Conecte-se conosco

Cotidiano

Fatores climáticos levaram à queda do PIB, diz secretaria

Publicado

em

Segundo o IBGE, o setor agropecuário registrou perdas de 8%

Plantação de Café

Fatores climáticos levaram à queda de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país), no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o período de abril a junho. Essa é a conclusão da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, que divulgou hoje (2) nota sobre o resultado do PIB do terceiro trimestre.

“A queda da agropecuária teve impacto relevante no PIB do terceiro trimestre de 2021. Se fosse zerada a variação da agropecuária na margem, o PIB cresceria na ordem de 0,3% a 0,4% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre de 2021”, diz a nota.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor agropecuário registrou perdas de 8%.

“É fundamental distinguir o que é política econômica de fatores climáticos adversos e pontuais da natureza. A maior crise hídrica em 90 anos de história e a ocorrência de severas geadas tiveram impacto tanto em setores intensivos em energia como em setores que dependem do clima, como agricultura”, avaliou a secretaria.

A SPE ressaltou que “mais importante do que considerar o número do crescimento, é observar a sua qualidade”.

“Há elevação da taxa de poupança e da taxa de Investimento (FBCF/PIB), retornando o patamar do começo da década passada. Dessa forma, salienta-se a melhora na qualidade do crescimento do PIB brasileiro”, diz a secretaria.

Mercado de trabalho

A secretaria também destacou a “recuperação do mercado de trabalho informal, com a volta em direção aos níveis pré-pandemia”. O nível de ocupação ainda se encontra abaixo dos níveis pré-crise, e espera-se o seu retorno à média histórica, o que deve contribuir para crescimento econômico no ano que vem”, ressaltou.

A secretaria citou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua que mostrou criação de 3,6 milhões de vagas de trabalho, no terceiro trimestre, com aumento médio de 1,2 milhão de postos de trabalho por mês.

Comentários

Cotidiano

Patrícia Maciel termina na 19ª colocação na semifinal do Crossfit Games

Publicado

em

A acreana Patrícia Maciel fechou a participação na semifinal do Crossfit Games neste domingo, 28, na Arena Carioca, no Rio de Janeiro, com a 18ª colocação. As 30 melhores atletas da América do Sul estiveram durante todo o fim de semana competindo em busca de duas vagas na fase final do torneio, programada entre os dias 1º e 6 de agosto em Madison, capital do Wisconsin, nos Estados Unidos.

“Estou muito feliz com a minha participação. Estive em um evento grandioso e a motivação aumenta para seguir disputando esses grandes torneios”, declarou a acreana.

7000 atletas

Segundo Patrícia Maciel, 7000 atletas iniciaram as disputas do Crossfit Games na América do Sul e isso mostra a grandiosidade do evento.

“Fui semifinalista da maior competição mundial. Esse resultado é fantástico”, comentou Patrícia Maciel.

Próximo torneio é o TCB

O próximo desafio de Patrícia Maciel será a seletiva do Campeonato Brasileiro nos dias 8 e 9 de julho em São Paulo.

“Volto aos treinos nessa semana. Tem o TCB e meu objetivo é garantir uma vaga nas finais”, afirmou a atleta.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá empata com a Tuna Luso e se complica na Série D

Publicado

em

Foto Jhon Silva: O atacante Índio recebeu uma marcação forte dos jogadores da Tuna Luso

Humaitá empatou com a Tuna Luso, do Pará, na tarde deste sábado, 27, no Florestão, em duelo válido pela primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D e se complicou na disputa por uma vaga na próxima fase do torneio nacional. Aldair abriu o placar para o Tourão e Enzzo deixou tudo igual para os paraenses.

A equipe acreana ocupa a 5ª colocação no grupo 1 com 4 pontos, fora da zona de classificação.

Humaitá dominado

O Humaitá fez 1 a 0 no placar em uma penalidade duvidosa marcada pelo árbitro Raimundo José Chagas, do Maranhão. Na segunda etapa, a Tuna Luso dominou a partida e poderia ter conquistado a virada.

Humaitá enfraquecido

As mudanças no Humaitá estão ocorrendo desde o fim do Estadual e a qualidade do elenco vem diminuindo a cada dispensa e contratação. Pelo segundo ano consecutivo, o Humaitá garante calendário no Estadual, mas diminui investimento na Série D e não deve lutar por classificação.

Volta na segunda

O elenco do Humaitá terá uma folga neste domingo, 28, e volta aos treinos na segunda, 29, no período da tarde no campo B da Federação de Futebol. O próximo compromisso do Humaitá será o duelo acreano contra o São Francisco no domingo, 4 de junho, no Florestão.

Nacional ganha fora

No outro jogo do grupo A neste sábado, o Nacional derrotou o Trem por 1 a 0 em Macapá, no Amapá, e assumiu a liderança do grupo 1 com 9 pontos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Santos joga mal e perde para o RB Bragantino no Brasileirão

Publicado

em

Braga foi melhor que o Santos em duelo pelo Brasileirão (Foto: Divulgação/ Santos)

Toro Loko foi muito superior e quebrou o tabu de cinco anos sem ganhar do Peixe

O Santos perdeu a chance de encostar nos primeiros colocados do Brasileirão,na noite deste domingo (28), ao ser derrotado pelo RB Bragantino, por 2 a 0, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), pela oitava rodada.

Além de quebrar um tabu de cinco anos sem vencer o Peixe, o RB Bragantino chegou ao quinto jogo invicto e subiu para o décimo lugar, com 13 pontos, deixando para trás o próprio Santos, que estacionou nos 11 e aparece na 12ª colocação.

Jogo de um time só
O Santos até que começou bem a partida, assustando com Ângelo e Lucas Lima, mas aos poucos o RB Bragantino foi assumindo o controle e abriu o placar aos 30 minutos. Eduardo Sasha cruzou e a bola encontrou Vitinho, que dominou e finalizou rasteiro.

A vantagem do Toro Loko só não foi maior no primeiro tempo porque João Paulo fez pelo menos duas grandes defesas. Na melhor delas, Eric Ramires, de frente para o gol, encheu o pé e parou no goleiro santista.

As alterações feitas por Odair Hellmann não surtiram efeito e o panorama continuou o mesmo no começo do segundo tempo, com o RB Bragantino empilhando chances e esbarrando em João Paulo. O Santos não conseguia ficar com a bola nos pés, o que irritou a torcida que foi ao Nabi Abi Chedid.

O segundo gol do RB Bragantino era questão de tempo e ele saiu aos 31 minutos. Luan Patrick cruzou e Juninho Capixaba deu um leve desvio de cabeça. A bola tocou na trave antes de entrar. Sem forças para reagir, o Santos não conseguiu criar mais nada até o apito final do árbitro.

Próximos jogos
Pela nona rodada do Brasileirão, o RB Bragantino encara o Fluminense no próximo domingo (4), às 16h (de Brasília), no Maracanã, e o Santos recebe o Internacional no sábado (3), às 21h (de Brasília), na Vila Belmiro.

Antes, o Peixe vai até Salvador (BA), na quarta-feira (31), encarar o Bahia, às 19h (de Brasília), pela Copa do Brasil. No jogo de ida das oitavas de final, os times empataram sem gols na Vila Belmiro.

FICHA TÉCNICA
RB BRAGANTINO 2 X 0 SANTOS
Local –
Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Data e horário – domingo (28), às 18h30 (de Brasília)
Árbitro – Anderson Daronco (FIFA – RS)
Auxiliares – Bruno Boschilia (FIFA – PR) e Maira Mastella Moreira (RS)
Árbitro de vídeo – Rafael Traci (SC)

Gols – Vitinho, aos 30’/1T, e Juninho Capixaba, aos 31’/2T (RB Bragantino)

RB BRAGANTINO – Cleiton; Hurtado, Léo Realpe, Luan Patrick e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes (Jadsom), Eric Ramires (Gustavinho) e Lucas Evangelista; Helinho (Mosquera), Eduardo Sasha e Vitinho (Sorriso depois Borbas). Técnico: Pedro Caixinha.

SANTOS – João Paulo; Gabriel Inocêncio, Messias, Joaquim e Lucas Pires (João Lucas); Rodrigo Fernández (Camacho), Dodi e Lucas Lima; Ângelo (Patati), Deivid Washington (Bruno Mezenga) e Soteldo (Daniel Ruiz). Técnico: Odair Hellmann.

Comentários

Continue lendo

Em alta