acreanos.

Assim que assumiu o Deracre, o engenheiro civil trabalhou forte para colocar o órgão nos eixos. Fruto disso foi que sua gestão conseguiu salvar mais de 94 milhões de reais que estavam parados pelo governo anterior. Junto com o governador, Petronio enfrentou o desafio de recuperar as máquinas e equipamentos sucateados. Além disso, foram adquiridas, pelo Deracre, 92 máquinas pesadas, entre escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras, retroescavadeiras, tratores de esteiras e caminhões basculantes.

Em seguida, com Petronio no Deracre, o Estado conseguiu a aprovação de mais de 20 projetos em menos de seis meses, expandindo em mais de R$ 200 milhões em obras, que vão desde a recuperação de rodovias federais e estaduais, à revitalização de ramais e o asfaltamento de ruas na maioria dos municípios, além da recuperação de pistas de pouso e infraestrutura aeroportuária no interior.

Designado por Cameli para tirar sonhos do papel e concretizá-los, Petronio tem contabilizado feitos que se transformam em grandes obras. Entre as principais obras comandadas no Deracre, estão: Construção do Anel Viário de Brasiléia, Ponte de Sena Madureira, Ponte da Sibéria de Xapuri, Duplicação da AC-405, Estrada de Porto Walter, Estrada de Envira, Manutenção da AC-90, Variante de Xapuri, Aeródromos, recapeamento da Via Chico Mendes e manutenção das AC 407, AC 10 e AC 40.

Em 2022, o Deracre avançou com mais de 30 prédios reformados, mais de 437 quilômetros de pavimentação, mais de 300 pontes construídas e mais 3 mil quilômetros de ramais.

Prova disso é o reconhecimento que o órgão, representado pelo presidente do Deracre, tem recebido por autoridades estaduais, municipais e federais. Por onde passa, Petronio, em suas falas, sempre agradece ao governador por lhe ter conferido a oportunidade de comandar o Deracre. Durante o governo de Cameli, o engenheiro civil acumula títulos de cidadão acreano e de moção de aplausos pelo reconhecimento e trabalho desempenhado na autarquia.

Um dos nomes mais importantes da engenharia civil acreana, Petronio recebeu em 2022, a mais alta honraria de Comendador da Cruz do Mérito da Engenharia, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido a frente do Deracre e pela sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida e progresso da sociedade. Além disso, Petronio deve receber duas moções de agradecimentos pela Assembleia Legislativa do Acre e uma moção de aplausos da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul.

Em dezembro de 2021, Antunes participou, no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), de Sessão Solene de Outorga de Título de Cidadão Acreano e Moção de Aplausos. Na solenidade, o gestor foi homenageado pelo deputado estadual Luís Tchê (PDT), com a entrega do título de cidadão acreano. Em Manoel Urbano, recebeu o título de Cidadão Murbanense durante cerimônia na Câmara Municipal. Os vereadores do município agradeceram ao presidente pela entrega de uma caminhonete e pelos serviços de melhoramentos de ramais na região.

Em Sena Madureira, a Câmara de Vereadores promoveu um ato solene para saudar o governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (Deracre), pela execução de diversas políticas públicas no município. Petronio, recebeu a moção de aplausos por garantir um diálogo aberto com os representantes da população e por atender as solicitações e ações de infraestrutura desenvolvidas na gestão de Cameli.

Em Plácido de Castro, o presidente do Deracre recebeu a moção de agradecimentos da Câmara de Vereadores por seu destaque e trabalho desenvolvido no governo e por ter se empenhado em garantir o acesso das famílias acreanas e o desenvolvimento do Acre.

Texto: Gabriel Freire

Comentários

Geral

Segurança Pública prende passageiro de veículo com mandado de prisão em Senador Guiomard

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) por meio do Grupo Especial em Fronteira (Gefron) em parceria com Polícia Civil prendeu neste domingo, 25, passageiro de veículo com mandado de prisão em uma abordagem de rotina no Posto de Fiscalização do Gefron, em Senador Guiomard.

A ação que faz parte da Operação Hórus do Programa Guardiões das Fronteiras do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), tem como objetivo medidas preventivas e ostensivas contra crimes em regiões fronteiriças.

A prisão aconteceu quando a guarnição verificava as identidades dos passageiros de um transporte coletivo intermunicipal, descobrindo-se que havia um passageiro com um mandado de prisão expedido pela Vara Única Criminal de Bujari.

A ação integrada com a Polícia Civil do Acre resultou em uma prisão com mandado de prisão cumprido.

Comentários

Continue lendo

Geral

PM prende dupla por corrupção de menores e apreende arma em Porto Acre

Publicado

em

A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do 3º Batalhão, apreendeu uma arma de fogo e um simulacro de pistola na noite deste sábado, 24, na Vila do Incra, município de Porto Acre. Dois homens foram presos.

A guarnição realizava o patrulhamento quando avistou quatro pessoas fazendo o uso de entorpecentes no interior de um comércio abandonado. Feita abordagem, constataram que se tratava de dois homens, ambos de 18 anos, e de dois adolescentes, de 15 e 16.

Após buscas no local, foi encontrada uma escopeta de fabricação artesanal, calibre .28, e um simulacro tipo pistola, cor preta, além de duas munições.

Os dois indivíduos foram presos e, juntamente com os dois menores e os itens apreendidos, bem como os resquícios da droga (aparentando ser maconha) que estava sendo usada, conduzidos à Delegacia de Flagrantes (Defla), para os procedimentos legais.

Comentários

Continue lendo

Geral

Após assalto homem pula no Rio Acre acaba preso pela Polícia Boliviana e entregue ao Brasil

Publicado

em

Uma ação integrada neste sábado, 21, resultou na prisão de um homem suspeito de participar de vários roubos na região inclusive um roubou a uma loja que vende celulares na cidade de Epitaciolândia. A prisão ocorreu no bairro Mapajo, na cidade de Cobija-BO.

O homem de 29 anos, identificado pelas iniciais A.J.R.J., de nacionalidade brasileira, cometeu um roubo – crime conhecido popularmente como assalto, momentos em que passava uma viatura policial que, após avistar os policiais, o individuo empreendeu fuga pulando dentro do rio Acre e fugiu para o território Boliviano e em seguida a Polícia Boliviana foi acionada.

Os policiais brasileiros informaram as características do infrator e os militares intensificaram o patrulhamento e localizaram o acusado. O armamento usado no delito não foi localizado, segundo o delinquente, após pular no rio a arma teria caído.

Diante dos fatos, as autoridades do país vizinho protocolaram a extradição do país e os entregaram na ponte que liga Epitaciolândia à Cobija.

O mesmo aguarda sua transferência para o presídio na capital acreana já que existia um mandado de prisão em seu desfavor.

Comentários

Continue lendo






Em alta