fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Família faz campanha para ajudar frentista que saiu do Acre para tentar transplante de rins e teve auxílio cortado

Ivan da Silva, de 30 anos, busca no transplante a esperança de ainda poder levar uma vida normal. Família faz campanha para ajudá-lo financeiramente.

Publicado

em

Ivan da Silva, de 30 anos busca transplante de rim – Foto: Arquivo pessoal

Por Alcinete Gadelha

Diagnosticado com um problema nos rins há mais de dois anos, o frentista acreano Ivan da Silva, de 30 anos, busca no transplante a esperança de ainda poder levar uma vida normal. E para chegar mais perto desse sonho, há um mês ele viajou para o Rio Grande do Sul para aumentar as chances de conseguir fazer o procedimento. Mas teve o auxílio doença cortado pelo INSS e a família faz campanha para ajudá-lo.

Com queda nos transplantes no estado desde o ano passado devido a pandemia, Silva deixou o tratamento no Acre, onde passava por diálise há oito meses.

A suspeita é que o problema dos rins do frentista tenha ocorrido devido a um tratamento que ele fez há cinco anos quando precisou tomar muitos medicamentos.

“Não é um diagnóstico exato, mas é o que a gente acredita que tenha causado porque geralmente quem tem problema renal é devido a diabetes, pressão alta, lúpus e eu não tenho nenhuma destas doenças. Em 2017 tive um abscesso hepático e nesse período tomei muito antibiótico, então, a gente imagina que foi o efeito de muita medicação que afetou os rins”, contou.

Desde então, ele vem lutando contra o problema com medicação, que não fez efeito, e depois começou a fazer hemodiálise, e há um mês viajou para o Sul, onde faz exames para entrar na fila de transplante de lá.

Frentista faz hemodiálise há oito meses – Foto: Arquivo pessoal

Redução nos transplantes

Silva viajou por recomendação do médico já que os transplantes no Acre estão prejudicados. No ano passado, houve uma queda de 65% nos procedimentos. Já neste ano, segundo informou a coordenadora da Central de Transplantes, Regiane Ferrari, a situação não é diferente.

“Ainda continua tudo muito parado, a gente tem poucas notificações. Muitos pacientes que poderiam doar têm Covid, os que não tem Covid as famílias ainda recusam muito. Com isso, a gente sofre uma redução de doação e transplantes muito grande. Este ano ainda não tivemos nenhum doador efetivo”, disse.

No ano passado, durante todo o ano foram apenas três doações no estado.

“Já chegamos a alcançar o número de 9 doadores efetivos no ano. Ano passado, a gente teve três e até agora vamos ficar com índice igual ou pior ao do ano passado. A pandemia mexeu muito com nossas doações e transplantes, mas, a gente continua o trabalho, só que a realidade do momento que a gente vive nos coloca diante desse quadro“, acrescentou Regiane.

Mudança

Com a descoberta da doença, o paciente conta que foi uma fase difícil de mudança de vida. Na viagem ele é acompanhado pela mãe.

“É difícil, primeiro psicologicamente, quando você descobre que está com uma doença que não vai ter cura porque o transplante é mais uma modalidade de tratamento. De início foi esse impacto. No começo, ainda tinha função e fizemos o tratamento com medicação e tinha esperança de uma vida normal. Só que foi aumentando a possibilidade de dialisar, e esse foi o período mais difícil”, relembrou.

Com o agravamento da doença, ele ficou sem condições de trabalhar e de fazer as atividades que gostava e passou a levar a vida com restrição, e por isso resolveu buscar uma alternativa fora do estado.

“Mudou tudo. Fiquei sem condições de trabalhar, não fazia mais as coisas de antes, gostava de jogar bola, correr. Tem restrição alimentar, de líquido é complicado isso. No começo foi um choque. Hoje, já entendo melhor, mas no começo foi bem difícil. O transplante é uma esperança que a gente tem de ter uma certa liberdade e uma vida mais próxima do normal, essa é a nossa fé, estamos aqui nesse intuito. A intenção é de eu sair daqui só depois de transplantado. Estou realizando os exames. Ainda não entrei na fila porque só vou conseguir entrar depois que terminar”, explicou sobre o processo.

Ajuda

Silva viajou no dia 8 de junho junto com a mãe. Os dois foram por meio do TFD, e já conseguiram uma casa de apoio para ficar. Porém, o auxílio que ele recebia do INSS, foi cortado em março deste ano quando ele passou por reavaliação. O caso está na Justiça.

Sem ter qualquer tipo de renda, tanto ele quanto a mãe, a família no Acre se mobilizou e está ajudando financeiramente. Mas, como eles devem ficar um período longo ainda, a irmã dele, Maelle da Silva criou uma vaquinha virtual para ajudar os dois.

“A vaquinha é para eles se manterem em relação a alimentação e transporte para irem ao hospital porque graças a Deus eles conseguiram a casa de apoio. Minha mãe aqui trabalhava com faxina, então ela só ganhava se trabalhasse. E o benefício dele foi cortado então os dois não estão recebendo nada”, contou.

Maelle contou que a família tem ajudado, mas, como devem levar meses fora ainda, foi preciso a mobilização para garantir as despesas básicas dos dois.

“Fizemos o que dava aqui para eles irem e conseguimos algum dinheiro e eles estão com o que a gente conseguiu em família, dos irmãos da minha mãe, do meu pai, mas como eles podem ficar até um ano lá, a gente tem que correr atrás”, acrescentou.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Yasmin Brunet aposta em look preto para ensaio e esbanja boa forma: ‘Um encanto!’

Publicado

em

Por

Yasmin Brunet apostou em um vestido preto justo e longo para encarar o sol desta sexta-feira (17). A modelo e ex-BBB de 35 anos, compartilhou com os fãs no Instagram uma série de fotos, feitas na rua e dentro de um elevador.

Com cinto e acessórios dourados, óculos escuros e os longos cabelos soltos, Yasmin deixou os fãs impactados com as imagens pra lá de arrasadoras.

“Uma mistura de deusa com perfeição”, se derreteu um internauta. “Não erra uma, sempre espetacular”, garantiu outra. “Essa mulher não é desse planeta”, brincou um terceiro. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Deolane Bezerra presenteia Fiuk e se declara: ‘Foi um prazer te conhecer’

Publicado

em

Por

A amizade de Deolane Bezerra e Fiuk tem se estreitado bastante em meio a rumores de um suposto affair entre eles. Nesta sexta-feira (17), a advogada e influenciadora presenteou o amigo com uma guitarra e se declarou a ele, o que deixou os “shippers” dos dois animados.

“Nesta caminhada foi um prazer te conhecer de verdade! Obrigada pelas risadas e conversas sobre a vida, mas vc não se livrou de mim viu. Você é muito especial… Amo a sua vida”, escreveu Deolane. Nos cliques, o casal de amigos aparece em um momento amoroso e descontraído. Fiuk ganhou da influenciadora uma guitarra branca da marca Fender, uma marca reconhecida no mercado musical pela qualidade. Guitarras deste modelo estão disponíveis no mercado por valores que começar nos R$ 2 mil e chegam até os R$ 20 mil, dependendo do modelo e exclusividade.

Nos comentários, fãs dos dois avaliaram a amizade: “Se virem e fiquem juntos”, brincou um usuário do Instagram. “Não perca tempo e curta o Fiuk! Ele é gente boa”, avaliou um fã da “Doutora”. “Sou da tropa que não acredita na tal amizade, mas sim, no começo de um novo amor”, declarou outra. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Caçadores de Bons Exemplos homenageam os 50 anos da Itaipu Binacional : “Descubra a Energia das Cidades Lindeiras ao Lago de Itaipu!”

Publicado

em

Por

Em comemoração aos 50 anos da Itaipu, o casal Iara e Eduardo Xavier – Caçadores de Bons Exemplos gravaram uma série de 50 vídeos inéditos e fascinantes que vão te emocionar e inspirar!

O casal que já rodou mais de 1 milhão de KM por todo o território nacional e 14 países, sempre buscando histórias inspiradoras embarcaram  em uma jornada épica pelos municípios paranaenses que fazem fronteira com o Lago de Itaipu, para coletar 50 histórias em comemoração aos 50 anos da Itaipu Binacional.

Prepare-se para conhecer as histórias únicas de cada uma dessas cidades, repletas de pessoas inspiradoras e suas boas energias.

  O que esperar dessa jornada?

* 50 vídeos originais: Cada um mais emocionante que o outro, mostrando a riqueza cultural e humana dos municípios lindeiros.

* Histórias Comoventes: Conheça os relatos e os atos de bondade que fazem a diferença na vida das pessoas.

* Pessoas Inspiradoras: Encontre pessoas que trazem uma boa energia contagiante e que nos ensinam a ser melhores a cada dia.

Venha sentir toda essa energia que move o mundo, através das redes sociais da Itaipu e também no canal dos Caçadores de Bons Exemplos.

Cada vídeo será uma oportunidade de se conectar com histórias reais de superação, amor ao próximo e solidariedade. É uma celebração da vida e da energia positiva que todos nós podemos compartilhar.

Acompanhe essa jornada fantástica e deixe-se inspirar pelos bons exemplos que foram encontrados  em cada cidade lindeira ao Lago de Itaipu. Este é o momento de reconhecer e valorizar as pequenas e grandes ações que fazem do mundo um lugar melhor.

Então, está preparado? Vem com a gente sentir toda essa energia e se emocionar com a Jornada do casal @caçadoresdebonsexemplos pelas cidades lindeiras ao Lago de Itaipu!

#Itaipu50Anos #BoaEnergia #CidadesLindeiras #CaçadoresdeBonsExemplos

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo