Conecte-se conosco

Flash

Gladson Cameli não é alvo de ação da PF e diz que Operação está relacionada com investigações antigas

Publicado

em

Governador do Acre, Gladson Cameli (PP) – Foto: Alexandre Lima

O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), que está em Brasília, não é alvo das operações da Polícia Federal deflagradas nesta quinta-feira, 9, na terceira fase da Operação Ptolomeu, iniciada em dezembro de 2021 e que está tendo desdobramento no Acre e em mais seis estados e no Distrito Federal.

Os agentes, cerca de 300 homens da PF, da CGU (Controladoria Geral da União) e da Procuradoria Geral da República (PGR), cumprem 89 mandados de busca e apreensão, retenção de valores de R$ 120 milhões e apreensão de aeronaves, casas e apartamentos dos investigados.

Pelo menos 15 empresas investigadas tiveram suas atividades suspensas. Os nomes dos alvos não foram divulgados. Os mandados foram autorizados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O governador Gladson Cameli não é alvo direto das buscas desta quinta. Ele terá que apenas que cumprir protocolos como, por exemplo, não poder fazer contato com outros alvos da investigação.

Os mandados são cumpridos no Acre, no Amazonas, em Goiás, no Piauí, no Paraná, em Rondônia e no Distrito Federal.

Veja nota oficial publicada no site do governo.

NOTA OFICIAL DO GOVERNADOR GLADSON CAMELI

A respeito das ações da Operação Ptolomeu, promovida pela Polícia Federal, o governador do Acre, Gladson Cameli, tem a declarar que:

a. Essa é mais uma etapa da operação de mesmo nome. Com o andamento do processo, o governador confia que tudo será apurado e esclarecido;

b. Mais uma vez, o governador se coloca à disposição das autoridades, colaborando com mais essa etapa das investigações;

O governador reafirma o seu apoio e confiança na Justiça, para que a verdade sempre prevaleça.

Gladson Cameli
Governador do Estado do Acre

Comentários

Flash

Prefeitura de Rio Branco presta assistência a famílias atingidas pela chuva desta quinta-feira

Publicado

em

Após o grande volume de chuvas desde a madrugada desta quinta-feira (23) em Rio Branco, a Prefeitura por meio da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, presta assistência às famílias que tiveram suas residências atingidas pela chuva.

De acordo com o tenente cel. Cláudio Falcão, 20 ocorrências foram atendidas. Dez bairros foram atingidos.

“A partir de 1h da manhã desta quinta-feira (23) até o presente momento as chuvas estão intensas e não cessaram. Nós estamos entre 145 a 150 milímetros de chuva, o que equivale a cada hora chovida a dois dias do mês de março. Nesse momento podemos dizer que já choveu o equivalente a 18 a 20 dias do que é esperado para todo o mês”.

A Defesa Civil emitiu alerta amarelo, pois a previsão para os próximos 3 dias é de 50 milímetros de chuva por dia, o equivalente a todo o mês de março, o que acarretará aumento dos níveis dos igarapés, córregos, sistemas de drenagem, atingindo cada vez mais famílias que estão sendo abrigadas na Escola Álvaro Rocha.

A equipe da Defesa Civil já esteve nos bairros Placas, Calafate, Belo Jardim II, da Paz e Hélio Melo.

Uma equipe da SMCCI está auxiliando com a remoção das famílias.

“A situação pode evoluir e precisar de mais apoio ainda de todas as secretarias municipais para fazer frente a esse momento de dificuldade que passamos”, disse Falcão.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está responsável pela montagem dos abrigos e o suporte necessário após a remoção das famílias.

“Dar agora a acolhida, o abrigo que nós já montamos e a retirada deles. A gente vai continuar dando todo o suporte no abrigo que está na que é o abrigo”, disse Sandra Maria, gerente do Departamento de Gerencia dos Cras.

Comentários

Continue lendo

Flash

Tadeu Hassem participa de reunião com bancada federal por retomada de voos e redução dos preços de passagens

Publicado

em

Tadeu recebeu convite do coordenador da bancada federal, senador Alan Rick (UNIÃO-AC); o deputado participa de treinamento em Brasília

A convite do coordenador da bancada federal acreana, senador Alan Rick (UNIÃO-AC), o deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos-AC) participou de uma reunião nesta quarta-feira (22), no Senado Federal, com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e representantes das companhias Gol e Latam.

“Estamos com quantidade limitada de voos diários, e somente na parte da madrugada; sem contar no grande espaço de tempo entre voos com destino a São Paulo. Isso é um absurdo. Por via terrestre, nosso único acesso é a BR. Não podemos viver, também, um isolamento aéreo”, diz o deputado estadual.

Além de Tadeu, outros deputados estaduais foram convidados a participar: o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Luiz Gonzaga; Gene Diniz e Clodoaldo Rodrigues. Da bancada federal, participaram: o coordenador e senador Alan Rick; vice-coordenadora e deputada federal Socorro Neri; Antônia Lúcia; Zezinho Barbary; Roberto Duarte; Meire Serafim; Eduardo Veloso; e Coronel Ulysses.

