Os últimos dias de janeiro devem ser marcados por temperaturas elevadas em algumas cidades no centro-sul do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir deste sábado (24/1), o calor se intensificará no Mato Grosso do Sul e no na região Sul, com máximas previstas entre terça-feira (27/1) e quarta-feira (28/1).
Após a passagem de uma frente fria no início desta semana, um sistema de alta pressão atmosférica passou a atuar sobre a região Sul e parte do estado do Mato Grosso do Sul, esse fenômeno dificulta a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas mais significativas.
Devido a atuação deste sistema, não há previsão de chuva na região nos próximos dias. Com isso, a tendência é de intensificação do calor em grande parte do sul do Brasil, pelo menos até a próxima quarta-feira (28/1).
Entre a segunda-feira (26) e a quarta-feira (28), os termômetros podem marcar entre 35°C e 36°C em áreas nas cidades como Chapecó, São Miguel do Oeste e Iporã do Oeste, em Santa Catarina.
No Paraná, o calor mais intenso deve se concentrar no oeste do estado. As máximas podem ficar até 5°C acima da média. As regiões mais afetadas incluem, principalmente, áreas próximas a Cascavel, Guarapuava e Pato Branco.
Em Mato Grosso do Sul, o aumento das temperaturas começou nessa sexta-feira (23/1), com persistência do calor por pelo menos quatro dias, até segunda-feira (26/1).
As temperaturas permanecerão elevadas por cerca de quatro dias nessas regiões. No entanto, o Inmet não descarta a possibilidade da formação de uma onda de calor, especialmente no Rio Grande do Sul.
Segundo critérios da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor é caracterizada pela ocorrência de temperaturas máximas, pelo menos 5°C acima da média histórica, por cinco dias ou mais consecutivos.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL