fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Gabinete de Gestão Integrada é criado para combater crimes na fronteira do Acre com a Bolívia

Publicado

em

Sejusp informou que esse é o 1º Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira com participação de autoridades estrangeiras. Agentes da Segurança Pública do Acre e da Bolívia se reuniram em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para debater ações.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) e o governo da Bolívia, país vizinho, criaram um Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira para combater os crimes transfronteiriços. Esse é o 1º gabinete criado com a participação de autoridades estrangeiras para combater a criminalidade na fronteira.

No final de março e início de abril, os embates entre os grupos criminosos se intensificaram na fronteira do Brasil com a Bolívia.

O motivo para os novos enfrentamentos entre os grupos criminosos foi a morte de um traficante, chefe de uma facção no país boliviano. A ordem para o assassinato partiu de dentro do presídio da cidade boliviana de Riberalta e, após o crime, vários ataques foram registrados tanto no país vizinho quanto nas cidades acreanas que estão na fronteira.

No Acre, a região do Alto Acre foi a que mais teve registro de crimes violentos desde então. Contudo, em outras cidades também foi percebido o aumento da criminalidade, como em Senador Guiomard, Sena Madureira, Bujari e a própria capital, Rio Branco.

Nessa quarta-feira (20), o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Cézar, acompanhado do diretor de Operações da Sejusp, coronel Ulysses Araújo, se reuniu, em Santa Cruz de la Sierra, com as autoridades bolivianas para debater medidas de segurança na fronteira.

Ele explicou que já existe um gabinete de gestão de fronteira composto pelos estados brasileiros com fronteira. Contudo, ainda não existia um gabinete de gestão com países do exterior.

“Foi sugerido nessa reunião que, a partir de agora, temos um colegiado, que é integrado pelo vice-ministro de Segurança Pública da Bolívia, com o diretor operacional do Segurança Pública Acre, com todos os gestores que atuam na fronteira com a Bolívia e vão decidir as operações a serem realizadas e avaliarão as proposições da carta”, destacou.

Carta de Intenções

 

No encontro, os gestores também redigiram a Carta de Intenções, elaborada ano passado, que delibera sobre ações voltadas para a prevenção e combate dos crimes entre o Acre e a Bolívia. O documento aponta sete medidas de combate, entre elas:

  • Patrulhamento policial conjunto na região de fronteira;
  • Criação de redes de resposta e ações policiais imediatas;
  • Estabelecimento de oficiais de ligação, pessoal de contato;
  • Troca de informações entre a polícia boliviana e a polícia brasileira;
  • Programação de reuniões periódicas para evolução das ações realizadas;
  • Intercâmbio de informações entre instituições de controle de imigração, antecedentes criminais, sistema prisional e polícia;
  • Realização da 2ª reunião de Segurança Cidadã da região Fronteiriça Bolívia-Brasil, no mês de maio do atual governo.

 

“Caberá a esse comitê se reunir todo mês e avaliar o que foi feito e definir as novas ações a serem realizadas. É o gabinete do país nesse sentido, é um avanço porque temos reuniões sazonais, que não têm uma rotina definida nem tampouco os compromissos são meramente políticos. No momento em que você cria um comitê, os compromissos deixam de ser políticos e são convertidos em um plano de ação, que passa a ser conjunto”, explicou.

O coronel destacou que as decisões desse plano de ações serão tomadas pelas autoridades dos dois países. “A carta do ano passado atingia os estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Fizemos aqui porque fomos o primeiro estado a procurar a Bolívia para buscar parceria. Não tem controle de fronteira, o Exército não realiza esse controle, nem a Polícia Federal, porque é muita extensa e precisamos de parceria”, complementou.

Participaram também da reunião o comandante-geral da Polícia Boliviana, general Jhonny Máximo Aguilera; o vice-ministro da Segurança Cidadã da Bolívia, Roberto Ignacio Rios, o comandante do Departamento de Polícia de Santa Cruz de la Sierra, coronel Erik Henrique Holguim, o comandante do Departamento de Polícia de Pando, coronel Edwin Pérez Mendieta, a diretora-geral da Luta contra o Tráfico (Bolívia), Carola Arraya Borges.

Redução nas mortes violentas

 

Desde 2020, os casos de homicídios vinha apresentando redução no estado acreano. Em 2021, o Acre foi o estado com a maior queda no número de mortes violentas, comparando com 2020, segundo apontou o Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo g1, com base em dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Na época, as autoridades atribuíram essa queda a alguns fatores como:

  • Integração das forças de segurança do estado, com a criação da força-tarefa;
  • Intensificação de operações;
  • Retomada dos presídios;
  • Descapitalização dos grupos criminosos;
  • Estabilização de territórios das facções criminosas.

 

Essas intervenções dos últimos anos também se somam a medidas já tomadas desde 2015, quando o poder público assumiu de forma oficial que o estado estava lidando com organizações criminosas.

Estabelecimento das organizações criminosas

 

Apesar de todos os indícios apontarem para o fortalecimento do crime organizado no Acre, o estado apenas assumiu a existência das facções no final de 2015, quando ataques contra o poder público ficaram evidentes. Foi deixada uma lacuna de três anos para que esses grupos ganhassem força – o que permitiu, inclusive, a criação de uma facção no estado, que surgiu dentro dos presídios.

Em meados de 2016, houve uma intensificação da guerra de facções com o racha entre Comando Vermelho e PCC, criando um ambiente de tensão nos presídios e promovendo confrontos em diversos estados.

A Segurança Pública então passou a traçar estratégia para retomar o poder dentro dos presídios – uma dessas medidas foi a criação do RDD, por exemplo.

Passado esse período mais crítico, as autoridades focaram na integração das forças e nos incentivos aos núcleos de inteligência nas diversas polícias. Aliado a isso, há um reforço importante do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Acre, que passou a criar um forte trabalho de tabulação de dados nos últimos cinco anos para estudar medidas e antecipar ações.

Em todos os poderes, o estado aparelhou e usou núcleos que vão desde a inteligência até o trabalho ostensivo, de acordo com o promotor.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Casos de Covid-19 aumentam nas regiões Norte e Nordeste

Publicado

em

A atualização destaca haver tendência de aumento dos casos de SRAG por covid-19 em nove estados, todos nas regiões Norte ou Nordeste: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe

Coleta de secreção nasal para exame de Covid-19: casos da doença aumentam no Brasil. Foto: Marcelo Camargo/ABr

Pelo menos 287 pessoas morreram por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada por Covid-19 apenas neste mês de janeiro, no Brasil. O total de casos graves com diagnóstico confirmado da doença se aproxima de 900. Os dados são do Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e se referem às notificações feitas ao Ministério da Saúde até o dia 25 de janeiro.

O termo síndrome respiratória aguda grave se refere ao agravamento de sintomas gripais com o comprometimento da função pulmonar. A maioria dos casos acontece após uma infecção viral. Por enquanto, quase 52% dos casos registrado este ano, com resultado positivo para algum vírus, foram provocados por Covid-19. Mas o coronavírus causou 78,7% das infecções que levaram a óbito.

Os dados dessa última atualização reforçam um alerta que já têm sido feito há algumas semanas sobre o aumento das infecções pelo coronavírus. O boletim, inclusive, considera a possibilidade de que uma nova variante mais transmissível possa estar se espalhando.

A atualização destaca haver tendência de aumento dos casos de SRAG por covid-19 em nove estados, todos nas regiões Norte ou Nordeste: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. A incidência de casos graves é maior entre as crianças pequenas e os idosos, e a mortalidade ocorre majoritariamente em idosos. Mas o levantamento alerta que no Amazonas e em Rondônia tem sido observado um aumento de SRAG também entre jovens e adultos.

De acordo com a pesquisadora Tatiana Portela, as recomendações de praxe permanecem: “Em caso de sintomas gripais, o ideal é ficar em casa em isolamento, evitando transmitir esse vírus para outras pessoas, mas, se não for possível fazer esse isolamento, o recomendado é sair de casa utilizando uma boa máscara. E claro, é muito importante que todas as pessoas estejam em dia com a vacinação contra a covid-19.”

O esquema atual de vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza duas ou três doses (a depender do imunizante) para todas as crianças de 6 meses a menos de 5 anos. Além disso, idosos e pessoas imunocomprometidas devem receber uma nova dose a cada seis meses. Já as grávidas devem receber uma dose durante a gestação, e as pessoas que fazem parte de algum grupo vulnerável, como indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência ou comorbidade, devem tomar um reforço anual.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia faz duas apreensões de drogas e prende cinco pessoas em Tarauacá

Publicado

em

Os três homens foram presos na ação, eles foram levados para a delegacia juntamente com todo o material apreendido, para os devidos procedimentos legais

A PM, prendeu Rafael V. de Melo, por tráfico de pedra de crack e oxidado. o mesmo tem passagens por furtos, roubos e tráfico. Uma indígena que estaria comprando drogas do traficante também foi presa. Foto: cedida 

Duas apreensões de drogas foram realizadas pela Polícia Militar nesta quinta-feira, 30, em Tarauacá e cinco pessoas foram presos, sendo quatro por tráfico. Uma indígena foi detida ao ser flagrado comprando droga.

A primeira apreensão aconteceu na rua Lauriete Borges, bairro Triângulo, quando a PM percebeu uma movimentação estranha em um estabelecimento comercial. Um homem que estava no local demonstrou nervosismo ao notar a presença policial e tentou se esconder nos fundos, onde foi flagrado escondendo entorpecentes.

No total, três homens foram presos na ação e admitiram estar envolvidos na venda de drogas há cerca de um ano na região. Eles foram levados para a delegacia juntamente com todo o material apreendido, para os devidos procedimentos legais.

Já na rua Benjamin Constant, a Polícia Militar, por meio do Serviço de Inteligência, prendeu em flagrante Rafael Vasconcelos de Melo, por tráfico de pedra de crack e oxidado. Segundo a PM, ele já tem diversas passagens por furtos, roubos e tráfico. Uma indígena que estaria comprando drogas do traficante também foi presa.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeito Olavinho Boiadeiro se reúne com autoridades é Sebrae para planejar eventos festivos de 2025 em Acrelândia

Publicado

em

O encontro teve como pauta o planejamento de eventos festivos para 2025, como a tradicional ExpoAcrelândia e a novidade Festa do Empreendedor

O planejamento das festividades promete ser um marco para a cidade, com foco na inovação e no incentivo ao desenvolvimento econômico e cultural. Foto: assessoria

O Prefeito de Acrelândia, Olavinho Boiadeiro, recebeu em seu gabinete nesta semana o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Vitor Martineli, o presidente da Associação Comercial de Acrelândia (ACEAC), Jarder, o representante da Federacre, Pedro, o consultor do SEBRAE, Clóvis, e a Secretária de Administração, Luciana. O encontro teve como objetivo principal o planejamento de grandes eventos festivos para o ano de 2025, destacando a tradicional ExpoAcrelândia e a nova atração: a Festa do Empreendedor.

Com uma agenda voltada para a celebração e promoção do município, o encontro reforçou o compromisso da Prefeitura em apoiar eventos que fomentem o comércio local e celebrem o empreendedorismo em Acrelândia. A parceria entre o executivo municipal e a ACEAC e Sebrae segue sólida, com perspectivas de fortalecer ainda mais as ações que beneficiam a população e movimentam a economia local.

O compromisso de promover eventos que integrem a comunidade e incentivem o empreendedorismo segue sendo uma prioridade para o município.

A reunião reafirmou a parceria estratégica entre o executivo municipal e a ACEAC, que continua consolidando o apoio necessário para a realização de grandes celebrações e o fortalecimento da economia local. Foto: assessoria 

Comentários

Continue lendo