Tadeu celebra o convite para fazer parte da reunião e parabeniza a bancada acreana. “Essa luta aqui em Brasília é da nossa bancada federal. O coordenador Alan Rick fez um discurso poderoso em defesa dos acreanos. Quero parabenizar a todos e agradecer pelo convite. Como deputado estadual, foi um enorme prazer fazer parte dessa discussão, que é um grande problema dos acreanos”.

A Latam prometeu, em um prazo de 90 dias, dar uma resposta com relação à retomada dos voos. Sobre os preços das passagens, ambas as companhias afirmaram estar empenhadas em resolver o problema.

Tadeu em Brasília

Representando a Aleac como presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), o deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos-AC), participa em Brasília da XXVI Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (SECOFEM).

O treinamento, que acontece entre os dias 20 e 24 de março, é oferecido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Comentários

Continue lendo

Flash

Endividamento: ao menos 70,1% dos rio-branquenses têm dívidas, aponta Pesquisa Fecomércio-AC

Publicado

em

Ao menos 70,1% da população economicamente ativa de Rio Branco têm com compromissos com dívidas a pagar, ou seja, estão endividadas, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC), por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac). O levantamento foi realizado junto a 401 pessoas do dia 16 ao dia 18 de março.

Da população endividada, 41,6% estão com nomes inscritos em serviços de proteção de créditos. Além disso, ainda segundo o estudo, dentre a população com dívidas, o cartão de crédito se apresenta como o principal para 33,8% dos entrevistados; seguido de carnês de lojas (17,9%); aluguel (12,6%); com bancos (8,8%); financiamento de carro (5,8%); e despesa de casa (5,3%). Outra parcela, de 15,8% da população, destaca em menor proporção, despesas diversas de consumo.

Ainda de acordo com o estudo, dos endividados, 22,9% comprometem com pagamentos de dívidas mais ou menos 50% da renda mensal; outra parcela, de 36,6%, compromete 30,0%, em média. Além disso, a pesquisa observa também que 26,4% comprometem entre 70% a 80% da renda mensal com o pagamento de dívidas. Por fim, 12,7% comprometem a renda total do mês e; 1,4%, mais de 100,0%.

O estudo avalia ainda que 59,4% da população ocupada da capital acreana admite dificuldade de orçamento doméstico em relação ao excesso de obrigações com dívidas; para 76,8% da população endividada, no mês anterior, os desembolsos com os respectivos pagamentos de parcelas foram em valores iguais (49,3%) ou maiores (27,5%) se comparados ao mês atual. Para outros 22,9%, esses desembolsos foram menores.

Conforme a pesquisa, os endividados de Rio Branco admitem algumas dificuldades para atualizações das obrigações com dívidas: 73,1%, com pendências geralmente procuram resolver a questão em até 30 dias; já outra parcela, de 12,5%, precisa de um tempo maior, entre 31 a 45 dias. Assim, 8,2% demandam necessidade de 46 a 60 dias, e 3,2%, de 61 a 90 dias. Por fim, 3,0% precisam de tempo superior a 90 dias.

Daqueles com dificuldade para o pagamento de dívidas, 27,4% procuram serviços extras para suprir a deficiência financeira. Outros 26,7% decidem sobre o pagamento das dívidas essenciais até conseguirem recursos extras para o pagamento, e 17,0%, recorrem a empréstimos. Apenas 15,0%, admitem a redução de itens de consumo doméstico e 13,9%, recorrem a providências diversas.

Por fim, a pesquisa aponta que 51,6% da população economicamente ativa de Rio Branco planeja sobre o uso das respectivas finanças, enquanto 37,23% não têm esta preocupação.  Outros 11,2% informam que, às vezes, planejam os gastos domésticos.

Perfil dos entrevistados:

Dos entrevistados, 53,6% são do sexo feminino e 46,4%, do masculino, sendo 63,1% da faixa etária entre 16 a 44 anos (46,1 entre 25 a 44 anos e 17,0%, de 16 a 24 anos), outros 22,4% com idades entre 45 a 59 anos e 14,5%, com 60 anos ou mais;

Além disso, 62,6% informam níveis de escolaridades concluídas, no ensino fundamental (9,0%), no ensino médio (42,1%) e ensino superior (10,5%) e 1,0%, pós-graduação. Por outro lado, 37,3%, se dizem com escolaridade incompleta, no ensino fundamental (22,4%), no ensino médio (10,7%) e no ensino superior (4,2%).

Ainda, 45,6% afirmam sobre ganhos mensais de 01 salário mínimo e outros 16,2%, de menos de 01 salário mínimo, assim, 61,8% da população economicamente de Rio Branco auferem ganhos mensais médios de até 01 salário mínimo. Até 02 salários mínimos, são destacados 25,7%, e os demais entrevistados alcançam ganhos mensais médios acima de 03 salários.

Conforme a pesquisa, 33,7% da população economicamente ativa de Rio Branco tem vínculo empregatício. Outra parcela de 38,9% trabalha de forma autônoma e 9,2%, se apresenta como prestadora de serviços. Também existem 15,7% sem trabalho e 2,5% são empresários.

Comentários

Continue lendo

Em alta