O governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SESP), implanta a digitalização do sinal de rádio de comunicação do Estado.
Os profissionais da segurança pública passam a trabalhar com a nova tecnologia em Brasiléia, a partir desta quinta-feira, 21, em solenidade realizada no 10º Batalhão da Policia Militar de Brasileia que contou com a presença de representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP).
A digitalização do sinal dará mais qualidade e celeridade na comunicação entre as forças de segurança, proporcionando a troca de informação em tempo real.
O Acre é o primeiro estado do Brasil a compartilhar as informações com as demais forças de segurança em nível federal, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por exemplo. O Acre se torna o primeiro estado brasileiro em região de fronteira com outros países a operar com o sinal digital.
Essa ação é devido ao esforço que o governo do Acre faz em aparelhar e modernizar a comunicação, proporcionando mais clareza e praticidade nos diálogos entre as polícias, bombeiros e demais agentes de segurança pública.
“A chegada do rádio digital é uma mudança de paradigma, portanto, iremos tratar segurança pública com mais tecnologia. Isso significa mais vidas salvas e atenção para aqueles que residem em locais isolados”, destacou o secretário Emylson Farias.
Farias diz ainda que essa comunicação será ininterrupta ao longo da BRs 317 e 364, possibilitando ao agente de segurança, quando estiver dentro de uma viatura, ter comunicação com os municípios. “Caso ocorra um acidente ao longo da estrada, em um local isolado. A partir dessa ação policial, ela passa a ter a vida salva, pois será enviado o pedido de socorro de forma mais rápida”, enfatizou.
Para o promotor de Justiça do Ministério Público, Ocimar Júnior, o investimento traz celeridade na comunicação. “Esse é o tipo de investimento que fortalece as forças de segurança, o que denota um esforço do governador do Estado em equipar as policias para a manutenção da segurança pública”, observou Ocimar.
O coronel Ricardo Brandão, subcomandante da Polícia Militar do Acre, ressaltou a importância da implantação do sistema digital. “É ter a certeza de que os policiais militares terão uma comunicação segura, dando qualidade maior na prestação dos serviços ofertados por eles”, disse Brandão.
Os próximos municípios a serem interligados serão Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro, Acrelândia e Senador Guiomard.
Texto: Sandro de Brito - Vídeos: Alexandre Lima