Fraude em documentos florestais no AC movimentou R$ 3 milhões, diz PF

No Acre, cinco madeireiras foram investigadas e quatro pessoas presas.
Madeireiras fraudavam licença e exploravam madeiras em áreas de proteção.

G1

Operação da PF desarticulou fraude em documentos de licenças ambientais (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)

A fraude em créditos florestais por meio de emissões e recebimentos fraudulentos de documentos de origem florestal (DOF) no Acre movimentou uma quantia de R$ 3 milhões, segundo informou a Polícia Federal no Acre (PF-AC). A Operação Corpo e Alma foi deflagrada nesta quarta-feira (21) e as investigações iniciaram ainda no início de 2015.

O DOF representa a licença obrigatória para o controle do transporte de produto e subproduto florestal de origem nativa e precisa acompanhar o produto desde a origem até seu destino final. O documento poderia ser retirado através do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O delegado responsável pela operação, Victor Negraes, explicou como o esquema funcionava no Acre, com ramificações também em Rondônia (RO) e Espírito Santo (ES).

“Começamos a investigar uma atuação de determinadas associações, que estavam transacionando créditos florestais. Então, obtinham madeiras ilícitas de locais de proibição de exploração sem a licença. Com esses créditos, conseguiam ‘esquentar’ essas madeiras, de tal forma que aos olhos do mercado parecia lícita”, explica.

Negraes esclarece ainda que a fraude ocorria nesse documento virtual e “maquiava” a derrubada de árvores em áreas preservadas. “O nome da operação se deu porque a gente percebeu que os envolvidos negociavam a madeira ilícita de uma forma. Ao se referir ao papel (documento), eles chamavam de alma e a madeira era o corpo”, destaca.

As quatro pessoas presas devem responder por associação criminosa, falsidade ideológica, lavagem de capitais e crimes ambientais. Policiais estiveram em cinco madeireiras do Acre. Em Rondônia, foram cumpridos dois mandados de prisão. No Espírito Santo, foi uma condução coercitiva e um mandado de prisão.

O esquema teria explorado ainda, segundo levantamento inicial, mais de 7 mil metros cúbicos de madeira ilegal em uma área de mais de 200 hectares.

Entenda o caso
A Polícia Federal no Acre (PF-AC) deflagrou, nesta quarta-feira (21), a operação Corpo e Alma – para desarticular uma associação criminosa que atua contratando virtualmente créditos florestais por meio de emissões e recebimentos fraudulentos de documentos de origem florestal (DOF).

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima