fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Fenaj repudia reação “afrontosa” de Michelle Melo contra repórter que flagrou namorada dela usando carro oficial

Publicado

em

Fonte: O Seringal

A vereadora Michelle Melo é alvo de um repúdio emitido pela Federação nacional dos Jornalistas (Fenaj). A parlamentar foi denunciada pelo jornalista João Renato Jacome.

O repórter flagrou a namorada da vereadora, Jiza Lopes, usando um veículo oficial da Câmara de Vereadores de Rio Branco. O jornalista afirmas que a caminhonete já foi utilizada para fins particulares, pela namorada da vereadora, em outros momentos.

Irritada, Michele se referiu ao jornalista como “inimigo”.

A Fenaj entendeu que a parlamentar tentou intimidar e agiu de forma afrontosa contra o repórter, o que contraria a liberdade de expressão e de imprensa.

O Ministério Público abriu investigação (veja abaixo)

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Brasília, Gonzaga debate políticas ambientais e investimentos para o Acre

Publicado

em

Por

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), participou nesta quinta-feira (16) de uma reunião na sede da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA), em Brasília, para tratar de investimentos e políticas ambientais para o Estado do Acre.

Gonzaga foi convidado pelo presidente da ANAMA, Marçal Fortes Silveira Cavalcanti, para representar o poder Legislativo acreano no debate de suma importância para o meio ambiente acreano.

Durante a reunião foram debatidos assuntos como o financiamento do Fundo Clima, a contratação de consultoria para projetos de preservação ambiental.

Gonzaga destacou a importância de debater assuntos que envolvem políticas de meio ambiente e o desenvolvimento sustentável para gerar emprengo e renda no Acre.

“Estou muito feliz em participar de uma reunião tão importante para o nosso estado. Sabemos da importância do meio ambiente para o bem-estar humano, mas também reconhecemos que a floresta é uma grande geradora de emprego e renda. Precisamos equilibrar esses dois pontos para que o povo acreano possa utilizar a floresta de maneira sustentável. Também debatemos investimentos e créditos que o Acre poderá receber por ser um dos estados mais preservado do mundo”, disse o deputado.

O presidente da ANAMA, Marçal Fortes, agradeceu Gonzaga pela atenção com assuntos importantes como o meio ambiente e desenvolvimento socioeconômico e afirmou que sai da reunião confiante que novas políticas ambientais serão instaladas no Acre e trarão um maior desenvolvimento ao povo acreano.

“Quero agradecer ao presidente Luiz Gonzaga e demais representates do Acre por essa reunião muito produtiva. Saio da reunião confiante que em breve possamos mobilizar toda a sociedade, empresários e políticos para tratarmos de políticas públicas da área ambiental e de toda uma conjuntura dos eixos de desenvolvimento do estado do Acre. Acredito que possamos trazer muito mais desenvolvimento para toda a população, porque o que mais importa para qualquer governo é o bem-estar dos seus munícipios”, disse.

Por fim, o secretário de Planejamento do Estado, Ricardo Brandão, destacou a importância da reunião para a captação de recursos para o Acre.

“A reunião foi importante, pois conseguimos entender as possibilidades de captação de recursos e financiamentos de projetos estratégicos para o Acre e Amazônia. Teremos uma reunião futura no Acre para podermos captar recursos com linhas de créditos diferenciadas e trazermos resultados mais rápido possível para nossa população”, disse Brandão.

Participaram da reunião o presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, o presidente da ANAMA, Marçal Fortes, secretários de Planejamento do Acre, Ricardo Brandão, e da Fazenda, José Amarísio Freitas, presidente do Conselho Deliberativo do CDSA, Francisco Hermandes, e demais autoridades.

Assessoria do Gabinete do Deputado Luiz Gonzaga

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Assembleia Legislativa do Acre homenageia enfermeiros em sessão solene

Publicado

em

Por

Deputado Adailton Cruz, enfermeiro de profissão, propõe cerimônia em reconhecimento à data

Na manhã desta quinta-feira (16), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), realizou uma solenidade especial em reconhecimento ao Dia da Enfermagem, celebrado anualmente em 2 de maio. A sessão também homenageou a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), que operaram no socorro às vítimas da queda de um avião em Manoel Urbano em março deste ano.  

A iniciativa, resultante do requerimento nº 02/2024, foi apresentada pelo deputado Adailton Cruz (PSB), profissional da enfermagem. O encontro, que contou com a presença de enfermeiros de diversas instituições de saúde do Estado, foi marcado por momentos de emoção e reflexão sobre os desafios enfrentados pela categoria, especialmente em tempos de pandemia. Além disso, foram destacados os avanços conquistados na área da enfermagem e os desafios futuros a serem enfrentados para garantir uma assistência de saúde de qualidade à população acreana.

O deputado Adailton Cruz deu início a sessão solene saudando a todos os presentes. Na oportunidade, ele expressou o orgulho pela profissão que exerce. “Como enfermeiro, sei o quanto é fundamental valorizar e reconhecer o trabalho árduo e muitas vezes invisível desses profissionais. Esta sessão solene é um gesto simbólico, mas significativo, de nossa gratidão e reconhecimento”, afirmou Cruz.

O parlamentar ressaltou ainda a importância da enfermagem não apenas para o serviço de saúde, mas para toda a sociedade. “Nós precisamos avançar no reconhecimento da profissão, enfrentamos muitos problemas que vão além das condições de trabalho e formação técnica. É essa atrocidade que a gente precisa superar e combater”, declarou ele, destacando a realidade de colegas que enfrentam dificuldades financeiras mesmo após dedicarem dias e noites salvando vidas.

O deputado também expressou gratidão pelo esforço do Governo do Estado em reformular o plano de carreira da enfermagem, visando proporcionar mais dignidade aos profissionais. Além disso, ele reconheceu avanços em municípios como Rio Branco, onde o plantão de enfermagem na Atenção Primária teve um aumento salarial significativo.

Em seguida, a técnica auxiliar de enfermagem, Conceição Alves, conhecida carinhosamente como Concita, expressou sua preocupação em relação à realidade enfrentada pelos profissionais de enfermagem no Estado. Um dos problemas destacados por ela foi a escassez de recursos humanos diante da sobrecarga nos hospitais, lamentando: “Nós temos hospitais lotados, né? Transbordando e não temos gente para trabalhar”, alertou.

Já Iunaira Cavalcante, Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Acre (COREN), fez um pronunciamento destacando a importância da representação dos enfermeiros na política. Em seu discurso ela enfatizou: “É com imensa gratidão que eu venho mais um dia, mais uma data como essa, a convite do deputado Adailton Cruz, que vem oportunizando espaços como esse, e vem mostrando a importância que é de termos enfermeiros na política”, pontuou.

Em uma fala emocionada, a sindicalista ressaltou ainda a relevância do papel dos enfermeiros, especialmente evidenciado durante a pandemia, mas também reconheceu a necessidade de avançar em várias áreas para melhorar as condições de trabalho e cuidado. “Nós precisamos ter voz, e ainda assim é muito difícil”, disse.

Iunaira Cavalcante finalizou destacando as duras realidades enfrentadas pelos profissionais da área, desde longas horas de trabalho até a luta pela valorização e remuneração justa. Ela fez um apelo por reconhecimento. “Abracem a causa da enfermagem com a seriedade e dignidade que merece. Valorizem a enfermagem, deem a ela o reconhecimento devido”, complementou.

O diretor do Pronto-Socorro do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Lourenço de Azevedo, enfatizou a importância da Semana da Enfermagem, destacando o crescente valor atribuído à classe ao longo dos anos. “É uma honra estar aqui representando nossos colegas”, ressaltando a necessidade de valorização e reconhecimento profissional, incluindo a solicitação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). Agradecendo a presença dos presentes, o diretor também destacou o papel fundamental dos profissionais de enfermagem, que representam cerca de 80% da equipe dedicada aos cuidados dos pacientes.

A enfermeira Ana Beatriz, presidente da Fundação Hospitalar do Acre, ressaltou os avanços conquistados sob sua gestão, destacando o compromisso com os servidores e a excelência no cuidado com os pacientes. “Realizamos o primeiro mutirão voltado ao servidor da Fundação Hospitalar, atendendo às demandas apresentadas pelo Sindicato e pela comunidade”, afirmou Beatriz, evidenciando a eficácia das medidas implementadas.

A enfermeira prestou ainda homenagem ao enfermeiro socorrista Patrício Moreira, figura emblemática do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), enaltecendo seu legado e influência na equipe.O enfermeiro morreu aos 47 anos, em fevereiro de 2019, após sofrer um infarto fulminante. “Ele que tanto nos ensinou, ele que tanto nos motivou”, expressou ela, ressaltando a importância do cuidado humanizado, intrínseco à profissão de enfermagem. Beatriz finalizou seu pronunciamento reforçando a essencialidade da enfermagem na prestação de serviços de saúde, além de apontar para uma crescente representatividade da categoria nos mais diversos âmbitos.

Ao falar para os presentes, o secretário de Estado de governo, Alysson Bestene, reafirmou o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais da Saúde estadual e reconheceu a dedicação dos profissionais durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19. “Sei do esforço, da determinação e do valor destes profissionais. Infelizmente perdemos amigos enfermeiros, técnicos, mas não posso deixar de aqui reconhecer também, em nome do governador Gladson Cameli, o valor de todos vocês”, disse. 

O secretário reforçou ainda o respeito e a gratidão que o governador Gladson Cameli tem pela categoria. “Quero ressaltar esse sentimento do governador e essa parceria com a Assembleia Legislativa, por meio também do deputado Adailton Cruz, pela qual a gente vem buscando a tão sonhada valorização salarial através de melhorias no Plano de Carreira [PCCR] da Saúde. A gente sabe que é um desafio quando se olha para os números, para a economia, mas com todo esforço que a gente vem fazendo, economizando e aportando mais recursos para a saúde a gente vai concretizar esse sonho até o final desta gestão”, acrescentou.

Na solenidade, o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, falou da importância dos profissionais da enfermagem, destacando que eles merecem reconhecimento diário. Com números precisos em mãos, Pascoal ressaltou que “cerca de 80% da mão de obra da saúde é composta por auxiliares, técnicos e enfermeiros”, reforçando o papel fundamental desempenhado por esses profissionais na linha de frente do cuidado aos pacientes.

O gestor também assegurou que o governo do Estado está empenhado em valorizar a categoria. Ele anunciou planos concretos, incluindo um aumento na arrecadação federal destinada à saúde, visando proporcionar uma valorização digna aos enfermeiros. “Não é uma simples homenagem de um dia, mas um compromisso de dois anos e meio para reconhecer o papel essencial desses heróis da saúde”, afirmou o secretário, demonstrando o comprometimento do governo com a valorização desses profissionais fundamentais para o sistema de saúde.

Ao final da cerimônia, os enfermeiros foram homenageados no centro do plenário com a entrega de certificados de reconhecimento por seu dedicado serviço à comunidade.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Fotos: Ismael Medeiros

          

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC visita Sesi para conhecer sistema de prevenção ao adoecimento mental

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Comissão de Prevenção às Situações de Riscos à Saúde Mental, realizou nesta terça-feira, 14, uma visita técnica ao Serviço Social da Indústria (Sesi) para conhecer o sistema Mentis 360, uma ferramenta criada para diagnosticar e identificar situações de adoecimento mental entre trabalhadores da indústria.

Este sistema utiliza protocolos específicos para mapear riscos psicossociais e propor caminhos para mitigá-los, oferecendo um diagnóstico detalhado da saúde mental dos colaboradores.

A visita, conduzida pela procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais Rita de Cássia Nogueira, que coordena a referida comissão, contou também com a participação da procuradora de Justiça Gilcely Evangelista e do promotor Ocimar Sales Júnior, além de demais servidores que integram a comissão.

Essa ação faz parte de uma série de iniciativas da comissão, instituída no ano passado pelo procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, conforme estabelece a Resolução 265/2023, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que instituiu a Política Nacional de Atenção à Saúde Mental para os integrantes do Ministério Público e determina que todas as unidades do MP criem suas próprias comissões para lidar com a prevenção de riscos à saúde mental.

A comissão, composta por representantes de diversos setores do Ministério Público acreano, decidiu que, além de seguir a política nacional, seria essencial desenvolver uma política específica voltada para as peculiaridades e desafios locais. Para isso, a Comissão tem buscado parcerias e expertise de diversas instituições.

Para a procuradora de Justiça Rita de Cássia, a visita ao Sesi é mais um passo nesse esforço da Comissão de haurir aprendizado e buscar boas práticas para a elaboração de uma política efetiva de atenção à saúde mental no MPAC.

“A aprovação dessa ideia de a Instituição ter uma política própria, por parte do procurador-geral de Justiça, reforça a sua importância, porquanto será adaptada às nossas necessidades específicas, à nossa realidade. Estamos trabalhando intensamente para desenvolver uma abordagem que realmente faça a diferença na vida dos integrantes do Ministério Público. Acreditamos que o sistema pode ser perfeitamente adaptado à nossa realidade, pois todos somos trabalhadores vulneráveis a fatores que interferem na nossa saúde mental”, destacou.

Texto: Marcelina Freire
Fotos: Clóvis Pereira
Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo