fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Família de jovem morta em acidente no interior do AC diz que filho ainda chama por ela: ‘é a parte mais difícil’

Publicado

em

Sara Moura morreu há 1 mês, no dia 24 de setembro, após ser atingida por caminhonete e arrastada por mais de 30 metros na BR-364, no município de Bujari. Ela deixou um filho de cinco anos e estava prestes a tomar posse em cargo público na educação estadual.

Sara era mãe de Davi, de 5 anos, e havia sido aprovada em um concurso público — Foto: Arquivo pessoal

Um mês após a jovem Sara Maria dos Santos Moura, de 25 anos, morrer em um acidente de trânsito na noite de 24 de setembro, no quilômetro 154 da BR 364, no município de Bujari, interior do Acre, a família diz que segue à espera de respostas sobre as circunstâncias do caso.

Isso porque a vítima estava em uma motocicleta e bateu de frente com uma caminhonete. O motorista do carro fugiu do local, e só se apresentou à polícia após acreditar que havia se encerrado do prazo do flagrante. Filipe Moura, irmão de Sara, diz que a família não quer que o caso seja esquecido.

“A gente está no aguardo. A gente conversou com o delegado, ele disse que ainda está investigando. Ele disse que foi desviar de um animal, não percebeu que ela estava na contramão, e atingiu ela, e acabou arrastando. Ele fugiu pela mata, na beira da estrada, saiu do flagrante, e depois se apresentou. 30 dias, e a gente está no aguardo. Eu sei que é um pouco cedo, mas a gente quer uma resposta”, afirma.

Sara deixou um filho de cinco anos e estava prestes a tomar posse em cargo público na educação estadual. Ela trabalhava em um posto de gasolina localizado na BR-364 e estava voltando do serviço quando foi atingida.

Segundo Moura, o inquérito que apura o caso ainda não foi concluído. O g1 entrou em contato com o delegado Bruno Coelho, que disse à reportagem que diligências estão sendo feitas e que o inquérito está em fase de conclusão. Poucos dias após o acidente, Coelho afirmou que aguardava laudos periciais.

“É como se fosse ontem. Deixou o filho dela, e agora, temos que cuidar dele como se fosse nosso filho. Como ela [Sara] já estava separada do pai da criança, agora ele está na responsabilidade do meu pai e da minha mãe”, conta Moura.

Ainda segundo o irmão da jovem, a família só conseguiu contar para o menino sobre a morte da mãe na semana passada, e ele ainda não compreendeu totalmente a situação.

“O meu pai contou para ele na semana passada. Acho que ele ainda não entendeu muito, e é recorrente ele acordar de madrugada e ficar chamando pela mãe. A gente cuida dele, e ele volta a dormir. É a parte mais difícil”, finaliza.

 

Sara Maria dos Santos Moura morreU após ser atingida por caminhonete e arrastada por mais de 30 metros no AC — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros

Sara Maria dos Santos Moura morreU após ser atingida por caminhonete e arrastada por mais de 30 metros no AC — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros

Animada e trabalhadora

 

Rodrigo Aiache, presidente da OAB-AC e marido da gestora do posto onde Sara trabalhava, destacou que ela era uma funcionária exemplar — Foto: Reprodução

Rodrigo Aiache, presidente da OAB-AC e marido da gestora do posto onde Sara trabalhava, destacou que ela era uma funcionária exemplar — Foto: Reprodução

Naquele mês, Moura também lamentou a morte da irmã, e disse que Sara era uma jovem animada e trabalhadora. Segundo a família, o condutor do veículo que a atingiu é um comerciante de gado na região, identificado como Gilberto. A família também alega que o motorista não permaneceu no local depois do acidente e se apresentou no dia seguinte com um advogado.

“Eu não sei nem o que dizer. É uma perda muito recente e ninguém espera perder alguém próximo dessa maneira tão bárbara. Era uma pessoa animada, que estava começando a vida agora. Ela ia tomar posse num concurso da educação. Trabalhadora, vinha do posto de gasolina. Estava começando a vida agora, a ter independência financeira, a dar tudo que o filho pedia. A gente está esperando a justiça”, declarou.

 

À época do acidente, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB-AC) Rodrigo Aiche, marido da gestora do posto onde Sara trabalhava, publicou um texto no qual lamenta a morte da jovem, e destaca que ela era uma funcionária exemplar.

