fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Forró da Melhor Idade encanta tardes no Centro de Convivência do Idoso em Brasiléia

Publicado

em

Nesta última sexta-feira, dia 19, o Centro de Convivência do Idoso se transformou em um verdadeiro arrasta-pé! Ao som contagiante do forró e das clássicas músicas juninas, a tarde foi marcada por muita alegria e diversão para a melhor idade.

Sob a coordenação da dedicada Silva Lima e sua equipe, os idosos presentes não apenas dançaram ao ritmo animado, como também celebraram a vida e a vitalidade. O evento, repleto de música e sorrisos, proporcionou momentos inesquecíveis de integração e felicidade para todos os participantes.

Com uma atmosfera festiva e acolhedora, o Forró da Melhor Idade se consolidou como uma tradição no calendário do Centro de Convivência, promovendo o bem-estar e a socialização dos idosos da comunidade.

E que venham mais tardes repletas de dança, música e momentos memoráveis para essa animada turma da melhor idade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Jovem de 20 anos morre após pegar gripe e ser internado no PS de Rio Branco

Publicado

em

O jovem Gabriel Oliveira, 20 anos, faleceu na noite de quinta-feira (2) no pronto-socorro de Rio Branco.

De acordo com informações de familiares, há dias ele estava internado no pronto-socorro após contrair uma gripe e seu quadro se agravar.

Ainda segundo familiares, Gabriel também sofreu problema nos rins e estava fazendo hemodiálise.

“A vida é um sopro, onde estamos em uma fila invisível e não sabemos qual a nossa senha. Você foi um guerreiro, lutou com bravura. Guardaremos para sempre o menino esplêndido que você foi”, comentou Raik Silva, parente da vítima.

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC anuncia atendimento do Projeto Cidadão aos Povos Nukini e Nawas no Rio Môa em Mâncio Lima

Publicado

em

Por

Funai realizou levantamento que muitos indígenas ainda não tem Registro de Nascimento, além do desejo de inserir o nome da etnia no documento. Estima-se atender aproximadamente 400 famílias ou 1300 pessoas tanto do povo Nukini e como dos Nawas

O Tribunal de Justiça do Acre, através do Projeto Cidadão, importante ação social que atende as comunidades mais distantes levando justiça e cidadania há quase três décadas, anuncia que levará seus serviços, nos dia 6 e 7 de junho, na Aldeia República, localizada na Terra Indígena do povo Nukini, no Rio Môa, em Mâncio Lima, distante quase 700 km da capital Rio Branco.

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizou levantamento da demanda que muitos indígenas ainda estão sem Certidão de Nascimento, além do desejo de inserir o nome da etnia nos documentos. Assim, o poder Judiciário do Acre, através da Secretaria de Projetos Sociais (Sepso) realizou reunião com a representante da Funai para alinhar os detalhes de logística da atividade.

Participaram do encontro, a servidora Regiane Verçoza e o servidor Egnaldo Arruda, assim como, a liderança da Aldeia Vaka Visu, Paulo Cesar de Oliveira Silva, a presidente da Associação Indígena Vaka Visu, Maria Valdenice Silva de Souza Nukini, e a coordenadora Técnica Local da Funai em Mâncio Lima, Ruama Santos.

A secretária de Projetos Sociais Regiane Verçoza comenta que “apesar do Projeto Cidadão há 29 anos beneficiar ribeirinhos e os povos originários nos locais mais distantes, a Funai levantou que existe uma demanda que há muitos indígenas sem Registro de Nascimento , inclusive sem etnia no documento, o que dificulta a emissão de outros , como o RG, e assim de pleitear benefícios de políticas públicas”, finaliza.

Ruama Santos coordenadora Técnica Local da Funai, em Mâncio Lima falou sobre a importância de inserir o nome dos povos indígenas no documento e assim reafirmar sua identidade.

“Fizemos o levantamento da demanda de indígenas sem documento, e os povos Nukini e os Nawas querem inserir a etnia no documento, serem reconhecidos e carregar o nome do seu povo. Isso é muito importante para eles, pois ele tem pagado a taxa, sendo que muitos não tem condições financeiras. Portanto, essa ação vir de forma gratuita pra eles, mostra tanto o empoderamento deles enquanto povo mantendo sua tradição e sua cultura, mas também que o TJAC está do lado dos povos indígenas, fazendo com que esse direito garantido de perpetue por muitas gerações”, concluiu.

Estima-se atender aproximadamente 400 famílias ou 1300 pessoas, beneficiando tanto o povo Nukini como o Nawas.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Educação reabre espaço do servidor na OCA a próxima segunda

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Gestão de Pessoas, reabre, a partir da próxima segunda-feira, 6, o espaço do servidor, localizado na Organização em Centros de Atendimento (OCA), que irá atender às demandas dos servidores.

O assessor técnico do Departamento de Gestão de Pessoas, Robson Bussons, esclarece que o espaço do servidor existe desde novembro de 2022, mas é um espaço que vem sendo pouco utilizado pelos trabalhadores. “Aqui no espaço do servidor, na OCA, eles poderão realizar vários tipos de atendimento”, explica.

Espaço do servidor na OCA vai reabrir a partir de segunda-feira, dia 6. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Mais de 30 serviços são ofertados no espaço do servidor, entre os quais abertura de processo administrativo, atualização cadastral, consulta de licença-prêmio, entrega de laudos médicos, emissão de contracheque, cadastramento e alteração de senhas, abonos e diversas declarações.

“Nosso foco é dar um melhor atendimento aos servidores, e o que eles não conseguirem fazer aqui no espaço do servidor, vamos estar abrindo uma chamada, um processo administrativo, que será direcionado para a sede, para que sejam realizados os procedimentos necessários”, destacou.

A existência do espaço do servidor na OCA, segundo Robson Bussons, não descarta a oferta dos serviços na SEE, localizada no Bola Preta. Pelo contrário, trata-se de um espaço alternativo de atendimento para quem estiver no centro de Rio Branco. “Com isso, o trabalhador não precisará mais pegar dois ônibus para realizar um atendimento”, explica.

Um dos atendimentos que podem ser realizados é a atualização cadastral anual. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Entre os atendimentos mais comuns e mais procurados pelos trabalhadores está a atualização cadastral anual. “A gente tem uma demanda alta de servidores que procuram atendimento por conta da atualização cadastral e muitos questionam que tem que se locomover até a SEE, e na OCA, agora, temos uma equipe pronta para realizar os mesmos serviços”, afirmou.

Os membros da equipe estão prontos a atender os trabalhadores da educação que buscam os serviços no espaço do servidor. Entre eles está Acácia Freire. Segundo ela, o atendimento no local é muito tranquilo. “Precisamos só de demanda. O trabalhador pode vir na OCA que será bem atendido”, disse.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo