Extra
Fernanda Hassem comemora saldo positivo à frente da AMAC ao devolver cargo ao prefeito Tião Bocalom
Na manhã desta quinta-feira 31, a prefeita de Brasiléia Fernanda Hassem participou da cerimonia de entrega do cargo de presidente da Amac (Associação de Municipios do Acre), na sede da autarquia, para o presidente licenciado Tião Bocalom, que foi reeleito prefeito de Rio Branco.
A gestora brasileense apresentou um relatório de transmissão de cargo constando mais de R$ 700.000,00 em caixa e comemorou a execução quase 100% dos projetos elaborados, dentre eles a ampliação e reforma do espaço da Amac. “Eu agradeço por demais ao prefeito reeleito Tião Bocalom pela confiança a mim depositada e também aos prefeitos que fazem parte da Amac”, pontou Fernanda Hassem.
Outros fatores que marcam a gestão Fernanda Hassem à frente da Amac, foram nas mudanças pontuais do estatuto da Amac e a criação do regimento interno da associação.
A cerimonia foi prestigiada pela equipe técnica da Amac, prefeitos eleitos ou reeleitos para os próximos quatro anos de gestão municipal.
Fernanda Hassem assumiu a presidência da Amac em 29 de maio, em decorrência do afastamento de Bocalom que presidia a associação de municípios acreanos, para concorrer a prefeitura da capital.
Quando tomou posse, Fernanda Hassem destacou sua visão de promover a união entre os municípios, fortalecer as políticas públicas e buscar soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas cidades acreanas, entre elas de difícil acesso.
Comentários
Extra
Justiça suspende decisão do TCE e garante continuidade da Expoacre 2025
Liminar do TJAC atende pedido do governo do Estado, que contestou suspensão de repasses determinada por conselheira Naluh Gouveia
O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) concedeu, na tarde desta segunda-feira (28), uma liminar que assegura a continuidade dos repasses de recursos para a realização da Expoacre 2025. A decisão atende a um mandado de segurança impetrado pelo governo do Estado contra medida da conselheira Naluh Gouveia, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que havia suspendido os repasses financeiros destinados ao evento.
Segundo o governo, a decisão da conselheira extrapolava sua competência, uma vez que a suspensão de contratos administrativos é atribuição exclusiva do Poder Legislativo. O desembargador Junior Alberto acatou os argumentos apresentados e determinou a suspensão dos efeitos da decisão do TCE.
Em nota oficial, o governo do Acre reiterou seu compromisso com a legalidade, a transparência na aplicação dos recursos públicos e a promoção de eventos que impulsionem o desenvolvimento econômico e social do estado, como a Expoacre — considerada a maior feira de negócios e cultura do Acre.
VEJA NOTA ABAIXO
Comentários
Extra
Queima do Alho: grupo recria comitiva boiadeira e cozinha para celebrar a Expoacre 2025
Por Wanglézio Braga
Na celebração dos 50 anos da Expoacre, um grupo de amigos formado por produtores rurais decidiu colocar lenha na tradição e resgatar uma das mais autênticas manifestações da cultura sertaneja: a Queima do Alho. Liderados por Marco Perdigão, os 30 integrantes da iniciativa montaram um espaço no Parque de Exposições Wildy Viana com tudo que manda o figurino raiz — fogão a lenha, churrasqueira de chão, e cardápios que variam diariamente com pratos típicos da lida de comitiva.
“Somos do campo, participamos das rotas agropecuárias, e vimos que em todas elas existe uma Queima do Alho. Então decidimos fazer igual aqui. Juntamos os amigos e levantamos essa estrutura em uma semana. Aqui tem arroz carreteiro, feijão tropeiro, galinhada, carne de sol serenada… tudo como os antigos tropeiros faziam”, explica Marco, com orgulho.

Foto: Música ao vivo e comida boa são chamativos para o espaço
A proposta vai além da gastronomia: é um tributo às origens rurais. Inspirado nas tradições das comitivas paulistas, o grupo tem regras próprias. Cada membro pode levar apenas dois convidados por dia, o que torna o espaço exclusivo e ainda mais acolhedor. A expectativa foi superada logo nos primeiros dias e a Queima vai até o último domingo da feira.
Mesmo sem presença ativa nas redes sociais — por enquanto — o grupo promete atrair olhares e paladares com suas raízes bem fincadas na terra e no sabor da comida feita com lenha, suor e história.
Comentários
Extra
Prefeito Jerry Correia prestigia aniversário de 204 anos de Independência do Peru
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, participou, nesta segunda-feira (28), do aniversário de 204 anos de Independência da República do Peru, celebrado na cidade de Inapari, que faz fronteira com Assis Brasil.
A cerimônia aconteceu na Ponte Binacional, com a tradicional troca das bandeiras do Brasil e do Peru, simbolizando a união e o respeito entre os dois países. O evento contou com um desfile cívico-militar e escolar, reunindo autoridades, estudantes e a população local.
Durante a celebração, o prefeito Jerry Correia destacou a importância da integração entre os povos fronteiriços e parabenizou os peruanos e peruanas pela data histórica.
“É uma alegria poder participar de um momento tão especial e ver de perto a beleza e a organização desta festa, que celebra a história e a cultura do povo peruano. Parabenizo todos os nossos irmãos e irmãs de Inapari pelos 204 anos de independência”, afirmou o prefeito.
A participação reforça o compromisso da Prefeitura de Assis Brasil com a integração regional e o fortalecimento dos laços de amizade com o país vizinho.
Você precisa fazer login para comentar.