Facções que estariam ordenando execuções dentro do presídio criam a “Telexfree” do crime

“Há provas claras disto, mas as autoridades do sistema penitenciário negam para dar uma falsa sensação de tranquilidade à sociedade”, disse Marques.

“Sistema penitenciário nega para dar uma falsa sensação de tranquilidade à sociedade”, disse Marques/Foto: Selmo Melo/ContilNet Notícias

Da ContilNet

Três facções criminosas denominadas “Bonde dos 13 amigos”, “Primeiro Comando da Capital” e “Comando Vermelho” que estariam atuando dentro do presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC), comandando o crime extramuros da penitenciária e protegendo-se entre si, criarem uma pirâmide financeira nos mesmos moldes da “Telexfree”, ou pirâmide de Ponzi, para financiar o crime. A declaração é do presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre, Adriano Marques.

Adriano afirma que recebeu farto documento com provas irrefutáveis sobre a existência e modus operandis das facções e da lista da pirâmide financeira.

“Uma pessoa me procurou e me entrogou um estatuto dos presos, lista com nomes dos integrantes das facções, uma carta onde um dos presos conta que a execução dos dois agentes partiu de ordens do presídio, e uma outra lista com nomes de presos em liberdade, cujos nomes estavam acompanhados de um código, que entendemos ser o número de matrícula dos presidiários, acompanhadas de cifras financeiras”, declarou.

Marques afirma que a lista com o valor financeiro próximo de cada nome, que chega a até R$ 300, é uma espécie de cota pela qual são cooptados mais dois presos para o esquema; uma forma de fazer o dinheiro render mais, e supostamente, financiar o crime.

“Há provas claras disto, mas as autoridades do sistema penitenciário negam para darem uma falsa sensação de tranquilidade a sociedade. A minha fonte é uma pessoa que tem um cargo importante lá dentro (Instituto Penitenciário do Acre), e que fica indignada por estarem escondendo a verdade”, frisa.

Segue abaixo a suposta lista com o nomes do presos que integram as facções e uma cópia do estatuto de um desses grupos:

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima