Extra
Fernanda Hassem anuncia pacote de obras nos próximos meses em Brasiléia
Prefeita fala de parcerias, emendas que serão aplicadas e agradecimento junto a bancada federal
A prefeitura do município de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT), recebeu em seu gabinete a equipe do jornal oaltoacre.com, para falar dos projetos que estão sendo elaborados junto com sua equipe, onde estará beneficiando os munícipes com várias obras que serão realizadas nos próximos meses.
Fernanda destacou que estará realizando um reajuste em sua equipe, pois, estará ‘afinando’ para levar mais melhorias tanto na zona urbana, quanto rural. Destaque atual seria a ‘Operação Inverno’ e dar trafegabilidade em muitos ramais para não atrapalhar o ano letivo dos alunos.
No trabalho de inverno, estão melhorando a base e sub-base para que possam começar os trabalhos definitivos de recapeamento no período de verão. Aproximadamente 20 ruas serão beneficiadas e os bairros que serão beneficiados serão: Ferreira da Silva, Alberto Castro, José Moreira, José Braúna, Leonardo Barbosa e ruas do Samaúma e os demais, irão ter a continuidade do tapa-buraco.
Fernanda destacou a importância do trabalho em harmonia com a Câmara Municipal, onde esteve presente na abertura dos trabalhos para o ano de 2019. “A gente converge as vezes no tocante ao ponto ideológico, mas precisamos ter a harmonia no tocando ao bem-estar da população de Brasiléia”, disse a gestora municipal.
Foi abordado os desafios do novo governo que assumiu e sabe das dificuldades em que o Acre passa, como também o Brasil como um todo. Fernanda espera que Gladson cumpra a promessa onde disse que irá governar para todos, independente de sigla partidária, para assim poder levar o melhor para os brasileenses. “Quero aqui reconhecer o acolhimento que tive no atual governo quando fomos à Capital, tanto por parte do Gladson, quanto os Secretários que visitamos”, destacou.
A gestora também falou da sua viagem à Capital do Brasil, destacando que sempre, desde o início de seu mandato, deu o reconhecimento devido aos parlamentares que deslocaram emendas à Brasiléia. “Não quero saber a cor partidária. Estarei dando o devido reconhecimento ao parlamentar que ajudou Brasiléia, como a deputada Jéssica Sales (MDB) e Alan Rick (DEM) além do senador Sérgio Petecão (PSD), e com esse respeito, isso fez com respeitassem a gente, além de outros que estão com muita vontade de ajudar”, disse.
Destacou que Brasiléia está em 6º lugar no Acre para receber emendas parlamentares e agradece muito sua equipe para poder chegar nesse patamar, onde investimentos poderão chegar para o aterro sanitário, pleiteando o Centro de Zoonoses que vai atender os quatros municípios, área para atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade, construção da Garagem e Biblioteca Municipal, entre outras obras importantes.
Fernanda destacou a importância da parceria com a bancada parlamentar acreana em Brasília (DF), onde esteve visitando, e voltará em breve, para fechar convênios que poderão somar cerca de R$ 10 milhões. A partir do dia 12, estaremos em Brasília para tratar de assuntos que envolve a ponte na fronteira e no Calha Norte, com o Brigadeiro Dantas para tratar de emendas destinadas para a pavimentação de ruas de Brasiléia.
Fechando a entrevista, foi perguntado se a gestora teria algum projeto político futuro, que fosse fora da sigla do seu partido atualmente, que é o Partido dos Trabalhadores (PT). Fernanda disse que ficou surpresa com a repercussão da possível saída para outra sigla e que recebeu muitos convites.
Veja a entrevista em três partes.
Comentários
Extra
Americano Robert Prevost é anunciado como novo papa Leão XIV
Sinal foi emitido na tarde desta quinta-feira (8), o que significa que pontífice foi escolhido na quinta votação geral dos cardeais. Agora, fiéis ficam na expectativa do anúncio oficial do Vaticano de ‘habemus papam’.
O nome do Prevost, de 69 anos e nascido em Chicago, foi anunciado nesta quinta-feira (8) pelo Vaticano, após a fumaça branca ser expelida da Capela Sistina, indicando que os 133 cardeais isolados no conclave elegeram o novo pontífice.
Ele liderará a Igreja Católica em um momento de perda gradual de fiéis e terá de fazer frente à alta popularidade do papa Francisco, além de responder se seguirá a agenda reformista de seu antecessor.
O novo papa apareceu na sacada da Basílica de São Pedro depois de ser anunciado, em latim, pelo cardeal Dominique Mamberti.
O tradicional anúncio de “habemus papam” ocorreu pouco mais após a fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina— nos dois últimos conclaves, em 2005 e 2013, os anúncios demoraram entre 1h e 2h após o sinal.

Fiéis aguardam resultado da eleição do novo papa na Praça de São Pedro, no Vaticano — Foto: AP Foto/Bernat Armangue
Minutos apos a fumaça branca, o Vaticano afirmou também que o novo pontífice “aparecerá em breve”.
A eleição de um novo pontífice também seguiu a tendência das duas eleições de papa anteriores, em 2005 e 2013, e ocorreu no 2º dia do conclave. Desta vez, havia a expectativa inicial de que o processo demorasse mais por conta do número de cardeais votantes — 133, contra 117 no conclave anterior.
A eleição do novo pontífice veio após uma fumaça preta ainda na manhã desta quinta-feira e outra na rodada inicial, na quarta-feira (7).
A escolha do novo papa ocorre também 17 dias após a morte de papa Francisco, por conta de um por conta de um AVC e insuficiência cardíaca em sua residência no Vaticano. Embora tenham sido episódios inesperados, ocorreram em um momento de saúde frágil de Francisco. Ele havia recebido alta após passar cinco semanas internado para tratar uma pneumonia.
Em um papado de 12 anos, Francisco promoveu reformas históricas e aproximou a Igreja de um catolicismo mais próximo aos fiéis, que são mais de 1,3 bilhão de pessoas pelo mundo mas que vêm diminuindo gradualmente.
A fumação branca também encerra oficialmente o chamado período de Sé Vacante, em que o “trono” da Igreja Católica fica sem um líder entre a morte de um pontífice e a eleição do sucessor.
Agora, um novo papado se iniciará e indicará se o Vaticano tem a intenção de seguir, ao menos parcialmente, ou ainda avançar na agenda de Francisco.
A multidão de fiéis, turistas e curiosos que acompanhou a escolha do papa de pé por horas na praça São Pedro também confirmou que a Igreja Católica segue despertando atenção e protagomismo mundial, mesmo com a perda gradual de seguidores.
Nos momentos de pico, durante os horários aproximados para que a fumaça fosse expelida após a votação, o público que ocupava a praça chegou a 45 mil pessoas, segundo o Vaticano.
Aos poucos, o silêncio ia dominando a praça, alternado por vezes com aplausos aleatórios e muitos celulares apontados para a chaminé da Capela Sistina.
Na quarta (7), a fumaça preta confirmou as expectativas para o primeiro dia do conclave, quando a possibilidade de que o novo pontífice fosse eleito era considerada muito baixa.
O resultado da primeira votação ocorreu cerca de três horas após as portas da Capela Sistina serem fechadas, marcando o início oficial do conclave no qual os 133 cardeais aptos a votar para escolher um novo papa se isolam do mundo.
Foi a maior demora dos três últimos conclaves. Um possível motivo para o atraso pode ter sido uma pregação que ocorreu antes da votação e pode ter se estendido, segundo apurou o jornalista da TV Globo César Tralli.
Outra possibilidade é o fato de que a maioria dos cardeais está em seu primeiro conclave.
Cerca de 45 mil fiéis estavam na praça São Pedro aguardando o resultado da primeira votação no momento em que a fumaça foi expelida.
Os clérigos entraram para o processo após a missa Pro Eligendo Romano Pontifice, rezada publicamente na Basílica de São Pedro nesta manhã.
Comentários
Extra
NOVO PAPA É ESCOLHIDO: fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina
Sinal foi emitido na tarde desta quinta (8), o que significa que pontífice foi escolhido na quinta votação dos cardeais. Agora, fiéis ficam na expectativa do anúncio do nome.

Fumaça branca indica a escolha de um novo papa – Foto: Tiziana Fabi/AFP
A chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, expeliu às 13h08 desta quinta-feira (8) a esperada fumaça branca, indicando aos milhares de fiéis e curiosos reunidos na Praça de São Pedro e para todo o mundo a eleição do novo papa da Igreja Católica.
Os sinos da Basílica de São Pedro também anunciaram que a Igreja Católica escolheu seu novo líder, o 267º papa da história.
Os cardeais realizaram quatro votações até chegarem ao mínimo de dois terços dos 133 votos do Colégio Cardinalício. O Conclave começou na última quarta-feira (7).
Ainda não se sabe qual foi o escolhido para ser o novo papa. Em minutos, ele será apresentado ao mundo pelo cardeal protodiácono francês Dominique Mamberti com a tradicional frase “Habemus papam!” (“Temos papa!”).
É nesse momento também que será revelado qual nome foi escolhido pelo papa, representando a sua missão e qual deverá ser o tom do seu papado.
Em 2005, na eleição do papa Bento XVI, o intervalo entre a fumaça e o anúncio foi de cerca de 45 minutos. Em 2013, quando Francisco foi eleito, de aproximadamente uma hora.
O tempo entre a fumaça e o anúncio é quando o novo papa troca de roupa e se paramenta com as vestes litúrgicas características. O escolhido também precisa responder se aceita ou não a eleição, além de indicar por qual nome atenderá como papa.
Desafios
O novo Papa terá uma série de desafios ao longo de seu pontificado. Ao mesmo tempo em que havia, durante o período de Sé Vacante, uma expectativa de que o sucessor pudesse perpetuar o chamado “efeito Francisco” — ideia de que uma pessoa carismática, inclusiva e de consciência moral no cenário geopolítico pode atrair novos seguidores e católicos que se afastaram da Igreja —, o novo Bispo de Roma terá que enfrentar temas sensíveis, como pedofilia, diplomacia, mulheres, finanças, divisões internas.
A escolha do novo ocupante do Trono de São Pedro no segundo dia de conclave segue uma tradição recente de definições rápidas no conclave. Os papas Francisco e Bento XVI também foram eleitos no segundo dia de votação, enquanto o Papa João Paulo II foi eleito no terceiro dia. No último milênio, os conclaves mais longos duraram no máximo cinco dias.
Em 1939, o cardeal Eugenio Pacelli, de Roma, foi escolhido para suceder o Papa Pio XI já na terceira votação, em um conclave realizado de 1 a 2 de março. Na ocasião, todos os 62 cardeais participaram da escolha. Pacelli, que era o camerlengo (responsável por governar o Vaticano na ausência do Papa) e cardeal secretário de Estado, adotou o nome de Pio XII.
Foi o conclave mais curto do século XX e o último a incluir todos os cardeais vivos (sem restrição de idade). Pacelli foi o primeiro Papa nascido em Roma desde Inocêncio XIII, em 1721, e o primeiro membro da Cúria Romana a se tornar Papa desde Leão XIII, em 1878. Outro cardeal da Cúria não seria eleito papa até o conclave de 2005, quando o alemão Joseph Aloisius Ratzinger (1927-1922) adotou o nome de Bento XVI.
Quatro séculos antes, em 1503, o conclave que elegeu Pio III durou apenas algumas horas, mas, naquele tempo, o Vaticano ainda não utilizava fumaça para anunciar a escolha de um novo Papa.
Em “Behind Locked Doors” (Atrás de portas trancadas), uma história das eleições papais de 2003, Frederic J. Baumgartner escreveu que a primeira evidência que encontrou de fumaça sendo usada como sinal em uma eleição papal foi em 1823. As cédulas dos cardeais foram queimadas em conclaves anteriores, escreveu ele, mas não havia registro de que a fumaça tivesse a intenção de informar ao mundo exterior sobre um novo Papa.
A fumaça vem da queima das cédulas, bem como de quaisquer anotações que os cardeais tenham feito, que são colocadas em um fogão de ferro fundido após cada rodada de votação. Uma rodada é realizada no primeiro dia e quatro a cada dia a partir de então, sendo duas pela manhã e duas à tarde. As cédulas são queimadas após duas rodadas de votação, a menos que um Papa seja escolhido.
Comentários
Extra
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – AVISO DE LICITAÇÃO
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae
AVISO DE LICITAÇÃO
Pregão Eletrônico nº 03/2025
1. OBJETO
Contratação de empresa para realização de estudo sobre o impacto econômico e social gerado pelos eventos EXPOACRE e EXPOACRE JURUÁ na região de atuação, através da coleta e análise de dados “antes, durante e após” a realização das feiras, conforme especificações constantes neste edital e seus anexos.
2. RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS.
Local da realização: www.redeempresas.com.br; Término do prazo para envio de propostas: 16 de maio de 2025 às 10h45min; Início da sessão de disputa de preço: 16 de maio de 2025 às 11:00h. Será sempre considerado o horário de Brasília.
3. ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS.
Questionamentos poderão ser encaminhados ao SEBRAE/AC, somente por escrito pelo e-mail: cpl@ac.sebrae.com.br, aos cuidados da Comissão de Licitação, até 02 (dois) dias úteis antes da data de abertura da sessão pública.
Rio Branco-AC, 08 de maio de 2025.
Você precisa fazer login para comentar.