“Sara estava em um momento ascendente da sua vida. Ela se formaria este ano, um marco que todos nós aguardávamos com grande alegria e expectativa. Além disso, tomaria posse em um concurso público do Estado do Acre neste mês, um testemunho da sua dedicação e competência. Seu futuro era luminoso e repleto de promessas não apenas para ela, mas também para todos aqueles que seriam beneficiados por seu trabalho e sua humanidade”, disse.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC discute fiscalização da comercialização e uso de linhas cortantes para soltar pipas

Publicado

em

Por

Nesta terça-feira, 30, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, se reuniu com órgãos municipais e estaduais para alinhar os procedimentos necessários para fiscalizar o comércio e uso do cerol, linha chilena e similares em Rio Branco.

A reunião, conduzida pelo promotor de Justiça Rodrigo Curti, contou com a participação da Promotoria Especializada de Defesa do consumidor, de representantes do Instituto de Defesa e Proteção do Consumidor do Acre (Procon), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTRANS), do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), do 3° Batalhão da Polícia Militar, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), além do deputado estadual Fagner Calegário.

Em dezembro de 2023, o MPAC expediu uma recomendação às instituições mencionandas para que adotassem as providências necessárias para fiscalizar a Lei Municipal nº 2.359/2020 e a Lei Estadual nº 4.180/2023, que proíbem a venda do cerol, linha chilena ou de qualquer produto similar que contenha elementos cortantes e seja utilizado no ato de empinar pipas.

Conforme o documento, que subsidiou o procedimento administrativo instaurado pela Promotoria, é de extrema importância garantir o cumprimento das regulamentações referentes ao uso e comercialização de cerol e linha chilena no Acre, visando à proteção da integridade física das pessoas.

Durante a reunião, o promotor Rodrigo Curti destacou a necessidade da fiscalização, bem como de que haja um local apropriado para a soltura de pipas. Ele destacou, ainda, a importância das campanhas educativas e de conscientização para evitar acidentes.

“Gostaria de reforçar essa recomendação para que tomemos as providências. Essas ações e campanhas educativas são muito importantes para promover uma mudança de comportamento”, disse o promotor.

Texto: Marcelina Freire
Fotos: Deyvisson Gomes
Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Brasiléia promove formação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Publicado

em

Nesta terça-feira, 30 de abril, a prefeitura de Brasiléia realizou uma importante formação para a garantia da educação de qualidade das crianças da zona rural.

Professores das escolas Nucleadas e Multisseriadas participaram do programa de formação Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, uma iniciativa do governo federal voltada para a qualificação do trabalho com a leitura e a escrita na Educação Infantil e a alfabetização na idade certa, nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A adesão da prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, ao programa do governo federal é um compromisso em oferecer uma educação de qualidade para todas as crianças do município.

A secretária de Educação, Francisca Oliveira, ressaltou a importância da adesão ao programa, visando garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental.

A articuladora municipal do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, Lara Mesquita, destacou que o programa também visa garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º anos, além de promover a equidade educacional.

A formação foi ministrada pela articuladora municipal do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, Lara Mesquita, e pelo coordenador municipal de ensino, Jesus Bispo, que também é coordenador regional do programa.

Mais de 100 docentes alfabetizadores, professores, gestores e coordenadores pedagógicos participaram da formação, que aconteceu no auditório Maria da Paz.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil prende suspeito de tentativa de homicídio ocorrido em Epitaciolândia

Publicado

em

Após rápido trabalho investigativo, a Polícia Civil prendeu na manhã desta terça-feira o suspeito de ter tentado contra a vida de um indivíduo no centro da cidade de Epitaciolândia.

No dia 20.04.2024, por volta das 22h00min., a vítima foi brutalmente agredida com golpes de madeira na região da cabeca, causando diversas lesões.

A Polícia Civil de Epitaciolândia agiu rápido e, após diversas diligências investigativas, dentre elas oitiva da vítima e colheita de depoimento de testemunhas dos fatos, representou ao Poder Judiciário pela Prisão Preventiva do suspeito, o qual foi preso na manhã desta terça-feira.

L. L. L. de N., de 25 anos de idade, será encaminhado à penitenciária de Rio Branco, ficando à disposição do Poder Judiciário, o qual atuou com celeridade na apreciação da representação da Autoridade Policial.

“Desde que tomamos conhecimento dos fatos, iniciamos os primeiros levantamentos e trabalhos investigativos, sendo que hoje foi dado cumprimento ao mandado de prisão do suspeito dessa tentativa de homicídio”, afirmou o Delegado de Polícia, Dr. Eustáquio Nomerg Ferreira.

Comentários

Continue lendo