A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou nesta quinta-feira (1) uma cartilha com orientações e recomendações de distanciamento social para a população adotar durante os feriados cristãos que ocorrem entre sexta-feira (2) e domingo (4), quando é comemorada a Páscoa.
A principais orientações dizem para as pessoas ficarem em casa durante as celebrações e que evitem aglomerações caso insistam em recepcionar familiares e amigos.
“Se vai receber convidados, você estará exposto a diferentes níveis de contágio”, diz a cartilha na abertura de cada sessão. “Nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão
da Covid-19”.
A cartilha de cinco página se divide em três tópicos principais de orientações: ambiente e convidados, preparo e forma de servir alimentos, grupos que devem evitar os encontros. Além dos protocolos sanitários padrão de combate ao coronavírus, a Fiocruz destaca medidas adicionais que devem ser adotadas pelas famílias para diminuir o potencial de contaminação.
Antes realizar o convite para que familiares e amigos se reúnam, certifique-se de que você e nenhum outro convidado estão com sintomas relacionados à Covid-19, ou já têm diagnóstico da doença.
Não chame pessoas em recuperação da doença e que ainda estejam no período de 14 dias depois dos primeiros sintomas e não convide pessoas que estão esperando o resultado do teste ou tenham se encontrado com alguém que tenha tido – ou esteja com suspeita – da doença nos últimos 14 dias.
Fundação lembra que principal recomendação é preservar a vida. Brasil encerrou março como o pior mês da pandemia, com mais de 300 mil mortes.