Fifa aprova uso do árbitro de vídeo na Copa do Mundo

Árbitro Gianluca Rocchi utiliza o sistema de vídeo (VAR) durante partida entre Inter de Milão e Lazio, no San Siro – Marco Bertorello/AFP

O Conselho da Fifa aprovou nesta sexta-feira (16) o uso do VAR (sistema de árbitro de vídeo) na Copa do Mundo da Rússia. A decisão foi tomada duas semanas após a International Board, órgão que define as regras do futebol, ter chancelado seu uso no esporte.

A implementação da tecnologia foi assinada pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, em encontro do conselho realizado em Bogotá, na Colômbia.

Os árbitros podem recorrer ao VAR para revisar “erros claros e óbvios” e “incidentes sérios que passaram despercebidos” envolvendo gols, pênaltis, cartões vermelhos e confusão na identidade dos jogadores.

Infantino declarou há duas semanas que o atual sistema do VAR não é perfeito, mas disse ter chegado à conclusão de que a tecnologia traz mais justiça para o futebol.

Em 18 meses de testes ao redor do mundo, as revisões da arbitragem se mostraram mais lentas do que o prometido. A comunicação das decisões com o estádio também não foi clara em diversas ocasiões.

O VAR foi usado na Copa das Confederações de 2017, no Mundial de Clubes e nos campeonatos alemão e italiano.

Trinta e seis árbitros, além dos assistentes, estão sendo treinados pela Fifa para assumir o VAR na Copa do Mundo. Muitos são de países que não utilizam o sistema em seus campeonatos nacionais.

A Fifa já trabalha para encontrar um patrocinador para as revisões de vídeo na Copa do Mundo. O torneio de seleções será disputado entre 14 de junho e 15 de julho.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Folha de São Paulo