fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Ex-prefeito de Epitaciolândia Tião Flores nega e culpa adversários: “estão requentando a matéria”

Publicado

em

A reportagem teve acesso à investigação. Nela, a gerente da empresa Engelux, a mando do proprietário Walmir Barroso Medici, transferia diversas quantias em dinheiro para Tião Flores

O ex-gestor municipal é suspeito de participar de um suposto esquema de recebimento de propina após a assinatura de um contrato entre a Prefeitura de Epitaciolândia. Foto: arquivo

O atual secretário estadual adjunto de Educação e ex-prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, é alvo de uma investigação feita pela Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor), da Polícia Civil do Acre, iniciada em 2020.

Segundo relatório da investigação, o ex-gestor municipal é suspeito de participar de um suposto esquema de recebimento de propina após a assinatura de um contrato entre a Prefeitura de Epitaciolândia, na época comandada por ele, e a empresa Engelux Soluções em Energia ME Ltda.

De acordo com a conclusão do relatório da Polícia Civil “há fortes indícios” do pagamento ilícito. A reportagem teve acesso à investigação. Nela, a gerente da empresa Engelux, a mando do proprietário Walmir Barroso Medici, transferia diversas quantias em dinheiro para Tião Flores. Porém, o dinheiro não caia diretamente na conta do ex-prefeito. As investigações apontam para o uso de uma conta laranja. O irmão de Tião Flores, José Alberto Flores da Silva, recebia o dinheiro na conta da empresa de propriedade dele, a JH Produtos Alimentícios Ltda.

E continua o relatório da Civil: “Além disso, há indícios que outros secretários ligados à Prefeitura do município tenham recebido dinheiro da empresa contratada”, no caso a Engelux. Ainda segundo os delegados que comandam a operação, a empresa citada pode ter pago até meio milhão de reais de propina aos gestores pela assinatura do Contrato nº 126/2019.

O que diz o ex-prefeito

Ao Notícias da Hora, Tião Flores frisou que não é candidato “a nada” este ano, mas está sendo alvo de seus adversários que estão “requentando matéria” para tentar atingi-lo. Ele mencionou, ainda, que o processo está em curso, mas não poderia dar detalhes por não ter tido acesso às investigações, mas destacou que prestará todos os esclarecimentos acerca do assunto quando convidado a depor.

“Isso aí faz tempo já. Estão requentando a matéria. Isso (investigação) aí está em curso, tá? Está em fase de investigação”, ressaltou o ex-prefeito.

Ao ser questionado sobre sua participação, ele reafirmou sua inocência. “Sim, com certeza. No momento certo que eu for convidado, eu nem fui convidado para depor, nem nada. Na hora que eu for convidado a depor, a gente vai lá e mostra a nossa inocência. É porque está entrando na política aí e os adversários ficam requentando matéria. Falando isso, falando aquilo. Não sou candidato. Não te dou mais detalhes porque nem tenho conhecimento do conteúdo ainda”, disse Tião Flores.

Comentários

Continue lendo

Acre

Menina Aurora mostra sinais de recuperação após enxerto complexo e inspira onda de solidariedade

Publicado

em

Equipe médica mantém cautela, mas evolução da criança na UTI traz esperança; família agradece pelas orações e mensagens de apoio

Nesta segunda-feira, 14 de julho, médicos relataram avanços sutis, mas animadores na resposta do corpo da menina, especialmente nos dedos afetados. Foto: cedida 

A pequena Aurora, que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), apresenta os primeiros sinais de melhora após se submeter a um delicado procedimento de enxerto. Nesta segunda-feira (14), médicos relataram progressos sutis, porém promissores, principalmente nos dedos afetados da menina.

Embora a recuperação ainda seja considerada incerta, a equipe médica demonstrou otimismo cauteloso diante da resistência do organismo de Aurora. A criança continua sob cuidados intensivos, mas sua força e a dedicação dos profissionais têm mantido viva a esperança de familiares e apoiadores.

A história de Aurora virou símbolo de fé e mobilização. Nas redes sociais, centenas de pessoas enviam mensagens de carinho e orações diariamente, formando uma corrente de apoio que emociona a família. Em publicação recente, os parentes agradeceram o incentivo: “Deus tem guiado cada passo. Só uma força divina explica tanta resistência em um ser tão pequeno”, escreveram.

Acompanhada de perto, Aurora segue lutando, enquanto sua jornada inspira gestos de solidariedade.

A mobilização tem emocionado familiares, que seguem firmes na gratidão

“Deus tem guiado cada passo, cada detalhe. Só uma força divina explica tamanha resistência em um ser tão pequeno”, declarou a família em publicação recente. Eles também reforçaram a importância do apoio recebido: “Agradecemos de coração a cada mensagem, a cada oração. Que Deus abençoe grandemente todos vocês”.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeos de brigas entre mulheres em Rio Branco viralizam nas redes sociais

Publicado

em

Foto: vídeo/reprodução

Duas brigas entre mulheres foram registradas em vídeo, na capital do Acre, no domingo (13) e na madrugada desta segunda-feira (14), e acabaram viralizando nas redes sociais. Nos dois casos, o abuso de bebida alcoólica é apontado como fator contribuinte para os atos de violência.

 

A primeira briga aconteceu às 4h00 do domingo (13), em frente a uma tabacaria localizada na rua Minas Gerais. Segundo uma testemunha, uma mulher chamou outra de “vagabunda”, dando início a tapas, socos e pontapés. Um homem tentou separar as envolvidas, mas não conseguiu e acabou tomando algumas das pancadas.

 

A segunda confusão registrada no vídeo aconteceu na orla do rio Acre, na rua Arlindo Leal, às 2h01 desta segunda-feira (14) quando uma mulher bebeu demais e acabou indo pra cima da própria amiga. Os detalhes do desentendimento são desconhecidos, mas as duas rolaram no chão até serem separadas por terceiros.

Veja o vídeo:

Comentários

Continue lendo

Acre

Tribunal de Justiça organiza 1ª eleição para juízas e juízes de paz

Publicado

em

Foto: TJAC/assessoria

A Administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) iniciou os preparativos para a primeira eleição de juízas e juízes de paz, que, desta vez, vai ser realizada por meio de voto direto, universal e secreto, com a participação de toda a sociedade civil.

Na última quinta-feira, 10, a juíza auxiliar da Presidência, Zenice Mota, discutiu com as Secretarias de Comunicação Social (Secom) e de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) a organização do pleito. Nela tratou-se sobre os últimos ajustes logísticos e comunicacionais a serem realizados.

Esta eleição representa um marco, em especial ao Poder Judiciário do Acre, pois efetiva um dispositivo constitucional, previsto desde 1988. Segundo a magistrada, a escolha das juízas e dos juízes de paz deve ocorrer a partir do voto, com a efetiva presença de todos os setores da população.

A remuneração varia entre R$ 1.500 e R$ 5.000 e o pleito deve ocorrer nos 22 municípios do estado no dia 30 de novembro

Entre as atribuições do juiz de paz  estão: celebrar casamentos, verificar o processo de habilitação para matrimônios, exercer atribuições conciliatórias, entre outras funções previstas na legislação, exceto as de competência criminal.

Por isso, o esforço em divulgar esta eleição, para que se tenha a presença de candidatas e candidatos ao cargo, mas também o envolvimento das cidadãs e dos cidadãos acreanos nesta escolha.

Cronograma

Conforme a Comissão Eleitoral, as inscrições ocorrem de 23 de julho a 12 de agosto, exclusivamente pelo site do Tribunal de Justiça. Ao todo, serão 25 vagas, cada uma com dois suplentes. Para participar, a cidadã ou cidadão deve atender aos seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Estar em pleno gozo dos direitos políticos;
  • Residir na comarca para a qual se inscreve;
  • Possuir diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento, expedido por instituição reconhecida pelo MEC;
  • Ter idade mínima de 21 (vinte e um) anos na data da inscrição;
  • Não possuir antecedentes criminais ou civis que comprometam sua idoneidade moral.

A eleição está prevista para o dia 30 de novembro, das 8h às 17h, em todas as cidades do estado. Para votar, o eleitor deve estar regular com a Justiça Eleitoral. Será eleita a candidata ou o candidato com maior número de votos por comarca.

Comentários

Continue lendo