fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Guaíba é rio ou lago? Especialistas explicam a polêmica

Publicado

em

Não existe consenso científico em torno da definição do Guaíba como rio ou lago, porque este tem comportamento dual, afirmou nesta quinta-feira (16) à Agência Brasil o professor Joel Avruch Goldenfum, diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). “As margens se comportam bem como lago, principalmente envolvendo questões de recirculação, baixa profundidade, sendo basicamente bidimensional, ou seja, não existe direção predominante. O rio tem uma direção como se fosse uma linha. No lago, a água fica girando.”

De acordo com Goldenfum, no meio do Guaíba passa um canal grande, de onde vêm águas do Rio Jacuí, que drena 80 mil quilômetros quadrados, ou um terço das águas do estado. “É muita água; então, tem uma corrente importante. Por isso, pessoas argumentam que um lago pode ter um rio passando por ali. Só que, muitas vezes, o comportamento é predominante como rio e, outras vezes, pode ser predominante como um lago.”

Para o professor, em termos de modelagem, de variação de níveis, de como o Guaíba enche ou esvazia, pouco importa se vão chamá-lo de lago ou de rio. O que importa é modelar os processos. “Porque, na verdade, eu vou modelar o sistema considerando todas as influências que ele tem, considerando o que acontece quando ele sobe, onde ele recircula etc.” Goldenfum ressaltou, contudo, que existem outras questões envolvidas que são mais de questão legal e que mudam o problema.

Interpretações

De acordo com a legislação, se o Guaíba for um rio, tem que ter um recuo não edificado muito grande que, dependendo do local, pode variar de 100 a 500 metros. Ninguém tiraria o que já existe, mas não poderia edificar novas construções. Se for considerado lago, a área não edificada varia entre 10 e 30 metros, dependendo das interpretações. “Existem interpretações distintas sob o ponto de vista científico, sem se preocupar com a questão legal, e pessoas que dizem que o Guaíba se comporta predominantemente como rio, ou predominantemente como lago. “Quem chega primeiro dá o nome”, afirma o professor.

Goldenfum lembrou que o nome dos biomas aquáticos é dado pela população. “A população sempre chamou de Rrio Guaíba. De repente, houve essa movimentação, que pode ter tido motivação técnica, no sentido de que o Guaíba seria predominantemente lago, ou pode ter outras motivações”. O consenso não existe, porque o Guaíba tem comportamento dual,  reafirmou o professor.

Por outro lado, existe um movimento legal, capitaneado pela Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural e o Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais, para que o Guaíba tenha uma faixa de proteção permanente. Há também uma ação civil pública questionando a definição do Guaíba como lago. “Quem vai decidir isso, no final das contas, vai ser a Justiça, e não a ciência”, disse Goldenfum.

Até os anos de 1990, o Guaíba foi considerado rio. A partir daí, passou a ser definido como lago. Oficialmente, a prefeitura de Porto Alegre assumiu recentemente o Guaíba como lago. Inclusive, existe o Comitê da Bacia do Lago Guaíba.

Ciência

O  coordenador-geral do Atlas Ambiental de Porto Alegre e também da UFRGS, Rualdo Menegat, disse à Agência Brasil que a polêmica geográfica em torno do Rio ou Lago Guaíba e da Lagoa ou Laguna dos Patos não se justifica. Menegat afirmou que, do ponto de vista da ciência, o correto é Lago Guaíba. “Não temos dúvida sobre isso. Mas há também o nome mais popular, que é Rio Guaíba.”

Segundo o geólogo, nos últimos 20 anos, o nome Lago Guaíba tem sido mais usado porque as pessoas foram se convencendo que ele, na verdade, funciona como um lago. “Também é importante que as pessoas se conscientizem pelo nome correto, porque aquilo que a gente joga em um lago fica ali. Aquilo que se joga no rio, as pessoas pensam que é um problema do vizinho de baixo.”

Por isso, insistiu que do ponto de vista da gestão ambiental, é importante que se usem conceitos corretos porque estes são os que os professores vão ensinar na sala de aula. O Guaíba é definido como um lago aberto que recebe água da rede fluvial, formada por quatro rios (Jacuí, dos Sinos, Caí e Gravataí) que afluem para o Lago Guaíba, que, por sua vez, também escoa essa água para a Laguna dos Patos. “Está conectado com ela.”

Atlântico

A Laguna dos Patos está conectada com o Oceano Atlântico. “Por esta razão, por estar conectada com o Atlântico, é uma laguna, e não uma lagoa. Isso se explica porque tanto escoa água para o Oceano Atlântico, como também recebe água de lá. Existe uma interconexão. A água sai, mas também a água salgada entra e saliniza as águas na região sul da laguna.”

O professor Rualdo Menegat informou que, na região costeira do Rio Grande do Sul, há um complexo sistema de lagos e lagunas, que tem quatro lagoas interconectadas: o Lago Guaíba, a Lagoa do Casamento, a Laguna dos Patos e a Lagoa Mirim. Esse sistema de vasos comunicantes é interconectado, por sua vez, com o Oceano Atlântico, por meio da Laguna dos Patos.

“Isso quer dizer que as lagoas estão no nível do mar. Isso é importante porque, na medida em que o nível do mar sobe, impede a saída de água da laguna. Já, na medida em que o nível do mar desce, permite a saída de águas da laguna e, por conseguinte, de todo o sistema interconectado, que nós chamamos mar de dentro, pela sua grandeza”.

Este é o maior sistema do tipo na América do Sul e um dos maiores do mundo, destaca Menegat.

Confirmação

O professor Jaime Federici Gomes, do curso engenharia civil da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, explicou que laguna é um espaço que está em contato com o mar. Daí, Laguna dos Patos. Lagoa é uma coisa isolada, de água doce. “Já laguna, não, tem contato direto com o mar”, enfatizou, em entrevista à Agência Brasil.

Ao definir o que é um lago, Gomes disse que é quando este tem características que não são totalmente unidimensionais. “Eu prefiro falar Lago Guaíba. Ele tem uma zona central, que parece um rio, mas dos lados, no corpo dele, apresenta escoamento bidimensional, com áreas de recirculação do fluxo e zonas mais paradas.”

Segundo o professor, Rio Guaíba não é uma concepção adequada, porque ele tem mais características de lago do que de rio, com escoamento que tem circulação, acumulação e retenção de água.

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Médico Ivan Rollemberg promove tour da beleza pela Europa

Publicado

em

Por

Médico Ivan Rollemberg promove tour da beleza pela Europa
Beatriz Lima Leal

Médico Ivan Rollemberg promove tour da beleza pela Europa

O renomado médico paulista Ivan Rollemberg, referência em dermatologia no Brasil e no exterior, fará sua primeira turnê internacional. O dermatologista fará atendimentos em Paris e Londres, além de ir à Eslovênia, de onde vem melhor e mais completo laser dermatológico do mundo.

O itinerário começa na capital francesa, onde dr. Ivan aterrissa na próxima sexta-feira (24). Em Paris, ele atenderá a modelos, fashionistas e belas do circuito da moda. No sábado (25), chega à Eslovênia para visitar a fábrica da Fotona, a vanguarda de equipamentos estéticos, e de onde vem o melhor e mais completo laser dermatológico do mundo.

Londres será a última parada do médico dermatologista na Europa, onde fará atendimentos, no dia 9 de junho, na conceituada De Felipe Dermatology Clinic, no elegante bairro de Mayfair, bem em frente à Harrods.

Ao voltar às terras brasileiras, o primeiro destino será na capital federal . O dr. Ivan Rollemberg tem agenda de atendimentos marcada para os dias 15 e 16 de junho, na clínica Erasmo Tokarski, na Asa Sul, Brasília.

Conhecido como médico das estrelas, a badalada rede criada por ele, a Human Clinic planeja a abertura de unidades em Brasília ainda neste ano. Os planos de expansão também incluem EUA, Europa e Oriente Médio, em cidades como Miami, Paris e até Dubai.

Serviço

Atendimentos dr. Ivan Rollemberg em Brasília

Datas: 15 e 16 de junho
Endereço: Clínica Dr. Erasmo Tokarski – SGAS II, St. de Grandes Áreas Sul 607, lote 47, Centro Clínico Metropolis, salas 109 -113, Asa Sul
Para mais informações, (11) 94333-9843.

The post Médico Ivan Rollemberg promove tour da beleza pela Europa first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Exército de Israel recupera corpo de brasileiro sequestrado pelo Hamas

Publicado

em

Por

Exército de Israel recupera corpo de brasileiro sequestrado pelo Hamas
Agência Brasil

Exército de Israel recupera corpo de brasileiro sequestrado pelo Hamas

O Exército israelense anunciou nesta sexta-feira (24) que recuperou os corpos de três reféns sequestrados em outubro de 2023 pelo grupo palestino Hamas. Entre eles está o brasileiro Michel Nisembaum, de 59 anos. Os corpos foram recuperados durante a madrugada, numa operação conjunta do Exército e dos serviços secretos de Israel em Jabaliya, no norte da Faixa de Gaza. Os outros dois reféns foram identificados por autoridades israelenses como Orión Hernández Radoux, de 30 anos, Hanan Yablonka, de 42 anos.

Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do brasileiro e disse que o governo segue engajado nos esforços para que todos os reféns mantidos pelo Hamas sejam libertados.

“Soube, com imensa tristeza, da morte de Michel Nisembaum, brasileiro mantido refém pelo Hamas. Conheci sua irmã e filha, e sei do amor imenso que sua família tinha por ele. Minha solidariedade aos familiares e amigos de Michel. O Brasil continuará lutando e seguiremos engajados nos esforços para que todos os reféns sejam libertados, para que tenhamos um cessar-fogo e a paz para os povos de Israel e da Palestina”, postou.

Nisembaum, que tinha cidadania brasileira e israelense, era residente em Israel e considerado desaparecido desde o dia 7 de outubro do ano passado. Na ocasião, ele participava de um festival de música alvo de ataque do Hamas.

O conflito

Em outubro passado, o Hamas , que controla a Faixa de Gaza desde 2007, lançou um ataque surpresa de mísseis contra Israel, com incursão de combatentes armados por terra, no sul do país. De acordo com autoridades israelenses, cerca de 1,2 mil pessoas foram mortas e duas centenas de israelenses e estrangeiros foram feitos reféns.

Em resposta, Israel vem bombardeando as infraestruturas em Gaza e impôs cerco total ao território, que dificulta, inclusive, a entrada de ajuda humanitária aos palestinos. Além dos mais de 35 mil mortos, a ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza já deixou cerca de 80 mil feridos em sete meses, segundo dados do Ministério da Saúde do enclave.

A guerra entre Israel e Hamas tem origem na disputa por territórios que já foram ocupados por diversos povos, como hebreus e filisteus, dos quais descendem israelenses e palestinos.

The post Exército de Israel recupera corpo de brasileiro sequestrado pelo Hamas first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Comédia romântica turca se torna sucesso inesperado na Netflix

Publicado

em

Por

Comédia romântica turca se torna sucesso inesperado na Netflix
ESTADÃO CONTEÚDO

Comédia romântica turca se torna sucesso inesperado na Netflix

A série romântica ‘Próximo!’ é o novo sucesso inesperado da Netflix . A produção turca estreou sem muito alarde na plataforma e logo subiu ao top 10 das mais vistas. Globalmente, já soma 5,1 milhões de visualizações.

Na trama, Leyla (Serenay Sarikaya) é uma advogada renomada que passa por um momento doloroso, depois de seu primeiro caso de amor chegar ao fim por causa de uma traição. Os amigos fazem de tudo para animá-la, e ela logo decide que é hora de aprender a ser solteira novamente.

A partir disso, a advogada embarca em aventuras românticas, tentando entender como funciona o mundo dos amores líquidos. O que Leyla não esperava era que rapidamente estivesse dividida entre três galãs: Feyyaz (Boran Kuzum), um chefe de cozinha; Ömer (Metin Akdülger), seu ex; e Cem (Hakan Kurtas), marido de uma cliente. Paralelamente, sua vida profissional é sacudida quando ela se torna responsável pelo “divórcio do século” de uma figura famosa em seu país. Do outro lado, está justamente Cem, um narcisista que já se divorciou de várias mulheres.

Com oito episódios, Próximo! é uma boa pedida para os fãs de novela e de comédias românticas em geral.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

The post Comédia romântica turca se torna sucesso inesperado na Netflix first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo