fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Fórum Cidades Criativas inicia com êxito e atrai profissionais do design

Publicado

em

Fórum Cidades Criativas inicia com êxito e atrai profissionais do design
Redação GPS

Fórum Cidades Criativas inicia com êxito e atrai profissionais do design

O segmento de design foi o centro das atenções na capital federal com a abertura do Fórum Cidades Criativas na última terça-feira (4). O evento, que teve início pela manhã na sede da Associação Comercial do Distrito Federal, reuniu diversos profissionais da área, além de contar com a presença do Secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo.

Com o tema “Design e suas múltiplas funções”, o fórum promoveu um encontro entre representantes de Curitiba, Fortaleza e Brasília, todas reconhecidas pela UNESCO como Cidades Criativas do Design. A programação variada incluiu palestras, debates, mesas redondas e oficinas, proporcionando uma rica troca de ideias e experiências entre os participantes.

À noite, as atividades se deslocaram para o Espaço Oscar Niemeyer, onde cerca de duzentos convidados participaram de um elegante coquetel. Um dos destaques da noite foi a exposição COD Poster Brasil, que apresentou uma seleção de cartazes inovadores e criativos.

Além disso, os presentes puderam apreciar um desfile do projeto “Fios Sustentáveis”, iniciativa que se dedica ao upcycling, reutilizando tecidos que seriam descartados, transformando-os em peças de moda exclusivas e ecológicas.

A atmosfera do evento foi enriquecida pela trilha sonora do DJ André Mueller, conhecido por ser o baixista da banda Plebe Rude. A combinação de moda sustentável, design gráfico e música criou um ambiente inspirador e dinâmico, refletindo o espírito criativo das cidades participantes.

Confira quem passou pelo coquetel pelas lentes de Gilberto Evangelista:

Marcelo Judice, Andrea Judice, Eliane e Luiz Lacombe

Franklin Martins, Fernando Brites, Thales Mendes e Marcos Moreira

Kátia Turra, Pedro Laplace e Alessandra Pinheiro

Giselle Dupin e Patrícia Albernaz

Marcos Moreira, Wagner Alves, Caetana Franarin, Karina Câmara, Cindy Xavier e Alberto Gadanha

Rodrigo Costa Lima, Aldiane Lima, Anna Lúcia Silva e Alberto Gadanha

Antônio Fonseca, Alessandra Pinheiro, Conceição Pinheiro e Joana Fonseca

Rosa Cordeiro e Heloísa Rocha

Carla Frankl, Cindy Xavier, Guilherme Zucheti e Ana Brum

Carolina-Augusta Neumann, Taís Pinheiro e Claudia Andrade

Cilene e Marcos Moreira

Claudia Pereira, Mercedes Urquiza e Conceição Pinheiro

Daniela Garrossini e Fernando Scardua

Daniela Garrossini, Andrea Judice e Rejane Figieiredo

Doriana Daroit e Fátima Makiuchi

Edgard Cesar, Paulino Aversa, Silvio Arduini e Renato Fonseca

Flávia Rigoni, Jeffersson Santos, Nathalia Feitosa, Daniela Garrossini e Ana Catharina

Vanessa Mastrangelo e Klever Antunes

Wagner Alves e Eneida Figueiredo

Vanessa Von Glehn e Marcela Nadler

Clarissa Teixeira, Elzimar Moreira e Claudia Pereira

The post Fórum Cidades Criativas inicia com êxito e atrai profissionais do design first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Trump assina decreto que oficializa tarifas de 50% ao Brasil

Publicado

em

Foto: Reuters/Carlos Barria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) um decreto executivo que oficializa a tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros. A medida entra em vigor sete dias após a assinatura do decreto, ou seja, em 6 de agosto.

No documento, Trump cita que a ordem é justificada por uma “emergência nacional” em razão das políticas e ações “incomuns” e “extraordinárias” do governo brasileiro que, segundo o republicano, prejudicam empresas americanas, os direitos de liberdade de expressão dos cidadãos dos EUA e a política externa e a economia do país, de modo geral.

Trump também cita como justificativa para a medida o que considera como “perseguição, intimidação, assédio, censura e processo politicamente motivado” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Com os motivos considerados acima, a Casa Branca informou que a decisão foi tomada com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, de 1977, que confere ao presidente dos EUA o poder de tomar medidas extremas em tempos de emergência nacional.

“O presidente Trump tem reafirmado consistentemente seu compromisso de defender a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos contra ameaças estrangeiras, inclusive salvaguardando a liberdade de expressão, protegendo empresas americanas de censura coercitiva ilegal e responsabilizando violadores de direitos humanos por seu comportamento ilegal”, diz o documento.

A Casa Branca menciona o uso de decisões monocráticas do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes desde 2019 para “abusar de sua autoridade judicial para ameaçar, atingir e intimidar milhares de opositores políticos”.

Alexandre de Moraes sofreu nesta quarta-feira (30) a aplicação da Lei Magnitsky, que impõe sanções econômicas desde o bloqueio de bens que estejam nos Estados Unidos até restrições de movimentações bancárias. A informação foi antecipada pelo analista de internacional da CNN Lourival Sant’Anna.

“O presidente Trump está defendendo empresas americanas da extorsão, protegendo cidadãos americanos da perseguição política, salvaguardando a liberdade de expressão americana da censura e salvando a economia americana de ficar sujeita aos decretos arbitrários de um juiz estrangeiro tirânico”, acrescentou.

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo

Brasil

Alexandre de Moraes não tem contas, investimentos nem bens nos EUA

Publicado

em

O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF • Bruno Peres/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), não tem contas bancárias, investimentos financeiros nem mesmo bens nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo tribunal.

Moraes tem minimizado, em conversas com interlocutores nas últimas semanas, a mobilização que vem sendo realizada nos Estados Unidos por sanções contra ele.

O governo norte-americano anunciou nesta quarta-feira (30) a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do STF. A lei permite que os Estados Unidos imponham sanções econômicas a acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos, como bloqueio de contas bancárias e de bens em solo norte-americano.

Em um comunicado justificando a aplicação da lei, Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, afirmou que Moraes “assumiu a responsabilidade de ser juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas americanas e brasileiras”.

“De Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados — inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação de hoje deixa claro que o Tesouro continuará a responsabilizar aqueles que ameaçam os interesses dos EUA e as liberdades de nossos cidadãos”, adicionou.

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo

Brasil

Polícia Militar prende foragido integrante de facção criminosa em Porto Walter, no interior do Acre

Publicado

em

Uma ação decisiva da Polícia Militar do Acre (PMAC) resultou na prisão de um foragido da Justiça com ligação a uma facção criminosa, no município de Porto Walter, no interior do estado. A operação foi conduzida por militares do 6º Batalhão, por meio do 3º Pelotão da cidade, sob coordenação do Tenente J. Pedrosa.
O homem preso possuía um mandado de prisão em aberto pelos crimes de furto qualificado com rompimento de obstáculo durante o período noturno e corrupção de menor. Ele foi capturado após as equipes da PM montarem um cerco na Rua Santa Luzia, logrando êxito na abordagem e detenção do acusado, que possui uma extensa ficha criminal e atuava como membro de organização criminosa.
De acordo com o Capitão Thales Campos, subcomandante do 6º BPM, a prisão é mais um resultado positivo das ações integradas de combate ao crime organizado na região do Alto Juruá.
⁠“Essas operações fazem parte de um esforço contínuo em Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e em toda a região. Não é possível afirmar com precisão se esse indivíduo faz parte do mesmo grupo criminoso de ações anteriores, mas sabemos que as operações estão conectadas. A atuação dos criminosos não tem mais um local fixo. Eles transitam entre os municípios do Vale do Juruá, como Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo”, afirmou o oficial.
Durante a abordagem, nenhum objeto ilícito foi encontrado com o detido. A ação teve como foco exclusivo o cumprimento do mandado judicial.
O Capitão Thales destacou ainda a atuação das equipes locais no sucesso da operação:
⁠“Destacamos o trabalho do nosso 3º Pelotão em Porto Walter. Essa foi uma prisão importante, retirando mais um criminoso do convívio da sociedade acreana.”
O suspeito foi encaminhado à delegacia do município e permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Militar segue intensificando as ações ostensivas e de inteligência para desarticular o avanço de organizações criminosas na região.

Comentários

Continue lendo